Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Walterlânia Silva | - |
dc.contributor.author | Mihaliuc, Domitília Bonfim de Macêdo | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T19:01:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-12T19:01:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-01 | - |
dc.identifier.citation | MIHALIUC, Domitília Bonfim de Macêdo. Competências para gerenciamento do cuidado em unidade de pronto atendimento do Distrito Federal. 2019. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44501 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Compreender as competências do enfermeiro para gerenciamento do
cuidado em unidade de pronto atendimento. MÉTODO: Pesquisa qualitativa, realizada
de outubro a dezembro de 2018, cuja estratégia utilizada para a coleta de dados foi
entrevista semiestruturada, individual, com onze enfermeiros assistenciais, em três
diferentes unidades de pronto atendimento do Distrito Federal. Realizamos agendamento
prévio e a entrevista foi executada em ambiente reservado. Para tratar os dados
qualitativos, aplicamos análise de conteúdo, modalidade temática. Este trabalho foi
aprovado pelo comitê de ética e pesquisa com seres humanos da instituição proponente,
parecer número 2.780.891, e da instituição coparticipante, parecer número 2.921.932.
RESULTADOS: Entrevistamos três homens e oito mulheres, todos tinham pósgraduação,
mas somente dois participantes eram especialistas em urgência e emergência,
tinham idade média de trinta e cinco anos de idade, e oito entrevistados atuam no serviço
supracitado há mais de seis anos. Sete enfermeiros tinham mais de 10 anos de formação
profissional. Foram identificadas oito categorias temáticas: 1. Comunicação; 2. Decisões;
3. Intervir no processo de trabalho; 4. Trabalho em equipe; 5. Enfrentar situações em
constante mudança; 6. Reconhecer a influência das relações de trabalho na saúde; 7.
Reconhecer-se como coordenador de trabalho da equipe e do processo de cuidado; 8.
Integrar suas ações com as multiprofissionais. A primeira categoria foi relatada em todas
as entrevistas e está relacionada com a passagem de plantão, a resolução de pendências,
as orientações enfermeiro-paciente e a comunicação entre enfermeiro e equipe de
enfermagem e enfermeiro e equipe multiprofissional. As decisões estavam presentes na
classificação de risco, durante a priorização de atividades gerenciais e quando é
necessário ordenar as atividades assistenciais. A terceira categoria foi relacionada com a
resolução de demandas que ultrapassam a capacidade da unidade de pronto atendimento.
O trabalho em equipe representou a articulação com a equipe de enfermagem e a equipe
multiprofissional. O enfrentamento das situações em constante mudança referia-se à
convivência com sofrimento, estresse e frustração. A sexta categoria foi relacionada à
mediação de conflitos. Reconhecer-se como coordenador de equipe e do processo de
trabalho gerou quatro subcategorias: 7.1 desempenho assistencial e humanização; 7.2
gerenciamento de materiais, de equipamentos, de pessoas e do serviço; 7.3 liderança; 7.4
educação continuada. Já a última categoria identificou a fragilidade dos enfermeiros de
integrar suas ações com os outros profissionais. Verificamos assim, que as competências
do enfermeiro para o gerenciamento do cuidado em unidade de pronto atendimento são:
comunicação, tomada de decisão rápida, trabalho em equipe, equilíbrio emocional,
mediação de conflitos, desempenho assistencial, proatividade e liderança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O gerenciamento do cuidado do enfermeiro depende de
competências, que devem ser reforçadas por meio de educação permanente aos
profissionais que atuam nesses serviços. Essas competências devem ser também
desenvolvidas durante o processo de formação profissional e de pós-graduação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Competências para gerenciamento do cuidado em unidade de pronto atendimento do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermeiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidades de Pronto Atendimento (UPA) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | GOAL: To understand nurses' skills for assistance management in an emergency care
unit. METHOD: Qualitative research, conducted from October to December 2018,
where the strategy used for data collection was an individual semi-structured interview
of eleven emergency nurses in three different emergency care units in the Federal District.
The interviews were previously scheduled and carried out in a secluded environment. To
handle the qualitative data, we utilized content analysis, thematic modality. This work
was approved by the Ethics and Research Committee, by the personnel of the proposing
institution, opinion number 2,780,891, and of the co-participant institution, opinion
number 2,921,932. RESULTS: We interviewed three men and eight women, all had
graduate degrees; however, only two participants were specialists in urgency and
emergency care; the interviewees were 35 years old in average, and eight of them have
worked in the aforementioned fields for more than six years. Seven nurses had more than
10 years of professional training. Eight thematic categories were applied: 1.
Communication; 2. Decisions; 3. Intervention in the work process; 4. Teamwork; 5.
Facing constantly changing situations; 6. Recognizing the influence of work relationships
on one’s health; 7. Recognizing themselves as coordinators of the team’s work and of the
care process; 8. Integrating their actions with those of professionals of other areas. The
first category was reported in all interviews, and refers to the transition of shift change,
the resolution of pending issues, the nurse-patient orientations, the communication
between the nurse and the nursing team and between the nurse and the multidisciplinary
team. Decisions were made during the risk classification, during the prioritizing of
managerial activities, and anytime it was necessary in order to regulate the assistance
activities. The third category referred to the resolution of demands beyond the scope of
the Emergency care unit. Teamwork comprised the articulation between the nursing team
and the multidisciplinary team. Handling the constantly changing situations included
living with suffering, stress and frustration. The sixth category referred to conflict
mediation. Recognizing themselves as coordinators of the team and of the work process
generated four subcategories: 7.1 Assistance performance and humanization; 7.2
Management of materials, equipment, personnel and workload; 7.3 Leadership; 7.4
Continued education. The latter category demonstrated the nurses’ struggle concerning
harmonizing their actions with those of other professionals. Therefore, it became evident
that the nurses' competences for the care management in the emergency care unit are
communication, rapid decision making, teamwork, emotional balance, conflict
mediation, care performance, proactivity, and leadership. Final considerations: The
management of the nurse’s care depends on skills which should be reinforced through
permanent education of professionals of this area. These skills should also be developed
during the undergraduate and graduate studies. | pt_BR |
dc.contributor.email | domibonfim@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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