Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43868
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RobsonMarquesFernandes.pdf751,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Jonatas Maia da-
dc.contributor.authorFernandes, Robson Marques-
dc.date.accessioned2022-06-01T17:30:31Z-
dc.date.available2022-06-01T17:30:31Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationFERNANDES, Robson Marques. O Jiu-Jitsu brasileiro como conteúdo da Educação Física Escolar: uma abordagem metodológica a partir da pedagogia críticosuperadora. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43868-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA luta, uma manifestação da cultura corporal, apresenta-se como uma possibilidade de conteúdo para a Educação Física. Este trabalho tem como objetivo explorar a literatura referenciada em torno da Pedagogia Crítico-Superadora, a fim de subsidiar reflexões acerca do conteúdo de lutas na Educação Física Escolar, notadamente o Jiu-Jitsu Brasileiro, como alternativa de proposta didática de ensino. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica na qual investigamos três importantes aspectos: 1) a constituição Jiu-Jitsu como arte marcial até se transformar no esporte de combate denominado Jiu-Jitsu Brasileiro; 2) a demonstração do atual cenário das lutas e do Jiu-Jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar por meio das produções científicas da área; 3) a apresentação de uma possível proposição didática da Pedagogia CríticoSuperadora no ensino das lutas em um ensaio de aulas de Jiu-Jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar. Aproximamos, então, da teoria social marxista e, em particular, da Pedagogia Histórico-Crítica, para, finalmente, abordar a teoria crítico-superadora. Evidenciamos as influências que o Jiu-Jitsu Brasileiro sofreu pelo sistema capitalista, desde sua origem, no Japão, até ser referendado como um esporte nacional e conteúdo da temática lutas da Educação Física Escolar. Quanto à produção científica relacionada ao ensino das lutas e do Jiu-Jitsu Brasileiro, assinalamos a necessidade de se alavancar produções científico-acadêmicas que apontem aportes para o ensino dessas práticas corporais nas escolas. Por fim, ao balizar o ensino do Jiu-Jitsu Brasileiro com a Pedagogia Crítico-Superadora, apontamos um ensino que vai além de técnicas e táticas esportivas, que busca a integração de professores e estudantes para a materialização de um processo de ensino e aprendizagem que: não negue a historicidade dos indivíduos, possua caráter lúdico, instigue a criatividade e a criticidade, por meio de reflexões da realidade e contribua para a afirmação dos interesses de classes das camadas populares.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Jiu-Jitsu brasileiro como conteúdo da Educação Física Escolar : uma abordagem metodológica a partir da pedagogia críticosuperadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordJiu-Jitsu brasileiropt_BR
dc.subject.keywordEsporte de combatept_BR
dc.subject.keywordArtes marciaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The fight, a manifestation of the body culture, shows itself as a possibility of content on Physical Education. This assignment aims to explore the literature related to the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties in order to support reflections about the content of fights throughout Physical Education at Schools, especially the Brazilian JiuJitsu, as a didactical alternative on teaching. Therefore, we did bibliographical research in which we investigated three important aspects: 1) the constitution of Jiu-Jitsu as a martial art until it became a combative sport called Brazilian Jiu-Jitsu; 2) the demonstration, through the scientifical research, of the current scenario of fights and Brazilian Jiu-Jitsu in Physical Education; 3) the presentation of a possible didactical proposition on the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties in teaching fights in an essay of Brazilian Jiu-Jitsu classes in Physical Education at Schools. So, we based on the Marxist Social Theory and on the Historical Critical Pedagogy in order to, finally, approach the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties. We highlighted the influences that the Brazilian Jiu-Jitsu suffered by the Capitalist System since its origins, in Japan, until it became a reference as a national sport and a theme on the content of fights in Physical Education at Schools. Regarding the scientifical research related to the teaching of fights and Brazilian Jiu-Jitsu, we pointed out the necessity of an increase of the scientifical and academic researches that bring up contributions on the teaching of these bodily practices at school. Lastly, by highlighting the Brazilian JiuJitsu along with the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties, we stand out that teaching goes beyond sportive tactics. We speak up for the integration between teachers and students in order to have done a teaching-and-learning process that doesn’t deny the individual history, is ludic, instigates the creativity and criticality through the reflections about reality and contributes to assure the interests of the popular classes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.