DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Silva, Nara Alinne Nobre da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T17:11:35Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T17:11:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nara Alinne Nobre da. As atividades experimentais no contexto da docência nos institutos federais do estado de Goiás: reflexões a partir da epistemologia fleckiana. 2022. 287 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43850 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a promulgação da Lei 11.892/2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia (IFs) ficaram responsáveis, entre outros, pela oferta da Educação Profissional e
Tecnológica (EPT) e, obrigatoriamente, cursos de licenciatura, inaugurando a proposta de uma
nova institucionalidade tendo entre suas finalidades e características a interiorização e a
verticalização do ensino. Passados mais de dez anos da criação dos Institutos Federais, há
poucos trabalhos sobre o contexto de atuação dos/as docentes nos cursos de Química de
diferentes níveis de ensino. Isto aliado à centralidade da experimentação nesses cursos, nos
conduziu a esta investigação objetivando identificar e caracterizar os condicionantes que
influenciam as concepções e práticas, relativas à natureza pedagógica da experimentação,
dos/as professores/as de química atuantes frente à verticalização do ensino nos Institutos
Federais do Estado de Goiás, a partir do referencial fleckiano. A pesquisa é do tipo qualitativa,
de caráter descritivo. A construção dos dados se deu por uma triangulação entre pesquisa
bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Sete professores e sete
professoras de Química vinculados/as aos campi Inhumas, Iporá, Luziânia e Uruaçu são os/as
protagonistas da investigação. A trajetória de análise dos dados seguiu os princípios do
referencial fleckiano, priorizando a análise das “diferenças” e “semelhanças nas diferenças” e
permitiu a constituição de quatro grupos de docentes. Recorrendo às categorias harmonia das
ilusões, complicações e circulação de ideias, nossos resultados apontam, nesses grupos,
concepções e práticas plurais que ora se aproximam e ora se distanciam de perspectivas
simplistas e perspectivas contemporâneas de experimentação no ensino. Também, sinalizam
como condicionantes: a formação inicial, a pós-graduação, as experiências anteriores ao
ingresso no IF, os desafios impostos pela atuação no ensino verticalizado, a participação em
projetos de ensino, e a percepção de ciência. Ao aprofundar nas análises e interpretações desses
condicionantes, solidificamos a seguinte tese: as visões contemporâneas sobre experimentação
no ensino têm como principal condicionante a circulação de ideias e práticas relativas ao ensino
de química propiciadas tanto pela trajetória acadêmica como pela trajetória profissional. Em
decorrência, propomos uma tríade teórico-metodológica para o planejamento e
desenvolvimento das atividades experimentais tendo como base os eixos defendidos para a
EPT: Cultura, Ciência, Trabalho e Tecnologia. Acreditamos que a tríade proposta pode
contribuir para aulas dialógicas, em especial, quando abordada coletivamente por
professores/as de diferentes núcleos disciplinares. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As atividades experimentais no contexto da docência nos institutos federais do estado de Goiás : reflexões a partir da epistemologia fleckiana | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Verticalização do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Química - experimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia fleckiana | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the enactment of Law 11.892/2008, the Federal Institutes of Education, Science and
Technology (IFs) were responsible, among others, for the offer of Professional and
Technological Education (EPT) and, mandatorily, undergraduate courses, inaugurating the
proposal of a new institutionality having among its purposes and characteristics the
internalization and verticalization of teaching. More than ten years after the creation of the
Federal Institutes, there are few studies on the context of the performance of teachers in
chemistry courses at different levels of education. This, together with the centrality of
experimentation in these courses, led us to this investigation aiming to identify and characterize
the conditions that influence the conceptions and practices, related to the pedagogical nature of
experimentation, of the teachers of Chemistry working in the face of the verticalization of
teaching in the Federal Institutes of the State of Goiás, from the Fleckian framework. The
research is qualitative, descriptive in nature. Data were constructed by triangulation between
bibliographic research, documentary research and semi-structured interviews. Seven professors
and seven chemistry teachers linked to the Inhumas, Iporá, Luziânia and Uruaçu campuses are
the protagonists of the investigation. The trajectory of data analysis followed the principles of
the Fleckian framework, prioritizing the analysis of "differences" and "similarities in
differences" and allowed the constitution of four groups of teachers. Using the categories
harmony of illusions, complications and circulation of ideas, our results point out, in these
groups, plural conceptions and practices that sometimes approach and sometimes distance
themselves from simplistic perspectives and contemporary perspectives of experimentation in
teaching. They also signal as conditioning factors: initial training, graduate studies, experiences
prior to admission to the IF, the challenges imposed by the performance in verticalized
education, participation in teaching projects, and the perception of science. By deepening the
analyses and interpretations of these conditions, we solidify the following thesis: contemporary
views on experimentation in teaching have as main conditioning the circulation of ideas and
practices related to the teaching of chemistry provided both by academic trajectory and by
professional trajectory. As a result, we propose a theoretical-methodological triad for the
planning and development of experimental activities based on the axes defended for EPT:
Culture, Science, Work and Technology. We believe that the proposed triad can contribute to
dialogical classes, especially when collectively addressed by teachers from different
disciplinary centers. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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