Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Jonatas Maia da | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Robson Marques | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T17:30:31Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T17:30:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Robson Marques. O Jiu-Jitsu brasileiro como conteúdo da Educação Física Escolar: uma abordagem metodológica a partir da pedagogia críticosuperadora. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43868 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A luta, uma manifestação da cultura corporal, apresenta-se como uma
possibilidade de conteúdo para a Educação Física. Este trabalho tem como objetivo
explorar a literatura referenciada em torno da Pedagogia Crítico-Superadora, a fim de
subsidiar reflexões acerca do conteúdo de lutas na Educação Física Escolar,
notadamente o Jiu-Jitsu Brasileiro, como alternativa de proposta didática de ensino. Para
tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica na qual investigamos três importantes
aspectos: 1) a constituição Jiu-Jitsu como arte marcial até se transformar no esporte de
combate denominado Jiu-Jitsu Brasileiro; 2) a demonstração do atual cenário das lutas e
do Jiu-Jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar por meio das produções científicas da
área; 3) a apresentação de uma possível proposição didática da Pedagogia CríticoSuperadora no ensino das lutas em um ensaio de aulas de Jiu-Jitsu Brasileiro na
Educação Física Escolar. Aproximamos, então, da teoria social marxista e, em particular,
da Pedagogia Histórico-Crítica, para, finalmente, abordar a teoria crítico-superadora.
Evidenciamos as influências que o Jiu-Jitsu Brasileiro sofreu pelo sistema capitalista,
desde sua origem, no Japão, até ser referendado como um esporte nacional e conteúdo
da temática lutas da Educação Física Escolar. Quanto à produção científica relacionada
ao ensino das lutas e do Jiu-Jitsu Brasileiro, assinalamos a necessidade de se alavancar
produções científico-acadêmicas que apontem aportes para o ensino dessas práticas
corporais nas escolas. Por fim, ao balizar o ensino do Jiu-Jitsu Brasileiro com a Pedagogia
Crítico-Superadora, apontamos um ensino que vai além de técnicas e táticas esportivas,
que busca a integração de professores e estudantes para a materialização de um
processo de ensino e aprendizagem que: não negue a historicidade dos indivíduos,
possua caráter lúdico, instigue a criatividade e a criticidade, por meio de reflexões da
realidade e contribua para a afirmação dos interesses de classes das camadas populares. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Jiu-Jitsu brasileiro como conteúdo da Educação Física Escolar : uma abordagem metodológica a partir da pedagogia críticosuperadora | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jiu-Jitsu brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esporte de combate | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes marciais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The fight, a manifestation of the body culture, shows itself as a possibility of content
on Physical Education. This assignment aims to explore the literature related to the
Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties in order to support reflections about the
content of fights throughout Physical Education at Schools, especially the Brazilian JiuJitsu, as a didactical alternative on teaching. Therefore, we did bibliographical research
in which we investigated three important aspects: 1) the constitution of Jiu-Jitsu as a
martial art until it became a combative sport called Brazilian Jiu-Jitsu; 2) the
demonstration, through the scientifical research, of the current scenario of fights and
Brazilian Jiu-Jitsu in Physical Education; 3) the presentation of a possible didactical
proposition on the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties in teaching fights in an
essay of Brazilian Jiu-Jitsu classes in Physical Education at Schools. So, we based on
the Marxist Social Theory and on the Historical Critical Pedagogy in order to, finally,
approach the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties. We highlighted the
influences that the Brazilian Jiu-Jitsu suffered by the Capitalist System since its origins,
in Japan, until it became a reference as a national sport and a theme on the content of
fights in Physical Education at Schools. Regarding the scientifical research related to
the teaching of fights and Brazilian Jiu-Jitsu, we pointed out the necessity of an
increase of the scientifical and academic researches that bring up contributions on the
teaching of these bodily practices at school. Lastly, by highlighting the Brazilian JiuJitsu along with the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties, we stand out that
teaching goes beyond sportive tactics. We speak up for the integration between
teachers and students in order to have done a teaching-and-learning process that
doesn’t deny the individual history, is ludic, instigates the creativity and criticality
through the reflections about reality and contributes to assure the interests of the
popular classes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|