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Título: Currículo narrativo de uma pedagogia narrativa : identidade de pedagogos que atuam em universidades estaduais brasileiras
Autor(es): Araújo, Leyvijane Albuquerque de
Orientador(es): Fonseca, Lívia Freitas
Assunto: Currículos
Pedagogia
Identidade profissional
Data de publicação: 3-Ago-2022
Referência: ARAÚJO, Leyvijane Albuquerque de. Currículo narrativo de uma pedagogia narrativa: identidade de pedagogos que atuam em universidades estaduais brasileiras. 2021. xxxii, 377 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O currículo do curso Pedagogia tem como desafio histórico a construção de uma sólida formação com base nos conhecimentos que se esperam ser aprendidos pelos futuros profissionais pedagogos que vão atuar nos diferentes espaços educacionais da sociedade, inclusive em universidades. Com este entendimento, temos como problema de pesquisa o fato que os pedagogos atuantes nos espaços universitários estão agregando a outros conhecimentos para além daqueles estudados na formação inicial, se considerarmos que no curso de Pedagogia não se aborda a especificidade da atuação na educação superior ou se discutam alternativas de estudos aos que irão desempenhar a profissão nos espaços universitários. Neste sentido, a tese tem como objetivo geral de pesquisa: “investigar qual é o currículo narrativo que vem de uma pedagogia narrativa e identidade de pedagogos que atuam em Universidades Estaduais brasileiras”. A tese traz a hermenêutica ricoeuriana como vertente metodológica que articula uma confluência da tripla mímesis de Ricoeur às etapas da entrevista narrativa de Schütze, entendendo como um método de pesquisa narrativa, de geração e análise de dados, a fim de explorar os eventos e sua temporalidade articuladas às experiências das pedagogas entrevistadas, bem como suas concepções acerca das questões propostas para o alcance dos objetivos geral e específicos desta tese. Trazemos os estudos hermenêuticos para o campo do currículo, tendo os conceitos de currículo narrativo de Ivor Goodson dialogando com a hermenêutica de Paul Ricoeur. Realizamos uma revisão de literatura que busca em três bancos de dados - no Portal da CAPES, no Banco Digital de Teses e Dissertações, e no Portal da ANPEd - os principais descritores relacionados aos eixos desta tese: currículo narrativo; pedagogia narrativa; identidade profissional e narrativa. A pesquisa narrativa nos proporciona interpretar significações, vozes narrativas, saberes e experiências que constroem diferentes percepções ontológicas, ressignificações epistemológicas, pedagógicas e profissionais no vislumbre de um currículo narrativo de uma pedagogia narrativa de identidades das pedagogas entrevistadas. Nosso lócus de pesquisa são as universidades estaduais brasileiras, das quais identificamos quarenta e uma universidades e apresentamos um panorama da quantidade de pedagogos que atuam nestas instituições por Região Administrativa. Deste universo entrevistamos seis pedagogas, tendo simbolicamente uma representação de cada região brasileira: Nordeste; Centro-Oeste; Sudeste; Sul; e duas pedagogas do Norte do país. Com base em Trivinos, fazemos uma triangulação de dados do mapeamento dos históricos curriculares da formação inicial em Pedagogia das entrevistadas com os Projetos Pedagógicos atuais do curso de Pedagogia das universidades onde as participantes estudaram, as Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, instituídas pela Resolução n° 1/2006, e as entrevistas narrativas. Os resultados do mapeamento, da triangulação e das análises das narrativas das pedagogas revelam que o currículo narrativo tem como base o currículo da formação inicial do curso de Pedagogia e percorre diversos processos formativos no ambiente profissional, utilizando várias pedagogias, como ciência, narrativa, crítica e universitária, que vão construindo uma identidade profissional e narrativa mesclada às experiências do “ser pedagoga” em universidades. A partir dos resultados a tese faz uma proposição teórica de um espiral hermenêutico do currículo narrativo composto pelos eixos pesquisados. Apontamos que o currículo centrado no conhecimento, como defendido por Young, tenha eixos estruturantes, embasados em Borges, para uma construção social do currículo - conforme Goodson - e interrelacione os conteúdos e conhecimentos que vêm das experiências do cotidiano através das narrativas (auto)biográficas. É no cotidiano em que os conteúdos/conhecimentos são pesquisados, estudados, refletidos, e depois de recontextualizados - como postula Bemstein -retomam reconfigurados -Ricoeur e Pinar - como saberes experiencias. Como apontamentos futuros, os achados da tese sinalizam ao campo dos estudos curriculares mais contribuições para as discussões a respeito da construção de currículos do curso de Pedagogia que precisam considerar como referenciais as pesquisas narrativas provindas de profissionais pedagogos que trabalham em universidades brasileiras, pois estas descobertas potencializam a inovação do campo do currículo, da pedagogia e das identidades contemporâneas que se reconfiguram diante das demandas globais reverberadas nas trajetórias de vidas que se renovam e narram novos contextos e conhecimentos do cotidiano universitário.
