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Título: Avaliação para as aprendizagens na formação continuada de professores da SEEDF
Autor(es): Sousa, Roberta de Oliveira
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Educação
Professores - formação continuada
Avaliação de aprendizagem
Formação profissional - avaliação
Data de publicação: 22-Jun-2022
Referência: SOUSA, Roberta de Oliveira. Avaliação para as aprendizagens na formação continuada de professores da SEEDF. 2022. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O estudo parte de inquietações de um campo da educação que me intriga e desperta constante interesse – a avaliação para as aprendizagens. Seu objetivo geral visa desvelar como se configura a formação continuada em avaliação dos professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para responder tal objetivo, lançamos mão de três objetivos específicos: delinear o conceito de avaliação; analisar a inserção da temática avaliação para as aprendizagens na formação continuada de docentes para a SEEDF; e compreender as concepções da avaliação para as aprendizagens de acordo com os docentes das escolas públicas do Distrito Federal. A metodologia é de natureza qualitativa, fundada na pesquisa de campo, e de caráter exploratório e toma como método o crítico-dialético. Os instrumentos utilizados para geração de dados empíricos foram: entrevistas semiestruturadas com um dos membros responsável pela elaboração das Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagens, institucional e em larga escala (2014a) da SEEDF e com uma componente da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). Além disso, utilizamos questionários aplicados a professores e professoras da SEEDF e a análise bibliográfica e documental de diretrizes, normas e documentos que abarcam a avaliação e a formação continuada dos docentes. Os dados foram analisados por meio da Análise Crítica do Discurso (ADC). A fundamentação teórica pautou-se em: Villas Boas (2019, 2011), Hoffmann (2018), Méndez (2001), Hadji (2001), Freitas et al. (2009) para tratar da avaliação e Ramalho e Nuñez (2014), Curado Silva e Limota (2014), Silva (2018) para tratar da formação continuada. Os resultados assinalam que as orientações sobre avaliação ofertadas para a rede de ensino pública do Distrito Federal por meio das Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagens, institucional e em larga escala (2014a) contribuem de maneira próspera para uma inicial compreensão do que vem a ser as avaliações voltadas para as aprendizagens. Entretanto, algumas contradições foram encontradas entre o escrito e o dito por quem participou da elaboração das diretrizes, principalmente a ênfase dada aos instrumentos/procedimentos aparecendo em um discurso constante, o que pode gerar nos leitores a concepção distorcida de que a avaliação para as aprendizagens se resume à utilização de diversos instrumentos avaliativos. Quanto à formação continuada em avaliação, ela apresenta-se de forma tranversalizada nos cursos de formação, o que fortalece as concepções apresentadas pelos professores e professoras sobre avaliação tratando-a, predominantemente, como recurso didático para acompanhamento da aprendizagem e não como um processo, tanto na formação oferecida pela escola quanto na EAPE. As conclusões apontam para a necessidade de uma formação contínua em avaliação capaz de difundir, na rede pública do Distrito Federal, seja na EAPE ou na escola, uma concepção de avaliação formativa e para as aprendizagens que extrapole o modelo tradicional e métrico, imprimindo uma mentalidade democrática e inclusiva da avaliação.
Résumé: L'étude est basée sur les préoccupations d'un domaine de l'éducation qui m'intrigue et suscite un intérêt constant: l'évaluation des apprentissages. Son objectif général vise à dévoiler comment est configurée la formation continue en évaluation des enseignants du Secrétariat d'État à l'Éducation du District Fédéral (SEEDF). Pour répondre à cet objectif, nous avons trois objectifs spécifiques: exposer le concept d'évaluation; analyser l'inclusion du thème de l'évaluation pour l'apprentissage dans la formation continue des enseignants pour le SEEDF; comprendre les conceptions de l'évaluation pour l'apprentissage selon les enseignants des écoles publiques du district fédéral. La méthodologie est de nature qualitative, basée sur une recherche de terrain, et de nature exploratoire et prend comme méthode la critique-dialectique. Les instruments utilisés pour générer des données empiriques étaient les suivants: des entretiens semi-structurés avec l'un des membres responsables de la préparation des Directives d'Évaluation Éducative: apprentissage, institutionnel et à grande échelle (2014a) du SEEDF et avec une composante du sous-secrétariat de la formation continue des professionnels de l'éducation (EAPE). En outre, nous avons utilisé des questionnaires appliqués aux enseignants et aux professeurs de SEEDF et l'analyse bibliographique et documentaire des directives, normes et documents qui couvrent l'évaluation et la formation continue des enseignants. Les données ont été analysées en utilisant l'analyse critique du discours (ADC). Le fondement théorique était basé sur: Villas Boas (2019, 2011), Hoffmann (2018), Méndez (2001), Hadji (2001), Freitas et al. (2009) pour aborder l'évaluation et Ramalho et Nuñez (2014), Curado Silva et Limota (2014), Silva (2018) pour aborder la formation continue. Les résultats indiquent que les lignes directrices sur l'évaluation offertes au réseau d'éducation publique du District Fédéral à travers les lignes Directrices d'Évaluation Éducative: apprentissage, institutionnel et à grande échelle (2014a) contribuent prospèrement à une compréhension initiale de ce que viennent faire les évaluations centrées sur l'apprentissage. Cependant, certaines contradictions ont été relevées entre ce qui est écrit et ce qui est dit par ceux qui ont participé à la préparation des lignes directrices, en particulier l'accent mis sur les instruments/procédures apparaissant dans un discours constant, ce qui peut générer chez les lecteurs le concept déformé que l'évaluation de l'apprentissage se résume à l'utilisation de divers instruments d'évaluation. Quant à la formation continue en évaluation, elle est présentée de manière transversale dans les cours de formation, ce qui renforce les conceptions présentées par les enseignants sur l'évaluation, la traitant principalement comme une ressource didactique pour le contrôle des apprentissages et non comme un processus, tant dans la formation offerte par l'école que dans l'EAPE, ce qui est insuffisant. Les conclusions soulignent la nécessité d'une formation continue en évaluation capable de diffuser dans le réseau public du District Fédéral, que ce soit dans l'EAPE ou dans l'école, un concept d'évaluation formative et pour l'apprentissage qui extrapole le modèle traditionnel et métrique, imprimant une mentalité démocratique et inclusive de l'évaluation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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