Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44006
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JardisondeOliveiraAraújo.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Diana Vaz de-
dc.contributor.authorAraújo, Jardison de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-27T22:26:18Z-
dc.date.available2022-06-27T22:26:18Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jardison de Oliveira. Fatores críticos de sucesso na governança da fase interna de contratações administrativas: uma pesquisa-ação na UFAC. 2022. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44006-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso (FCS) na governança da fase interna de contratações administrativas efetuadas no âmbito do Setor Público, tendo como fundamento a teoria burocrática e a teoria geral dos contratos. Para tratar a questão da pesquisa e elaborar uma análise da realidade, foi realizada uma pesquisaação em um processo de contratação de prestação de serviços de mão-de-obra para preparo e distribuição de refeições no restaurante universitário da Universidade Federal do Acre (UFAC), mapeando todas as ações desenvolvidas durante a fase interna da referida contratação entre agosto de 2021 e janeiro de 2022. Após 148 dias efetuando o acompanhamento do processo objeto da análise de forma sistemática por meio da tramitação registrada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e, presencialmente com visitas diárias aos setores que realizavam as etapas desta fase do processo, colhendo tempo de tramitação, quantidade de agentes envolvidos, percepções sobre as atividades realizadas e realizações de reuniões para tratar dos motivos que levaram às dificuldades encontradas, os achados do estudo mostram que a inexperiência da equipe de planejamento da contratação, as dificuldades encontradas em razão das características locais com a coleta de preços e os recorrentes erros observados na elaboração da minuta do contrato se apresentaram como os principais gargalos observados na fase interna do referido processo de contratação. Um projeto de intervenção então foi construído de forma conjunta e participativa, absorvendo as propostas e atividades sugeridas pelas equipes envolvidas com vistas a solucionar as dificuldades encontradas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFatores críticos de sucesso na governança da fase interna de contratações administrativas : uma pesquisa-ação na UFACpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordContratações administrativaspt_BR
dc.subject.keywordFatores críticos de sucessopt_BR
dc.subject.keywordSetor públicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to identify the critical success factors (FCS) in the governance of the internal phase of administrative contracts carried out within the Public Sector, based on the bureaucratic theory and the general theory of contracts. In order to address the research question and elaborate an analysis of the reality, an action research was carried out in a process of contracting the provision of labor services for the preparation and distribution of meals at the university restaurant of the Federal University of Acre (UFAC). ), mapping all the actions developed during the internal phase of said contracting between August 2021 and January 2022. After 148 days, systematically monitoring the process object of analysis through the procedure recorded in the Electronic Information System (SEI) and, in person with daily visits to the sectors that carried out the stages of this phase of the process, collecting processing time, number of agents involved, perceptions about the activities carried out and holding meetings to address the reasons that led to the difficulties encountered, the findings of the study show that the inexperience of the hiring planning team, the difficulties encountered due to the local characteristics with the collection of prices and the recurring errors observed in the drafting of the contract were presented as the main bottlenecks observed in the internal phase of the aforementioned contracting process. An intervention project was then built in a joint and participatory way, absorbing the proposals and activities suggested by the teams involved in order to solve the difficulties encountered.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.