Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gauche, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Dias, Guilherme Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T22:47:59Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T22:47:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-16 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Guilherme Nogueira. A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44484 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Boa parte das investigações sobre Ética Docente tem caráter normativo. Nossa
investigação vai no caminho contrário, de identificar os princípios incorporados pelos
indivíduos a partir de suas experiências socializantes que geram reflexões sobre as
decisões de cunho moral realizadas por professores em seus contextos profissionais
e, portanto, constituem a dimensão ética de suas identidades docentes. Para
lançarmos um olhar diverso sobre esse assunto, nos servimos da teoria
disposicionalista, partindo do conceito de habitus de Pierre Bourdieu, de disposição
de Bernard Lahire. Associamos à essa teoria a noção de homem plural de Lahire e
algumas características da identidade profissional docente. Utilizamos também como
fundamentos o conceito de Ética como reflexão sobre a moral e apresentamos
algumas teorias éticas que se mostraram pertinentes no decorrer da pesquisa. A
metodologia utilizada em nossa investigação foi baseada em um dispositivo teóricometodológico inédito elaborado por Lahire, os Retratos Sociológicos. Construímos
Retratos Sociológicos de três professores de Química do Ensino Médio: Antônio,
Daniela e Marcos. Por meio desses, reconstruímos algumas disposições e princípios
éticos inculcados por suas experiências socializadoras. A análise das relações entre
essas disposições e princípios nos permitiu afirmar que eles são constituintes da
dimensão ética da identidade docente de nossos investigados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A constituição da dimensão ética da identidade docente sob a lente da teoria disposicionalista | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A good part of the investigations on Teacher’s Ethics have a normative character. Our
investigation goes in the opposite direction, identifying the principles incorporated by
individuals from their socializing experiences that generate reflections on the moral
decisions made by teachers in their professional contexts and, therefore, constitute the
ethical dimension of their teaching identities. To take a distinctive look at this subject,
we use the dispositionalist theory, starting from Pierre Bourdieu's concept of habitus
and Bernard Lahire's disposition. We associate to this theory Lahire's notion of plural
man and some characteristics of the teaching professional identity. We also used as
foundations the concept of Ethics as a reflection on morality and we present some
ethical theories that proved to be relevant during the research. The methodology used
in our methodology was based on an unprecedented theoretical-methodological device
developed by Lahire, the Sociological Portraits. We constructed Sociological Portraits
of three High School Chemistry teachers: Antônio, Daniela and Marcos. Through
these, we reconstructed some dispositions and ethical principles inculcated by their
socializing experiences. The analysis of the relationships between these dispositions
and principles allowed us to affirm that they are constituents of the ethical dimension
of the teaching identity of our subjects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|