Abstract: The curriculum ofthe Pedagogy course has as its historical challenge the construction ofa solid formation based on the knowledge expected to be leamed by future pedagogues who will work in the different educational spaces of society, including universities. With this understanding, we have as a research problem the fact that pedagogues working in university spaces are adding to other knowledge beyond those studied in initial education, ifwe considerthat in the pedagogy course it is not addressed the specificity of acting in higher education or discuss altemative studies to those who will perform the profession in university spaces. In this sense, the thesis has as its general objective of research: "to investigate what is the narrative curriculum that comes from a narrative pedagogy and identity of pedagogues who work in Brazilian States Universities". The thesis brings ricoeurian hermeneutics as a methodological aspect that articulates a confluence ofricoeur's triple mímesis to the stages of Schütze's narrative interview, understanding as a method of narrative research, of data generation and analysis, in order to explore the events and their temporality articulated to the experiences of the interviewed pedagogues, as well as their conceptions about the issues proposed to achieve the general and specific objectives of this thesis. We bring hermeneutic studies to the field of curriculum, having the concepts ofnarrative curriculum ofIvor Goodson dialoguing with the hermeneutics of Paul Ricoeur. We conducted a literature review that searches in three databases - in the CAPES Portal, in the Digital Bank ofTheses and Dissertations, and in the ANPEd Portal -the main descriptors related to the axes of this thesis: narrative curriculum; narrative pedagogy; professional identity and narrative. Narrative research provides us with interpreting meanings, narrative voices, knowledge and experiences that build different ontological perceptions, epistemological, pedagogical and professional resignifications in the glimpse of a narrative curriculum of a narrative pedagogy ofidentities ofthe interviewed pedagogues. Our research locus is the brazilian States Universities, of which we identified forty-one universities and presented an overview of the number of pedagogues who work in these institutions by Administrative Region. From this universe we interviewed six pedagogues, symbolically having a representation of each Brazilian region: Northeast; Midwest; Southeast; South; and two pedagogues from the North ofthe country. Based on Trivinos, we make a triangulation of data from the mapping ofthe curricular backgrounds ofthe initial education in Pedagogy of the interviewees with the current pedagogical projects ofthe Pedagogy course ofthe universities where the participants studied, the National Curriculum Guidelines for Pedagogy, established byResolution n°. 1 /2006, and the narrative interviews. The results ofthe mapping, triangulation and analysis ofthe narratives ofthe pedagogues reveal that the narrative curriculum is based on the curriculum of the initial formation of the Pedagogy course and goes through several formative processes in the professional environment, using various pedagogies, such as science, narrative, criticai and university, which build a professional identity and narrative mixed with the experiences ofthe "pedagogue being" in universities. From the results the thesis makes a theoretical proposition ofa hermeneutic spiral ofthe narrative curriculum composed ofthe axes researched. We point out that the knowledge-centered curriculum, as advocated by Young, has structuring axes, based on Borges, for a social construction ofthe curriculum - according to Goodson - and interrelates the contents and knowledge that come from everyday experiences through (auto)biographical narratives. It is in everyday life in which contents/knowledge are researched, studied, reflected, and after being recontextualized - as Bemstein postulates -they retum reconfigured - Ricoeur and Pinar - as knowledge experiences. As future notes, the findings of the thesis signal to the field of curricular studies more contributions to the discussions about the construction of curricula ofthe Pedagogy course that need to consider as references the narrative research from pedagogues working in Brazilian universities, because these discoveries enhance the innovation of the field of curriculum, pedagogy and contemporary identities that are reconfigured in the face of global demands reverberated in the trajectories of lives that are renewed and narrate new contexts and knowledge of daily university.
