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2022_AnaLidiadeBarrosSaggese.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Gustavo de Castro e-
dc.contributor.authorSaggese, Ana Lídia de Barros-
dc.date.accessioned2022-06-01T22:18:10Z-
dc.date.available2022-06-01T22:18:10Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationSAGGESE, Ana Lídia de Barros. Guimarães Rosa e o Teatro: a adaptação de Grande sertão: veredas e a escrita cênica de Bia Lessa. 2022. 283 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43876-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa Guimarães Rosa e o teatro - A adaptação de Grande sertão: veredas e a escrita cênica de Bia Lessa debruça-se sobre recriações de textos Corpo de Baile, Sarapalha, Meu tio, o Iauaretê, Pirlimpsiquice e Cara-de-Bronze e, em particular, a escrita cênica de Grande sertão: veredas, para pensar como se deu a transposição do campo literário para o teatral. A pesquisa articula os conceitos bakhtinianos de polifonia, dialogismo e exotopia como ferramentas heurísticas para as práticas de adaptação de obras de João Guimarães Rosa para o teatro. A partir de uma metodologia de investigação histórica, documental, estética, literária e midiática, analisamos a presença do teatro na obra do autor mineiro e as adaptações realizadas. Nossas conclusões apontam para um fértil processo de enriquecimento mútuo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGuimarães Rosa e o Teatro : a adaptação de Grande sertão: veredas e a escrita cênica de Bia Lessapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRosa, João Guimarães, 1908-1967 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordRosa, João Guimarães, 1908-1967 - Grande sertão: veredas - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro (Literatura)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research Guimarães Rosa and the theater - The adaptation of Grande sertão: veredas and the scenic writing of Bia Lessa focuses on recreations of texts such as Corpo de Baile, Sarapalha, Meu tio, o Iauaretê, Pirlimpsiquice and Cara-de-Bronze and, in particular, scenic writing of Grande sertão: veredas, to think about the transposition of the literary field to the theatrical one. The research articulates the bakhtinian concepts of polyphony, dialogism and exotopy as heuristic tools for the practice of adapting João Guimarães Rosa's works to the theater. Based on a methodology of historical, documentary, aesthetic, literary and media research, we analyze the presence of theater in the work of the author from Minas Gerais and the adaptations made. Our conclusions point to a fertile process of mutual enrichment.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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