Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44351
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_ValeskaMariaZanellodeLoyola.pdf10,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A metáfora no trabalho clínico : ensaios teórico-clínicos acerca das funções da metáfora no processo analítico
Autor(es): Loyola, Valeska Maria Zanello de
E-mail do autor: valeskazanello@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2531-5581
Orientador(es): Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda
Coorientador(es): Berten, André
Assunto: Metáfora
Psicoterapia
Psicologia clínica
Data de publicação: 28-Jul-2022
Referência: LOYOLA, Valeska Maria Zanello de. A metáfora no trabalho clínico: ensaios teórico-clínicos acerca das funções da metáfora no processo analítico. 2004. 257 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Na clínica psicanalítica temos um contexto de dissimetria instaurado e sustentado pela regra fundamental e pela técnica analítica, incitadora da transferência. Nele, as experiências de linguagem e de escuta da metáfora são essencialmente diferentes para o paciente e para o analista. Esta tese teve como escopo apontar as funções que a metáfora exerce quando proferida neste contexto, seja na associação livre do paciente, seja na interpretação analítica. Para tanto, partimos da contribuição da filosofia da linguagem, sobretudo da pragmática e da hermenêutica. Apontamos as seguintes funções da metáfora na associação livre: nomeação, potenciação, encobrimento/ disfarce. Já na interpretação, destacamos: nomeação, construção, revitalização, phármakon, promoção de humor, criação de intimidade, mas também a possibilidade da sugestão, do tecnicismo e da pedagogia.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Tese (doutorado ) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2005.
Tese digitalizada no âmbito do Projeto de Digitalização de teses e dissertações da UnB.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.