Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Adalmir de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Priscila Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T22:28:07Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T22:28:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-23 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Priscila Dias. Desempenho prisional no Brasil na percepção de atores centrais da execução penal. 2022. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44009 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata do desempenho das prisões no Brasil. Desempenho prisional é um
tema complexo e de grande importância social, mas pouco estudado sob a lente da
Administração Pública. A pesquisa teve como objetivo principal identificar a percepção de
atores-chave da execução penal brasileira a respeito do desempenho de prisões a partir
da oferta de educação aos presos no desempenho prisional. Em termos gerais, desempenho
prisional consiste na qualidade dos serviços prestados em uma prisão. No entanto, por meio de
uma revisão sistemática da literatura, foram identificadas e exploradas na pesquisa vários
conceitos, dimensões e indicadores de desempenho prisional. As atividades educacionais são
importantes na função da ressocialização da pessoa privada de liberdade, que é o objetivo
central das organizações prisionais. A pesquisa empírica foi realizada por meio de entrevistas
em profundidade com 30 representantes de oito diferentes órgãos da execução penal brasileira,
atuando em diversas especialidades, nas cinco regiões do país. As evidências coletadas foram
analisadas segundo o referencial teórico sobre as categorias e os indicadores de desempenho
prisional. A análise das evidências das percepções dos entrevistados sugere quatro fatores que
influenciam o desempenho de uma unidade prisional e a oferta de atividades educacionais, quais
sejam: gestão, recursos humanos, estrutura física e política pública penitenciária. Os resultados
em relação à oferta de educação e o reflexo dessas atividades no desempenho da prisão apontam
que a educação contribui, significativamente, para o desempenho na prisão, como: (a) controle
e disciplina da unidade prisional; (b) paz e harmonia da população carcerária; (c) fator
impulsionador da diminuição da superlotação carcerária por meio da remição pela leitura; (d)
promoção da reinserção do apenado na sociedade. Como contribuição para os estudos futuros,
propõem-se três categorias de indicadores de desempenho para prisões brasileiras: segurança,
assistência e gestão. Além disso, são propostas novas reflexões sobre a importância da
conscientização da sociedade sobre a ressocialização da pessoa privada de liberdade, que hoje
está contida nas prisões e, amanhã, está contigo nas ruas. Espera-se que os resultados desta
pesquisa possam contribuir para a melhoria da gestão das prisões no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho prisional no Brasil na percepção de atores centrais da execução penal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho prisional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prisões - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prisões - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Execução penal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ressocialização de presos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research deals with the performance of prisons in Brazil. Prison
performance is a complex issue of great social importance, but little studied under the lens of
Public Administration. The main objective of the research was to identify the perception of key
actors in the Brazilian penal execution regarding the performance of prisons and the role of
providing education to prisoners in prison performance. Broadly speaking, prison
performance consists of the quality of services provided in a prison. However, through a
systematic review of the literature, several concepts, dimensions and indicators of prison
performance were identified and explored in the research. Educational activities are important
in the function of resocializing the person deprived of liberty, which is the central objective of
prison organizations. The empirical research was carried out through in-depth interviews with
30 representatives from eight different Brazilian criminal enforcement agencies, working in
different specialties, in the five regions of the country. The evidence collected was analyzed
according to the theoretical framework on the categories and indicators of prison
performance. The analysis of the evidence of the interviewees' perceptions suggests four
factors that influence the performance of a prison unit and the offer of educational activities,
namely: management, human resources, physical structure and public prison policy. The
results in relation to the provision of education and the reflection of these activities on the
performance of the prison indicate that education contributes significantly to the performance
in the prison, such as: (a) control and discipline of the prison unit; (b) peace and harmony of
the prison population; (c) factor driving the reduction of prison overcrowding through
redemption through reading; (d) promoting the reintegration of the convict into society. As a
contribution to future studies, three categories of performance indicators for Brazilian prisons
are proposed: security, care and management. In addition, new reflections are proposed on
the importance of society's awareness of the resocialization of the person deprived of liberty,
who today is contained in prisons and, tomorrow, is with you on the streets. It is hoped that
the results of this research can contribute to the improvement of prison management in Brazil. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:priscila.dferreira@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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