Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nicolini, Eduardo Olívio Ravagni | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Odara Karinne da Silva Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T21:54:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T21:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-07 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Odara Karinne da Silva Pereira. A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no espaço escolar e a Educação Física. 2022. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44463 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de inclusão é um dos princípios que orientam a educação brasileira, visando
proporcionar a todos os estudantes oportunidades para seu desenvolvimento socioeducativo
integral. A Educação Física, disciplina curricular, deve participar desse importante processo,
considerando a importância do movimento como meio facilitador das capacidades cognitivas. O
estudo visou desvelar os fatores que podem influenciar no processo inclusivo de Estudantes
com Necessidades Educacionais Específicas - ENEEs, mediante o relato da experiência de
dez gestores, desse processo inclusivo, isto é, professores de Educação Física, lotados na
Secretaria de Educação do Distrito Federal. O estudo se enquadra no viés do paradigma sócio
crítico, uma vez que a investigação foi constituída de forma participativa, mediante suporte
teórico que permitiu a análise do fenômeno inclusivo, revelado dentro de diferentes paradigmas
associados a formação inicial dos professores entrevistados, do material pedagógico disponível
nas unidades de ensino, e das interações que no espaço escolar podem ser estabelecidas
como meio de superar dificuldades técnicas e teóricas, ligadas a prática profissional. Pesquisa
qualitativa, de cunho fenomenológico, a coleta de dados, foi implementada através de
entrevistas semiestruturadas. As explanações dos professores permitiram compreender que o
processo inclusivo dos ENEEs, nas aulas de Educação Física, pode ser facilitado ou
dificultado, não apenas pela falta de preparo inicial do professor, da falta de condições
materiais que auxiliem nesse processo, ou na falta de interação entre as diversas instancias
que compõem o cotidiano escolar, porém na consideração do espaço de aprendizagem como
um espaço de vida uma vez que, estando na escola e presente nas aulas de Educação Física,
qualquer estudante, com ou sem necessidades específicas, já está incluso. Com a perspectiva
de contribuições futuras o estudo também trouxe como resultado a produção de um vídeo que
tem como objetivo estimular e ressaltar a necessária participação, da educação física, no
processo do ensino-aprendizagem inclusivo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no espaço escolar e a Educação Física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educacionais específicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The inclusion process is one of the principies that guide Brazilian education, aiming to
provide ali students with opportunities for their integral socio-educational development.
Physical Education, a curricular discipline, must participate in th is important process,
considering the importance of movement as a means of facilitating cognitive abilities. The
study aimed to reveal the factors that can influence the inclusive process of Students with
Specific Educational Needs - ENEEs, through the report of the experience of ten managers,
of this inclusive process, that is, Physical Education teachers, assigned to the Department of
Education ofthe Federal District. . The study fits into the bias of the socio-critical paradigm,
since the investigation was constituted in a participatory way, through theoretical support
that allowed the analysis of the inclusive phenomenon, revealed within different paradigms
associated with the initial training of the interviewed teachers, the pedagogical material
available in teaching units, and the interactions that can be established in the school space
as a means of overcoming technical and theoretical difficulties, linked to professional
practice. Qualitative research, of a phenomenological nature, data collection, was
implemented through semi-structured interviews. The explanations of the teachers made it
possible to understand that the inclusive process of ENEEs, in Physical Education classes,
can be facilitated or hindered, not only by the lack of initial preparation of the teacher, the
lack of material conditions that help in this process, or the lack of interaction between the
various instances that make up the school routine, but considering the leaming space as a
living space since, being at school and present in Physical Education classes, any student,
with or without specific needs, is already included . With the perspective of future
contributions, the study also resulted in the production of a video that aims to stimulate and
emphasize the necessary participation of physical education in the inclusive teaching -
leaming process. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:odarakspr@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|