Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4421
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarileideAlvesRochaSouza.pdf459,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A literatura na escola : prazer na formação do gosto experiência em leitura com alunos do ensino fundamental
Outros títulos: Literature in the school : pleasure vehicle in formation of the taste experience in reading with pupils of basic education
Autor(es): Souza, Marileide Alves Rocha
Orientador(es): Lontra, Hilda Orquídea Hartmann
Assunto: Literatura - estudo e ensino
Leitura - educação
Ensino fundamental
Data de publicação: 2009
Referência: SOUZA, Marileide Alves Rocha. A literatura na escola: prazer na formação do gosto experiência em leitura com alunos do ensino fundamental. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo do ensino da leitura da literatura na escola, tendo como sujeitos de investigação, um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Senador Canedo, Goiás, uma região menos favorecida economicamente. Este trabalho justifica-se não só pela importância da literatura devido à potencialidade que ela tem de reforçar características humanas nas pessoas, mas também pelo aspecto relevante atribuído ao contexto histórico social em que os leitores da pesquisa estão inseridos. Acreditamos que ele pode influenciar na formação do gosto individual e coletivo dos leitores. O trabalho foi desenvolvido em quatro partes: na primeira consta um estudo sobre os horizontes da leitura e da literatura. Na segunda parte há uma reflexão sobre as teorias da leitura literária. Na terceira parte foi apresentado um panorama da metodologia utilizada na investigação, os sujeitos envolvidos na pesquisa e o contexto no qual foi realizado o trabalho e na quarta parte há uma exposição de uma aplicação prática da leitura da literatura em alunos de escolas públicas, utilizando a contação de histórias como uma opção para a formação do leitor. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research considers a study of the teaching the literature reading in school, and as subjects of research, a group of pupils of the basic education from a public school in the town of Senador Canedo, Goiás, a less favored economically city. This work is not only justified by the literature importance because it has the potential to enhance human characteristics in people, but the issue assigned to the social historical context where in which the research reader’s individual and collective tastes. The work was developed in four parts: in the first chapter a reflection consists on horizontes of the reading and literature. In the second part it has the description of the theories of the literary reading. In the third part it has presenting a panorama of the methodology used in the inquiry, the involved citizens in the research and the context in which the work and the fourth part was carried through has an exposition of a practical application of the reading of literature in pupils of public schools, using the contação of histories as an option for the formation of the reader.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.