Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44053
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaAlvesSimões.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: "Você é da saúde?" : uma etnografia das relações biomédicas com médicos, cientistas, terapeutas e famílias na epidemia de Zika em Recife/PE (2016-2019)
Autor(es): Simões, Mariana Alves
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Epidemias
Zika
Biomedicina
Antropologia
Data de publicação: 1-Jul-2022
Referência: SIMÕES, Mariana Alves. "Você é da saúde?": uma etnografia das relações biomédicas com médicos, cientistas, terapeutas e famílias na epidemia de Zika em Recife/PE (2016-2019). 2022. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A epidemia do Vírus Zika, que assolou o Brasil entre os anos de 2015 e 2016, foi marcada pelo nascimento de crianças com microcefalia e pela caracterização de uma nova síndrome. A presente dissertação se constrói tendo como base a vida de crianças recifenses afetadas pela epidemia, e as relações que foram sendo estabelecidas com o passar dos anos e do convívio desses sujeitos e suas famílias, principalmente suas mães e avós, com a Biomedicina e os profissionais que dela fazem parte. Nesse sentido, a etnografia se pretende enquanto uma etnografia dessas relações, numa tentativa de entender como foram se dando, o que significam ou significaram para nossas interlocutoras de pesquisa e o que elas têm a nos dizer sobre o universo complexo que compreende uma epidemia e os laços e nós que se engendram a partir dela. Para além do capítulo metodológico, os demais capítulos que compõem esta dissertação se baseiam e exploram as relações com três classes de profissionais da Biomedicina que participaram intensamente da vida dessas famílias: os médicos, os cientistas e as terapeutas, respectiva e, de certo modo, cronologicamente.
Abstract: The Zika Virus epidemic that devastated Brazil between 2015 and 2016 was marked by the birth of children with microcephaly and the characterization of a new syndrome. The present dissertation is built based on the lives of children from Recife affected by the epidemic, and the relationships that have been established over the years and the conviviality of these subjects and their families, especially their mothers and grandmothers, with biomedicine and professionals. that are part of it. In this sense, ethnography is intended as an ethnography of these relationships, in an attempt to understand how they took place, what they mean or meant to our research interlocutors and what they have to tell us about the complex universe that comprises an epidemic and the ties and knots that are engendered from it. In addition to the methodological chapter, the other chapters that make up this dissertation are based on and explore the relationships with three classes of biomedical professionals who participated intensely in the lives of these families: doctors, scientists and therapists, respectively and, in a certain way, chronologically.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.