Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gladston Luiz da | - |
dc.contributor.author | Araújo, Jose Maria Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T22:30:54Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T22:30:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Jose Maria Amorim. Análise de sobrevivência e previsão de Churn de clientes de seguros de vida do banco do Brasil. 2022. xiii, 57 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44013 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A modernização e a digitalização de produtos e serviços no setor financeiro avançam de
forma rápida e eficiente. A cada dia, novas empresas digitais como fintechs trazem produtos inovadores e diferenciados ao mercado com foco centrado na experiência do cliente,
fazendo com que grandes atores desse setor, tais como instituições financeiras e seguradoras sintam-se ameaçados em um cenário cada vez mais competitivo. Nesse contexto,
a ocorrência de rotatividade de clientes, mais conhecido como churn, é cada vez maior,
tornando-se um problema para essas empresas. A empresa Alfa, configura-se como um
destes atores com uma considerável fatia do mercado de seguros no Brasil, cuja rotatividade de clientes mostra-se como um grande desafio a ser superado. O presente estudo
tem por objetivo implementar um modelo capaz de fazer uma análise de sobrevivência e
predição de rotatividade de clientes contratantes de seguros de vida de forma assertiva, a
fim de possibilitar a tomada de decisão e a elaboração de campanhas que contribuam para
a diminuição do churn e, consequentemente, para uma maior fidelização dos clientes ao
produto seguro de vida. Para isso, foram coletados dados de clientes no período de cinco
anos, que corresponde ao período de vigência dos contratos de seguros de vida. Utilizou-se
o estimador de Kaplan-Meier para traçar a curva de sobrevivência, e a regressão de Cox
para efetuar a predição de rotatividade dos clientes contratantes de seguros de vida, além
de possibilitar traçar o perfil dos clientes que têm maiores probabilidades de cancelarem
seus contratos de seguros. Os resultados mostraram que o estimador de Kaplan-Meier
obteve bons resultados traçando a curva de sobrevivência e possibilitando a geração da
tabela de vida para os clientes, na predição de churn, a regressão de Cox convergiu de
forma muito boa aos dados, chegando ao índice de concordância de 0.61, além de traçar
curvas preditivas por clientes. Assim, a combinação do estimador de Kaplan-Meier e a
regressão de Cox, mostrou-se uma união poderosa na criação de análise de sobrevivência
e predição de churn com dados de clientes de seguros de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de sobrevivência e previsão de Churn de clientes de seguros de vida do banco do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de sobrevivência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Seguro de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Churn | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rregressão de cox | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The modernization and digitalization of products and services in the financial sector is
advancing quickly and efficiently. Every day, new digital companies such as fintechs bring
innovative and differentiated products to the market with a focus on customer experience,
making major players in this sector, such as financial institutions and insurance companies,
feel threatened in an increasingly competitive scenario. In this context, the occurrence of
customer turnover, better known as churn, is increasing, becoming a problem for these
companies. The company Alfa is one of these players with a considerable share of the
insurance market in Brazil, whose customer turnover is a major challenge to be overcome.
The present study aims to implement a model capable of performing an analysis of survival
and prediction of turnover of customers contracting life insurance in an assertive way,
in order to enable decision-making and the elaboration of campaigns that contribute
to the reduction of the churn and, consequently, for greater customer loyalty to the life
insurance product. For this, data were collected from customers over a period of five years,
which corresponds to the period of validity of life insurance contracts. The Kaplan-Meier
estimator was used to trace the survival curve, and the Cox regression to predict the
turnover of life insurance customers, in addition to making it possible to trace the profile
of customers who are more likely to cancel their insurance contracts. The results showed
that the Kaplan-Meier estimator obtained good results by tracing the survival curve and
allowing the generation of the life table for the customers, in the churn prediction, the
Cox regression converged very well to the data, reaching the index of agreement of 0.61,
in addition to drawing predictive curves by customers. Thus, the combination of the
Kaplan-Meier estimator and the Cox regression proved to be a powerful union in creating
survival analysis and churn prediction with life insurance customer data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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