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Título: Gestão pedagógica e tecnologias digitais da informação e comunicação : um caminho para a promoção do engajamento estudantil na educação superior
Autor(es): Teixeira, Janaina Angelina
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Gestão pedagógica
Gestão escolar
Gestão educacional
Engajamento estudantil
Data de publicação: 8-Ago-2022
Referência: TEIXEIRA, Janaina Angelina. Gestão pedagógica e tecnologias digitais da informação e comunicação: um caminho para a promoção do engajamento estudantil na educação superior. 2022. xxxii, 153 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta tese aborda a temática da gestão pedagógica e do uso das Tecnologias Digitais da Informação Comunicação para a promoção do engajamento estudantil. A partir de uma reflexão sobre a flexibilização do espaço e tempo para a educação superior presencial, por meio de uma proposta de educação híbrida, centramos nossa pergunta de pesquisa, na seguinte problematização: Como a gestão pedagógica do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas TDIC pode promover o engajamento estudantil na educação superior? E para responder a essa pergunta traçamos um percurso metodológico em que adotamos uma pesquisa de natureza exploratória explicativa com abordagem qualitativa/quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o levantamento analítico de teses que tinham como tema a gestão da educação a distância e da educação híbrida realizado no período de 2012 a 2021, em bases de dados da América Latina, e a construção, adaptação, validação e aplicação do Instrumento de Medição de Engajamento Estudantil mediado pelas TDIC para a educação superior, embasado no instrumento validado internacionalmente National Survey of Student Engagement (NSSE). O instrumento foi aplicado, no segundo semestre de 2019, para os estudantes das disciplinas que fazem parte do projeto Poiese. O projeto é o campo de pesquisa desta tese e consiste em uma metodologia desenvolvida por professores do Departamento de Planejamento e Administração (PAD) da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília, que tem como objetivo romper com os paradigmas da educação tradicional por meio da implementação de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no contexto da educação superior presencial. Os resultados da pesquisa apontam para um cenário motivador em relação ao uso das TDIC, uma vez que pudemos observar que estratégias como a gamificação de conteúdo e o uso de objetos de aprendizagem surtiram efeitos positivos no engajamento dos estudantes, além das práticas efetivas docentes que resgatam e reafirmam a importância e a necessidade da valorização do trabalho docente e da gestão pedagógica articulada ao uso das TDIC nos processos de aprendizagem. Partindo de uma proposta que articulou a gestão pedagógica, as TDIC e o engajamento estudantil, alicerçados na revisão de literatura, nos resultados das análises dos questionários aplicados e das teses levantadas e selecionadas, apresentamos a gestão pedagógica a partir dos processos de planejamento, organização, coordenação e controle. Nessa perspectiva, a pesquisa aponta para o engajamento estudantil como medida de qualidade na educação superior, bem como para uma gestão pedagógica, que por meio da flexibilização pedagógica possibilita o engajamento e a aprendizagem significativa dos estudantes. A flexibilização pedagógica, em nosso contexto de análise, ocorre por meio da inserção das TDIC, com uma proposta desenvolvida de maneira híbrida, com atividades pesenciais e on-line. Indubitavelmente, estamos diante de um desafio disruptivo em relação ao currículo e às práticas docentes tradicionais, principalmente no que consiste a inserção de metodologias ativas, a flexibilização do tempo do docente e do estudante e a autonomia de ambos nesse processo de ensino e aprendizagem, mas percebemos a premente necessidade de repensarmos a prática pedagógica a partir do uso das TDIC e o quanto isso impacta no engajamento dos estudantes.
Abstract: This thesis deals with the theme of pedagogical management and the use of Digital Information Technologies to promote student engagement. From a reflection on the flexibility of space and time for face-to-face higher education, through a hybrid education proposal, we focus our research question on the following problematization: How can the pedagogical management of the teaching and learning process mediated by TDICs promote student engagement in higher education? And to answer this question, we traced a methodological path in which we adopted a research of an explanatory nature with a qualitative/quantitative approach. The instruments of data collection were the analytical survey of thesis that had the theme of the management of distance education and hybrid education carried out from 2012 to 2021, in Latin American databases, and the construction, adaptation, validation and application of the Student Engagement Measurement Instrument mediated by the TDICs for higher education, based on the internationally validated instrument National Survey of Student Engagement (NSSE). The instrument was applied, in the second half of 2019, to students of the disciplines that are part of the Poiese project. The project is the research field of this thesis and consists of a methodology developed by professors from the Department of Planning and Administration (PAD) of the Faculty of Education, University of Brasília, which aims to break with the paradigms of traditional education through implementation of active methodologies mediated by TDIC in the context of face-to-face higher education. The results of the research point to a motivating scenario in relation to the use of TDIC, since we could observe that strategies such as content gamification and the use of learning objects had positive effects on student engagement, in addition to effective teaching practices that rescue and reaffirm the importance and need to value teaching work and pedagogical management articulated to the use of TDIC in learning processes. Starting from a proposal that articulated pedagogical management, TDIC and student engagement, based on the literature review, on the results of the analysis of the applied questionnaires and of the theses raised and selected, we present the pedagogical management from the processes of planning, organization, coordination and control. From this perspective, the research points to student engagement as a measure of quality in higher education, as well as to pedagogical management, which, through pedagogical flexibility, enables students to engage and learn meaningfully. Pedagogical flexibility, in our context of analysis, occurs through the insertion of TDIC, with a proposal developed in a hybrid way, with face-to-face and online activities. Undoubtedly, we are facing a disruptive challenge in relation to the curriculum and traditional teaching practices, especially in what consists of the insertion of active methodologies, the flexibility of the teacher's and student's time and the autonomy of both in this teaching and learning process, but we realized the urgent need to rethink the pedagogical practice based on the use of TDICs and how much this impacts on student engagement.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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