Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Diana Vaz de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Jardison de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T22:26:18Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T22:26:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Jardison de Oliveira. Fatores críticos de sucesso na governança da fase interna de contratações administrativas: uma pesquisa-ação na UFAC. 2022. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44006 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso (FCS) na
governança da fase interna de contratações administrativas efetuadas no âmbito do Setor
Público, tendo como fundamento a teoria burocrática e a teoria geral dos contratos. Para
tratar a questão da pesquisa e elaborar uma análise da realidade, foi realizada uma pesquisaação em um processo de contratação de prestação de serviços de mão-de-obra para preparo e
distribuição de refeições no restaurante universitário da Universidade Federal do Acre
(UFAC), mapeando todas as ações desenvolvidas durante a fase interna da referida
contratação entre agosto de 2021 e janeiro de 2022. Após 148 dias efetuando o
acompanhamento do processo objeto da análise de forma sistemática por meio da tramitação
registrada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e, presencialmente com visitas diárias
aos setores que realizavam as etapas desta fase do processo, colhendo tempo de tramitação,
quantidade de agentes envolvidos, percepções sobre as atividades realizadas e realizações de
reuniões para tratar dos motivos que levaram às dificuldades encontradas, os achados do
estudo mostram que a inexperiência da equipe de planejamento da contratação, as
dificuldades encontradas em razão das características locais com a coleta de preços e os
recorrentes erros observados na elaboração da minuta do contrato se apresentaram como os
principais gargalos observados na fase interna do referido processo de contratação. Um
projeto de intervenção então foi construído de forma conjunta e participativa, absorvendo as
propostas e atividades sugeridas pelas equipes envolvidas com vistas a solucionar as
dificuldades encontradas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fatores críticos de sucesso na governança da fase interna de contratações administrativas : uma pesquisa-ação na UFAC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contratações administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fatores críticos de sucesso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor público | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to identify the critical success factors (FCS) in the governance of the
internal phase of administrative contracts carried out within the Public Sector, based on the
bureaucratic theory and the general theory of contracts. In order to address the research
question and elaborate an analysis of the reality, an action research was carried out in a
process of contracting the provision of labor services for the preparation and distribution of
meals at the university restaurant of the Federal University of Acre (UFAC). ), mapping all
the actions developed during the internal phase of said contracting between August 2021 and
January 2022. After 148 days, systematically monitoring the process object of analysis
through the procedure recorded in the Electronic Information System (SEI) and, in person
with daily visits to the sectors that carried out the stages of this phase of the process,
collecting processing time, number of agents involved, perceptions about the activities
carried out and holding meetings to address the reasons that led to the difficulties
encountered, the findings of the study show that the inexperience of the hiring planning
team, the difficulties encountered due to the local characteristics with the collection of prices
and the recurring errors observed in the drafting of the contract were presented as the main
bottlenecks observed in the internal phase of the aforementioned contracting process. An
intervention project was then built in a joint and participatory way, absorbing the proposals
and activities suggested by the teams involved in order to solve the difficulties encountered. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|