Resumen: El currículo dei curso de Pedagogia tiene como desafio histórico la construcción de una sólida formación basada en los conocimientos que se esperan aprender los futuros pedagogos que trabajarán en diferentes espacios educativos de la sociedad, incluidas las universidades. Con este entendimiento, tenemos como problema de investigación el hecho de que los pedagogos que trabajan en espacios universitários se están sumando a otros conocimientos más allá de los estudiados en la educacion inicial, si consideramos que en el curso de Pedagogia no se aborda la especificidad de actuar en la educacion superior ni discutir estúdios alternativos a quienes desempenarán la profesión en espacios universitários. En este sentido, la tesis tiene como objetivo general de investigación: "investigar cuál es el currículo narrativo que viene de una pedagogia narrativa e identidad de los pedagogos que trabajan en Universidades Estatales brasilenas". La tesis aporta la hermenêutica ricoeuriana como aspecto metodológico que articula una confluência de la triple mímesis de Ricoeur a las etapas de la entrevista narrativa de Schütze, entendiendo como método de investigación narrativa, de generación y análisis de datos, con el fin de explorar los acontecimientos y su temporalidad articulada a las experiencias de los pedagogos entrevistados, así como sus concepciones sobre los temas propuestos para alcanzar los objetivos generales y específicos de esta tesis. Llevamos los estúdios hermenêuticos al campo dei currículo, teniendo los conceptos de currículo narrativo de Ivor Goodson dialogando con la hermenêutica de Paul Ricoeur. Se realizo una revisión bibliográfica que busca en tres bases de datos - en el Portal CAPES, en el Banco Digital de Tesis y Disertaciones, y en el Portal ANPEd -los principales descriptores relacionados con los ejes de esta tesis: currículo narrativo; pedagogia narrativa; identidad profesional y narrativa. La investigación narrativa nos proporciona significados interpretadores, voces narrativas, conocimientos y experiencias que construyen diferentes percepciones ontológicas, resignificaciones epistemológicas, pedagógicas y profesionales en la visión de un currículo narrativo de una pedagogia narrativa de identidades de los pedagogos entrevistados. Nuestro centro de investigación son las Universidades Estatales brasilenas, de las cuales identificamos cuarenta y una universidades y presentamos una visión general dei número de pedagogos que trabajan en estas instituciones por Región Administrativa. De este universo entrevistamos a seis pedagogos, teniendo simbolicamente una representación de cada región brasilena: Nordeste; Medio Oeste; Sureste; Sur; y dos pedagogos dei Norte dei país. Desde los Trivinos, realizamos una triangulación de datos a partir dei mapeo de las trayectorias curriculares de la formación inicial en Pedagogia de los entrevistados con los proyectos pedagógicos actuales dei curso de Pedagogia de las universidades donde asistieron, las Directrices Curriculares Nacionales de Pedagogia, establecidas por resolución N° 1/2006, y las entrevistas narrativas. Los resultados dei mapeo, triangulación y análisis de las narrativas de los pedagogos revelan que el currículo narrativo se basa en el currículo de la formación inicial dei curso de Pedagogia y pasa por vários procesos formativos en el âmbito profesional, utilizando diversas pedagogias, como la ciência, la narrativa, la crítica y la universitária, que construyen una identidad profesional y narrativa mezclada con las experiencias dei "ser pedagogo" en las universidades. A partir de los resultados la tesis realiza una proposición teórica de un espiral hermenêutico dei currículo narrativo compuesto por los ejes investigados. Senalamos que el currículo centrado en el conocimiento, como lo propugna Young, tiene ejes estructurantes, basados en Borges, para una construcción social dei currículo - según Goodson- e interrelaciona los contenidos y conocimientos que provienen de las experiencias cotidianas a través de narrativas (auto)biográficas. Es en la vida cotidiana en la que se investigan, estudian, reflejan, y después de ser recontextualizados - como postula Bemstein- vuelven reconfigurados - Ricoeur y Pinar - como experiencias de conocimiento. Como se senala en el futuro, los hallazgos de la tesis senalan al campo de los estúdios curriculares más contribuciones a las discusiones sobre la construcción dei currículo dei curso de Pedagogia que debe considerar como referencias la investigación narrativa de los pedagogos que trabajan en las universidades estatales brasilenas, porque estos descubrimientos potencian la innovación dei campo dei currículo, la pedagogia y las identidades contemporâneas que se reconfiguran frente a las demandas globales reverberadas en las trayectorias de las vidas que se renuevan y narran nuevos contextos y conocimientos de la universidad cotidiana.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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