Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Kafure Muñoz, Ivette | - |
dc.contributor.author | Wohlgemuth, Vitória Corrêa Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T22:10:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T22:10:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.citation | WOHLGEMUTH, Vitória Corrêa Lopes. Percepções de crianças sobre a mediação parental em suas práticas informacionais. 2022. 221 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44449 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias de informação e comunicação se apresentam como instrumento indispensável
em praticamente todos os processos, sejam econômicos, sociais ou culturais. Além dos adultos,
as crianças são usuários presentes na internet, não só como consumidoras de conteúdo, mas
também como desenvolvedoras e participativas. Para elas, acessar, buscar e produzir
informações digitais por meio de jogos, músicas, vídeos e filmes tornou-se uma das principais
fontes de entretenimento, meios de estudar e de se relacionar com amigos e família. Diante do
aumento da interação com a internet por crianças e dos possíveis riscos existentes, os pais e
responsáveis utilizam diferentes meios de ferramentas, denominadas de mediação parental, com
intuito de monitorar e controlar o acesso das crianças às tecnologias. A partir disso, esse estudo
tem por objetivo compreender a percepção de crianças de 8 a 12 anos sobre o controle parental
realizado sobre suas práticas informacionais. Com intuito de alcançar o objetivo geral, foram
estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (1) apresentar o conceito de criança e
infâncias; (2) identificar as práticas informacionais do público estudado; (3) compreender o que
é e como funciona a mediação parental; (4) verificar se as crianças aprovam ou não que suas
práticas informacionais sofram mediação por seus responsáveis. Os procedimentos
metodológicos baseiam-se no levantamento bibliográfico, metodologia do Discurso do Sujeito
Coletivo e no estudo comparativo para analisar as informações reunidas pela coleta de dados,
realizada por meio de entrevistas com crianças e questionários online com adultos, residentes
no Distrito Federal. Compreende-se que a pandemia iniciada em 2020 influenciou muito na
proporção de controle que os pais realizam: ou eles diminuíram a mediação, ou aumentaram na
mesma proporção que cresceu o uso e consumo infantil de internet. Pode-se concluir que as
crianças entendem que é necessário que adultos realizem a mediação e ainda dizem que se
sentem mais seguras quando eles o fazem, mas afirmaram que gostariam de ter maior liberdade
para acessar diferentes conteúdos — ao contrário do pensamento dos pais, que elas não querem
ser controladas. Ademais, as crianças afirmaram que sabem que a internet possui malefícios,
mas que ela é essencial para a realização de suas atividades e principal fonte de informações e
entretenimento. Elas afirmaram que consomem conteúdo criado por outras crianças e que
alguns dos responsáveis já sugeriram que se criasse um canal em sites como o Youtube, para
produzir e publicar vídeos. Ademais, ainda reclamaram que os pais usam a internet
excessivamente e nunca se desconectam, embora controlem o acesso e restrinjam o tempo de
uso dos filhos, situação que as crianças julgam ser injusta. Devido a isso, acreditam que seria
interessante haver regras de restrição para os adultos, mas apenas nos momentos em que eles
não estão trabalhando. Notou-se também que embora os pais mediem as práticas informacionais
das crianças, há pouco diálogo sobre o assunto e às vezes o motivo de tal regra existir nunca é
explicado à criança, apenas imposta. Ao final, conclui-se que as conversas são importantes para
que as crianças possam ter compreensão total dos riscos e benefícios da internet e para que
opinem suas percepções, gerando assim discussões oriundas, que são passo necessário para o
desenvolvimento de usuários conscientes sobre o uso das tecnologias da informação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepções de crianças sobre a mediação parental em suas práticas informacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação parental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas informacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Information and communication technologies are an indispensable tool in practically all
processes, whether economic, social, or cultural. Besides the adults, children are present users
on the Internet, not only as consumers of content, but also as developers and participants. For
them, accessing, searching, and producing digital information through games, music, videos,
and movies has become one of the main sources of entertainment, studying, and relating to
friends and family. In view of the increased interaction with the internet by children and the
possible risks, parents and guardians use different means of tools, called parental mediation, to
monitor and control children's access to technologies. On that basis, this study aims to
understand the perception of children aged 8 to 12 years old about parental control over their
informational practices. With the intention of reaching the general objective, the following
specific objectives were established: (1) present the concept of children and childhoods; (2)
identify the informational practices of the studied public; (3) understand what parental
mediation is and how it works; (4) verify if the children approve or not that their informational
practices are mediated by those responsible for them. The methodological procedures are based
on a bibliographic survey, Collective Subject Discourse methodology, and a comparative study
to analyze the information gathered by data collection, carried out through interviews with
children and online questionnaires with adults, residents of the Federal District. It is understood
that the pandemic that started in 2020, has greatly influenced the proportion of control that
parents perform: either they decreased mediation, or increased in the same proportion that the
children's use and consumption of internet has grown. It can be concluded that children
understand that it is necessary for adults to do the mediation, and they also say that they feel
safer when they do it, but they stated that they would like to have more freedom to access
different contents - contrary to their parents' thought, that they don't want to be controlled.
Furthermore, the children said that they know that the internet is harmful, but that it is essential
for their activities and the main source of information and entertainment. They said that they
consume content created by other children, and that some of their parents have already
suggested that they create a channel on sites like YouTube to produce and publish videos.
Moreover, they also complained that parents use the Internet excessively and never disconnect,
although they control access and restrict the time their children use it, a situation that the
children believe is unfair. Because of this, they believe that it would be interesting to have
restriction rules for adults, but only at times when they are not working. It was also noticed that
although parents mediate the children's informational practices, there is little dialogue on the
subject, and sometimes the reason for the existence of such a rule is never explained to the
child, only imposed. In the end, it is concluded that conversations are important so that children
can have a full understanding of the risks and benefits of the internet, and so that they can give
their opinions, thus generating discussions that are a necessary step towards the development
of conscious users of information technology. | pt_BR |
dc.contributor.email | vitoriaclw@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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