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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Luiza Aureliano-
dc.contributor.authorAndrade, Liza Maria Souza de-
dc.date.accessioned2022-07-04T13:04:10Z-
dc.date.available2022-07-04T13:04:10Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Luiza Aureliano; ANDRADE, Liza Maria Souza de. Cidade, infâncias e educação: existências e possibilidades. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTES, URBANIDADES E SUSTENTABILIDADE, 2., 2021, São José del-Rey. Anais [...]. São José del-Rey: UFSJ, 2021. p. 671-683. Disponível em:https://pipaus.ufsj.edu.br/siaus2021/anais-2-SIAUS-2021.pdf.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44070-
dc.description.abstractAtualmente percebe-se no contexto urbano brasileiro em um contexto no qual espaços de discussão e participação, relacionados às questões urbanas são esvaziados ou ocupados por um grupo seleto de pessoas com interesses técnico/profissionais no assunto. Ao mesmo tempo, as condições de reprodução espacial e social no espaço tem multiplicado desigualdades, intensificado problemas ambientais e individualizado questões coletivas. Este artigo apresenta reflexões a respeito de uma pedagogia urbana que associe cidade, educação e infâncias, no combate ao analfabetismo urbanístico e que colabore na luta pelo direito à cidade, repensando também o contexto educacional no país. Trazendo reflexões iniciais de uma pesquisa, tem por objetivo validar à hipótese de que é possível trabalhar temáticas acerca da cidade, da arquitetura e do urbanismo nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo do material didático utilizado por alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais, considerando a recorrência das temáticas sobre a cidade o urbano e analisando o caráter qualitativo dos conteúdos abordados no material; além de um levantamento teórico conceitual a respeito do tema. A pesquisa revelou que já existe uma abordagem acerca da temática do urbano nos anos iniciais, porém trata-se de uma abordagem superficial, que não se articula com as diversas áreas do conhecimento, não considera os marcadores socias e não incentiva o protagonismo político dos estudantes, o que revela potencialidades para a arquitetura e o urbanismo colaborando em uma dinâmica transdisciplinar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUFSJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCidade, infâncias e educação : existências e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeCity, childhood and education : existences and possibilitiespt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCidades e vilaspt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordDireito à cidadept_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.rights.licenseInformação constante nos Anais do 2° Simpósio Internacional de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade: "A permissão de fazer cópias digitais ou impressas deste trabalho ou parte dele para uso pessoal ou em sala de aula é dada desde que estas cópias não sejam feitas ou distribuídas para fins comerciais e que estas cópias citem totalmente esta primeira página." Fonte: https://pipaus.ufsj.edu.br/siaus2021/anais-2-SIAUS-2021.pdf. Acesso em: 04 jul. 2022.pt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://pipaus.ufsj.edu.br/siaus2021/-
dc.description.abstract1Currently, in the Brazilian urban context, what Maricato (2002) calls "urban illiteracy" can be seen, in a context in which spaces for discussion and participation related to urban issues are emptied or occupied by a select group of people with technical interests/ professionals in the subject. At the same time, the conditions of spatial and social reproduction in space have multiplied inequalities, intensified environmental problems and individualized collective issues. This article presents reflections on an urban pedagogy that combines city, education and childhood, in the fight against urban illiteracy and that collaborates in the fight for the right to the city, also rethinking the educational context in the country. Bringing initial reflections from a research, it aims to validate the hypothesis that it is possible to work on themes about the city, architecture and urban planning in the early years of elementary school. For this, a content analysis of the didactic material used by students from the Minas Gerais state educational system was carried out, considering the recurrence of themes about the city and the urban and analyzing the qualitative character of the contents covered in the material; in addition to a conceptual theoretical survey on the subject. The research revealed that there is already an approach to the urban theme in the early years, but it is a superficial approach, which is not articulated with the various areas of knowledge, does not consider social markers and does not encourage the political protagonism of students , which reveals potential for architecture and urban planning collaborating in a transdisciplinary dynamic.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

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