Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Felipe, Maria Sueli Soares | - |
dc.contributor.author | Rezende, Kellen Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T21:51:36Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T21:51:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-21 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Kellen Santos. Parcerias para o desenvolvimento produtivo uma estratégia para o desenvolvimento do complexo econômicoindustrial da saúde (CEIS) no país. 2022. [217] f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44158 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) são projetos conduzidos
pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil para cooperação entre instituições públicas e
entidades privadas. Têm o intuito de desenvolver, transferir, absorver tecnologias, capacitar
produtiva e tecnologicamente o país para atendimento de demandas do Sistema Único de
Saúde (SUS) e à maior sustentabilidade do sistema de saúde. O modelo básico das parcerias
conta com a participação de três atores principais: instituições públicas (receptoras da
tecnologia e responsáveis pela apresentação do projeto ao Ministério da Saúde), empresas
privadas farmacêuticas (detentoras da tecnologia nacional ou internacional), e laboratórios
produtores de insumos farmacêuticos ativos (IFA) nacionais. Os objetivos prioritários que
envolvem transferências de tecnologia para acesso a insumos estratégicos tiveram origem a
partir da conformação de parcerias público-privadas para desenvolvimento de vacinas e
fortalecimento do Programa Nacional de Imunização (PNI). Tais objetivos foram
incorporados aos marcos regulatórios, buscando coerência com a visão social, econômica,
tecnológica e de sustentabilidade como necessidades vislumbradas pelas políticas de saúde e
de desenvolvimento industrial. Associa-se ao uso do poder de compra do MS, previsto na Lei
de Licitações, para contratações que envolvem transferência de tecnologia de produtos
estratégicos, de aquisições centralizadas de alto valor agregado, bem como outras de menor
interesse do mercado (doenças negligenciadas), elencados pela direção nacional do SUS. Em
2022, há oitenta e nove projetos em evolução, sendo cinquenta e três medicamentos de base
sintética, vinte e cinco biotecnológicos, quatro vacinas, um hemoderivado e seis projetos de
produtos para a saúde (equipamentos e materiais). Entre as parcerias de medicamentos, cerca
de trinta por cento dos projetos estão em fase de efetiva transferência de tecnologia. Soma-se
a essas parcerias uma encomenda tecnológica para produção nacional de vacinas para covid19, que possuem os mesmos fatores motivadores e permitiram o aumento da capacidade de
oferta de vacinas no contexto pandêmico para os brasileiros. A construção do arcabouço
regulatório, em atos sucessivos, há mais de uma década, permite a avaliação ex-post dos
principais resultados frente a sua relevância interna para o país e também para no contexto
regional e global. A existência de um estudo de avaliabilidade orientou para a viabilidade da
análise dos resultados agregados, estudo esse elaborado a partir do desenvolvimento e
aplicação de 15 indicadores que coletaram as perspectivas econômicas, sociais e tecnológicas
das PDP em fase de efetiva transferência de tecnologia e aquisições públicas em andamento e
daquelas que já completaram a internalização de conhecimentos. Esta tese tem como objetivo
geral avaliar as PDP como instrumento das políticas públicas de saúde e de desenvolvimento
considerando seu marco regulatório, resultados, avanços e benefícios tecnológicos e
socioeconômicos. Para isso, foram realizadas: (i) as análises referentes ao processo de
construção das listas de produtos estratégicos para o SUS, elegíveis às PDP; (ii) a análise da
aplicação dos conceitos de Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) e Pesquisa
Translacional (PT) para o desenvolvimento científico, tecnológico e acesso às inovações e
terapias pela sociedade; (iii) o delineamento conceitual, histórico-normativo, análise dos
objetivos e das diretrizes, e sua importância na conformação do CEIS brasileiro em uma
discussão global e regional sobre viabilizar acesso equitativo à saúde; e, por último, (iv) a
avaliação dos resultados alcançados em relação aos aspectos econômicos, sociais e
tecnológicos para alcance dos objetivos do marco regulatório. Os resultados deste estudo
permitem concluir que, há mais de uma década, projetos de transferência de tecnologia para a
produção de insumos estratégicos nomeados como PDP têm sido implantados no Brasil e,
