Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44491
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AutoCcarnavalSaoTome.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Auto de carnaval em São Tomé e Príncipe : fato e texto
Autor(es): Trajano Filho, Wilson
Assunto: Antropologia
Carnaval
Data de publicação: 30-Jan-2018
Editora: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB)
Referência: TRAJANO FILHO, Wilson. O Auto de carnaval em São Tomé e Príncipe: fato e texto. Anuário Antropológico, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 189-220, 1992. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6470. Acesso em: 19 jan. 2022.
Resumo: O carnaval de São Tomé e Príncipe não tem a exuberância, grandiosidade e visibilidade que têm os carnavais do Rio de Janeiro, Recife, New Orleans e Veneza. Diferentemente do carnaval brasileiro, no qual o mundo social simbolicamente se inverte e as atividades cotidianas são temporariamente suspensas com a devida chancela do Estado durante quatro dias, o carnaval santomense tem lugar apenas na terça-feira gorda e não cria uma suspensão e inversão social quase total. Não tem também a grandiloqüência e a riqueza das parades de New Orleans nem dos desfiles de máscaras do carnaval veneziano. A participação popular no carnaval santomense é realizada segundo um outro modelo. Seu evento central é uma espécie de auto no qual se dramatiza uma série de episódios retirados do cotidiano das roças e freguesias. Formalmente, esta dramatização tem uma clara continuidade com o auto medieval português ”” uma das formas mais populares do antigo teatro em Portugal, forma que alcançou seu resplendor na época de formação do compromisso social que gerou a sociedade crioula de São Tomé e Príncipe, e que ali foi crioulizada, ganhando uma especificidade própria.
Licença: (CC BY NC ND) Copyright (c) 1992 Anuário Antropológico - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6470. Acesso em: 19 jan. 2022.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.