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dc.contributor.advisorSilva, Roberto Ribeiro da-
dc.contributor.authorSilva, Nara Alinne Nobre da-
dc.date.accessioned2022-05-31T17:11:35Z-
dc.date.available2022-05-31T17:11:35Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, Nara Alinne Nobre da. As atividades experimentais no contexto da docência nos institutos federais do estado de Goiás: reflexões a partir da epistemologia fleckiana. 2022. 287 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43850-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom a promulgação da Lei 11.892/2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) ficaram responsáveis, entre outros, pela oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, obrigatoriamente, cursos de licenciatura, inaugurando a proposta de uma nova institucionalidade tendo entre suas finalidades e características a interiorização e a verticalização do ensino. Passados mais de dez anos da criação dos Institutos Federais, há poucos trabalhos sobre o contexto de atuação dos/as docentes nos cursos de Química de diferentes níveis de ensino. Isto aliado à centralidade da experimentação nesses cursos, nos conduziu a esta investigação objetivando identificar e caracterizar os condicionantes que influenciam as concepções e práticas, relativas à natureza pedagógica da experimentação, dos/as professores/as de química atuantes frente à verticalização do ensino nos Institutos Federais do Estado de Goiás, a partir do referencial fleckiano. A pesquisa é do tipo qualitativa, de caráter descritivo. A construção dos dados se deu por uma triangulação entre pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Sete professores e sete professoras de Química vinculados/as aos campi Inhumas, Iporá, Luziânia e Uruaçu são os/as protagonistas da investigação. A trajetória de análise dos dados seguiu os princípios do referencial fleckiano, priorizando a análise das “diferenças” e “semelhanças nas diferenças” e permitiu a constituição de quatro grupos de docentes. Recorrendo às categorias harmonia das ilusões, complicações e circulação de ideias, nossos resultados apontam, nesses grupos, concepções e práticas plurais que ora se aproximam e ora se distanciam de perspectivas simplistas e perspectivas contemporâneas de experimentação no ensino. Também, sinalizam como condicionantes: a formação inicial, a pós-graduação, as experiências anteriores ao ingresso no IF, os desafios impostos pela atuação no ensino verticalizado, a participação em projetos de ensino, e a percepção de ciência. Ao aprofundar nas análises e interpretações desses condicionantes, solidificamos a seguinte tese: as visões contemporâneas sobre experimentação no ensino têm como principal condicionante a circulação de ideias e práticas relativas ao ensino de química propiciadas tanto pela trajetória acadêmica como pela trajetória profissional. Em decorrência, propomos uma tríade teórico-metodológica para o planejamento e desenvolvimento das atividades experimentais tendo como base os eixos defendidos para a EPT: Cultura, Ciência, Trabalho e Tecnologia. Acreditamos que a tríade proposta pode contribuir para aulas dialógicas, em especial, quando abordada coletivamente por professores/as de diferentes núcleos disciplinares.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs atividades experimentais no contexto da docência nos institutos federais do estado de Goiás : reflexões a partir da epistemologia fleckianapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordVerticalização do ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Química - experimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologia fleckianapt_BR
dc.description.abstract1With the enactment of Law 11.892/2008, the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) were responsible, among others, for the offer of Professional and Technological Education (EPT) and, mandatorily, undergraduate courses, inaugurating the proposal of a new institutionality having among its purposes and characteristics the internalization and verticalization of teaching. More than ten years after the creation of the Federal Institutes, there are few studies on the context of the performance of teachers in chemistry courses at different levels of education. This, together with the centrality of experimentation in these courses, led us to this investigation aiming to identify and characterize the conditions that influence the conceptions and practices, related to the pedagogical nature of experimentation, of the teachers of Chemistry working in the face of the verticalization of teaching in the Federal Institutes of the State of Goiás, from the Fleckian framework. The research is qualitative, descriptive in nature. Data were constructed by triangulation between bibliographic research, documentary research and semi-structured interviews. Seven professors and seven chemistry teachers linked to the Inhumas, Iporá, Luziânia and Uruaçu campuses are the protagonists of the investigation. The trajectory of data analysis followed the principles of the Fleckian framework, prioritizing the analysis of "differences" and "similarities in differences" and allowed the constitution of four groups of teachers. Using the categories harmony of illusions, complications and circulation of ideas, our results point out, in these groups, plural conceptions and practices that sometimes approach and sometimes distance themselves from simplistic perspectives and contemporary perspectives of experimentation in teaching. They also signal as conditioning factors: initial training, graduate studies, experiences prior to admission to the IF, the challenges imposed by the performance in verticalized education, participation in teaching projects, and the perception of science. By deepening the analyses and interpretations of these conditions, we solidify the following thesis: contemporary views on experimentation in teaching have as main conditioning the circulation of ideas and practices related to the teaching of chemistry provided both by academic trajectory and by professional trajectory. As a result, we propose a theoretical-methodological triad for the planning and development of experimental activities based on the axes defended for EPT: Culture, Science, Work and Technology. We believe that the proposed triad can contribute to dialogical classes, especially when collectively addressed by teachers from different disciplinary centers.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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