também, que: i) as sucessivas publicações de listas de produtos estratégicos orientaram a
aprovação dos projetos entre os anos de 2009 e 2017, porém o processo de elaboração apresenta-se paralisado, com pouca ou inexistente interação entre os gestores tomadores de
decisão, pesquisadores e especialistas, com reduzido uso de evidências, e resultados pouco
alinhados com os objetivos das políticas de saúde e de desenvolvimento; ii) o olhar sobre o
CEIS e o enlace conceitual com a PT permitiu aprofundar sobre as potencialidades da
articulação da tríade academia, setor produtivo e o cidadão; iii) o marco regulatório está
estabelecido e inclui os procedimentos, objetivos e critérios. Os objetivos prioritários têm
como principais motivadores: ampliação do acesso, desenvolvimento produtivo e tecnológico
do país em contexto regional e global em busca de uma saúde mais equitativa para todos;
racionalidade econômica para as compras de alto valor agregado do MS e iv) a criação e
validação de indicadores de um estudo prévio de avaliabilidade permitiu a aplicação de 15
indicadores de perspectivas econômica (IPE), tecnológica (IPT) e social (IPS). Um banco de
dados foi construído e foram descritas as fontes dos dados. Verificou-se que 67% dos
Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFO) e 7% das entidades privadas (EP) apresentaram
propostas de projetos quando da publicação da última lista de produtos estratégicos. Dos
produtos dessa lista, 43% não foram contemplados em novas propostas de projetos, com
maior interesse em produtos de alto valor agregado. A cobertura da Relação Nacional de
Medicamentos Essenciais (RENAME) foi de 12%. Sob a perspectiva econômica, foram
listados 284 processos de contratação de 75 apresentações de medicamentos e vacinas, e
nenhum produto para a saúde (equipamento ou material de saúde). O valor global gasto
passou de R$ 22 bilhões, não incluídas encomendas para vacinas de COVID-19. Há diferentes
padrões de evolução de preços nas séries históricas de acordo com especificidades do
mercado para determinado produto e doença tratada. No contexto da análise da perspectiva
social, o indicador de acesso não foi calculado devido a insuficiência de dados (pessoas
tratadas). Verifica-se aumento da sustentabilidade técnica e econômica com aumento no
número de registros de genéricos da ordem de dez vezes para alguns produtos. Sob a
perspectiva tecnológica, verificam-se os seguintes resultados: inovação em LFO derivada de
PDP é positiva (média = 1,6 inovação por LFO); média de duas inovações em LFO derivada
ou não de PDP; a inovação em Entidades Privadas (EP) derivadas de PDP não foi calculada.
A evolução do faturamento em LFO foi da ordem de a 1 a 5 vezes, incrementado pelas PDP.
Valor médio de 2,2 cooperações tecnológicas por organização. 29% do total de novos projetos
dos LFO teve origem em P&D endógeno. Conclusão: A taxa de alcance de Fase IV das PDP é
25%; porém, considerando os projetos já em Fase III, o alcance da transferência de tecnologia
é maior e satisfatório, tratando-se de projetos tecnológicos que envolvem riscos, capitaneados
por instituições públicas. Há limitações em mensurar os ganhos intangíveis que envolvem as
transferências de tecnologias. Contudo, se reconhece que os indicadores desenvolvidos podem
não ter permitido avaliar todos os benefícios envolvidos. Os desafios elencados devem ser
objetos de estudos futuros e de discussões no âmbito decisório do MS. Assim, resultados
poderão auxiliar as ações de avaliação dos projetos vigentes de PDP e de quaisquer outras
formas de transferência de conhecimentos e tecnologias para capacitação nacional. Podem
auxiliar, também, no reestabelecimento da governança nacional do SUS como propulsora da
rede científica e tecnológica propulsionada pelo CEIS para o desenvolvimento nacional e
regional de insumos estratégicos na perspectiva de saúde equitativa para todos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Parcerias para o desenvolvimento produtivo uma estratégia para o desenvolvimento do complexo econômicoindustrial da saúde (CEIS) no país | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso a medicamentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medicamentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento produtivo - parcerias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas complexos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Gadelha, Carlos Augusto Grabois | - |
dc.description.abstract1 | The Partnerships for Productive Development (PDP) are projects lead by the Ministry of
Health (MOH) of Brazil aiming cooperation between public institutions and private entities.
