Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44484
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GuilhermeNogueiraDias.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGauche, Ricardo-
dc.contributor.authorDias, Guilherme Nogueira-
dc.date.accessioned2022-08-10T22:47:59Z-
dc.date.available2022-08-10T22:47:59Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.date.submitted2022-05-16-
dc.identifier.citationDIAS, Guilherme Nogueira. A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44484-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractBoa parte das investigações sobre Ética Docente tem caráter normativo. Nossa investigação vai no caminho contrário, de identificar os princípios incorporados pelos indivíduos a partir de suas experiências socializantes que geram reflexões sobre as decisões de cunho moral realizadas por professores em seus contextos profissionais e, portanto, constituem a dimensão ética de suas identidades docentes. Para lançarmos um olhar diverso sobre esse assunto, nos servimos da teoria disposicionalista, partindo do conceito de habitus de Pierre Bourdieu, de disposição de Bernard Lahire. Associamos à essa teoria a noção de homem plural de Lahire e algumas características da identidade profissional docente. Utilizamos também como fundamentos o conceito de Ética como reflexão sobre a moral e apresentamos algumas teorias éticas que se mostraram pertinentes no decorrer da pesquisa. A metodologia utilizada em nossa investigação foi baseada em um dispositivo teóricometodológico inédito elaborado por Lahire, os Retratos Sociológicos. Construímos Retratos Sociológicos de três professores de Química do Ensino Médio: Antônio, Daniela e Marcos. Por meio desses, reconstruímos algumas disposições e princípios éticos inculcados por suas experiências socializadoras. A análise das relações entre essas disposições e princípios nos permitiu afirmar que eles são constituintes da dimensão ética da identidade docente de nossos investigados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalistapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordÉtica docentept_BR
dc.subject.keywordBourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.description.abstract1A good part of the investigations on Teacher’s Ethics have a normative character. Our investigation goes in the opposite direction, identifying the principles incorporated by individuals from their socializing experiences that generate reflections on the moral decisions made by teachers in their professional contexts and, therefore, constitute the ethical dimension of their teaching identities. To take a distinctive look at this subject, we use the dispositionalist theory, starting from Pierre Bourdieu's concept of habitus and Bernard Lahire's disposition. We associate to this theory Lahire's notion of plural man and some characteristics of the teaching professional identity. We also used as foundations the concept of Ethics as a reflection on morality and we present some ethical theories that proved to be relevant during the research. The methodology used in our methodology was based on an unprecedented theoretical-methodological device developed by Lahire, the Sociological Portraits. We constructed Sociological Portraits of three High School Chemistry teachers: Antônio, Daniela and Marcos. Through these, we reconstructed some dispositions and ethical principles inculcated by their socializing experiences. The analysis of the relationships between these dispositions and principles allowed us to affirm that they are constituents of the ethical dimension of the teaching identity of our subjects.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.