Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43934
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabriellePatriciaAugustaCorrêadeOliveira.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desejo e dominação na filosofia política de Gilles Deleuze
Autor(es): Oliveira, Gabrielle Patrícia Augusta Corrêa de
E-mail do autor: gabriellecorrea02@gmail.com
Orientador(es): Bensusan, Hilan
Assunto: Deleuze, Gilles, 1925-1995 - crítica e interpretação
Filosofia política
Ética
Data de publicação: 21-Jun-2022
Referência: OLIVEIRA, Gabrielle Patrícia Augusta Corrêa de. Desejo e dominação na filosofia política de Gilles Deleuze. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação resulta de pesquisa introdutória restrita a um aspecto da filosofia política de Gilles Deleuze. Marca-se, aqui, um possível percurso de investigação sobre o problema que o filósofo apresenta ao definir o desejo como produção do real e as formas sociais como sistemas de dominação da produção desejante. Na perspectiva desta pesquisa, o problema é visto como loci privilegiado pelo filósofo, a quem interessa compreender como são produzidos e como funcionam os mecanismos de opressão, repressão e controle, os quais, conforme demonstra a crítica do pensador, determinam as subjetividades a pretenderem uma existência enquanto cópias de um modelo ideal de sujeito. O trajeto escolhido é marcado pelo entrelaçamento de noções e conceitos contidos em determinados textos do filósofo, produzidos entre os anos de 1968 a 1990, culminando com o desdobramento, do respectivo problema, na composição do conceito de Sociedade de Controle.
Abstract: This dissertation results from an introductory research restricted to an aspect of Gilles Deleuze's political philosophy. Here, a possible path of investigation is marked on the problem that the philosopher presents, when he defines desire as a production of the real and social forms as systems of domination of desiring-production. From the perspective of this research, the problem is seen as a privileged loci by the philosopher, who is interested in understanding how the mechanisms of oppression, repression and control are produced and how they work which, as the critic of the thinker demonstrates, determine the subjectivities to seek a existence as copies of an ideal model of the subject. The chosen path is marked by the intertwining of notions and concepts contained in certain texts by the philosopher, produced between the years 1968 to 1990, culminating with the unfolding of the respective problem, in the composition of the concept of Society of Control.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.