The objectives are to develop, transfer, and absorb technologies enabling the country to meet
the demands and greater sustainability of the health system. The basic model of partnerships
has the participation of three main actors: public institutions (recipients of the technology and
responsible for presenting the project to the Ministry of Health); private pharmaceutical
companies (owners of national or international technology) and; laboratories producing
national active pharmaceutical ingredients (API). The objectives involving technology
transfers for access to strategic inputs originated with the establishment of public-private
partnerships for the development of vaccines and the strengthening of the National
Immunization Program (NIP). Such objectives were incorporated into regulatory frameworks,
seeking coherence with the social, economic, technological, and sustainability vision as needs
envisioned by the development policies for the Health Industrial Complex. It is associated
with the use of the purchasing power of the Ministry of Health, provided for in the Bidding
Law, for contracts that involve technology transfer of strategic products, centralized
acquisitions of high added value, as well as others of minor interest to the market (neglected
diseases), and listed by the national guideline of SUS. In 2022, there are 89 projects in
progress, of which 53 are synthetic-based drugs, 25 biotechnological, four vaccines, one
blood product, and six projects for health products (equipment and materials). Among drug
products, about 30% of the projects are in the phase of effective technology transfer. Added to
these are two public-private partnership with tech transfer for the national production of
vaccines for Covid-19. The construction of the regulatory framework, in successive acts, for
more than a decade, allows the ex-post evaluation of its main results given its internal
relevance for the country and also for the regional and global context. The existence of an
evaluability study informed the feasibility of analyzing the aggregated results, based on the
development and application of 15 indicators that collected the economic, social, and
technological perspectives of the PDP in Phase III (effective technology transfer and public
acquisitions in progress) and Phase IV (completed knowledge internalization). This thesis has
the general objective of evaluating the PDP as an instrument of Public Health and
Development Policies, considering its regulatory framework, results, advances, and
technological and socio-economic benefits. The following discussions are part of this study:
(i) analysis of the criteria to include a drug in the strategic product list for SUS eligible for the
PDP; ii) analysis of the application of Brazilian Economic-Industrial Health Complex (CEIS)
and Translational Research (PT) concepts for scientific and technological development and
access to innovations and therapies by society; (iii) the conceptual, historical-normative
design, analysis of objectives and guidelines, and their importance in shaping the CEIS in a
global and regional discussion on enabling equitable access to health and, iv) the evaluation of
the results achieved related to the economic, social and technological aspects to reach the
objectives of the regulatory framework. The results of this study allow us to conclude that a
decade ago, technology transfer projects for the production of strategic inputs named PDP
have been implemented in Brazil and, also, that: (i) the successive publications of strategic
products lists guided the approval of projects between 2009 and 2017. The lists update
currently is restricted, with little or no interaction between decision-makers, researchers and
specialists, the reduced use of evidence, and results little aligned with the objectives of Health
and Development Policies; (ii) the look at the CEIS and the conceptual link with the PT made
it possible to analyze deeply into the potential for articulating the triad of academia, the productive sector, and the citizen; (iii) the regulatory framework is established and includes
procedures, objectives, and criteria. The priority objectives have as main motivators:
expansion of access, productive and technological development of the country in a regional
and global context in search of more equitable health for all and economic rationality for
purchases of high added value from the MOH and; iv) the validation of indicators from a
previous evaluability study allowed the application of 15 indicators from economic (IPE),
technological (IPT) and social (IPS) perspectives. A database was built, and the data sources
were described. It was found that 67% of Official Pharmaceutical Laboratories (LFO) and 7%
of private entities (EP) presented project proposals when the last list of strategic products was
published. 43% of the products on this list were not included in new project proposals, with
greater interest in products with high added value. The coverage of the National List of
Essential Medicines (RENAME) was 12%. From an economic perspective, 284 contracting
processes were listed for 75 presentations of medicines and vaccines, and no health products
(equipment or health material). The global amount spent exceeded BRL 22 billion, not
including orders for Covid-19 vaccines. There are different patterns of price evolution in the
historical series according to market specificities for a given product and treated disease. In
the context of the analysis from the social perspective, the access indicator was not calculated
due to insufficient data (treated people). There is an increase in technical and economic
sustainability with a tenfold increase in the number of generic registrations for some products.
From the technological perspective, the following results are verified: innovation in LFO
derived from PDP is positive (average = 1.6 innovation per LFO); average of two LFO
innovations derived or not from PDP; innovation in Private Entities (PE) derived from PDP
was not calculated. The evolution of LFO billing was on the order of 1 to 5 times, increased
by PDP. Average value of 2.2 technological cooperations per organization. 29% of all new
LFO projects originated from endogenous R&D. Conclusion: The PDP Phase IV reach rate is
25%, considering the projects already in Phase III, the technology scope is greater and
acceptable, in the case of technological projects that involve risks led by public institutions.
There is involvement in measuring the intangible gains that can be transferred from
technologies. However, it is recognized that all the indicators developed may not have
allowed the assessment of the benefits involved. The challenges listed should be objects of
future studies and discussions in the MS decision-making scope. Thus, results will be able to
help the evaluation actions of the current PDP projects and any other forms of transfer of
knowledge and technologies for national training. And, also, in the reestablishment of the
national governance of the SUS as a driver of the technological network formed in the CEIS
for the national and regional development of strategic inputs in the perspective of equitable
health for all. These results will help to assess the current PDP projects and also any other
forms of transfer of knowledge and technologies for national training. And, also, in the
reestablishment of the national governance of the SUS as a driver of the technological
network formed in the CEIS for the national and regional development of strategic inputs in
the perspective of equitable health for all. | pt_BR |
dc.contributor.email | kellen.s.rezende@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|