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2022_TiberioLimaOliveira.pdf4,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRodrigues, Marlene Teixeira-
dc.contributor.authorOliveira, Tibério Lima-
dc.date.accessioned2022-05-19T22:05:59Z-
dc.date.available2022-05-19T22:05:59Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tibério Lima. O homonacionalismo na sociabilidade do consumo de lazer LGBTI+: Fortaleza/CE. 2022. 343 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43770-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO homonacionalismo se respalda ideologicamente na defesa dos direitos das pessoas LGBTI+ pela via do progresso, mascarando frequentemente as contradições de gênero, raça/etnia, classe que se refletem na comunidade. No seu modo de existir, o homonacionalismo se manifesta de duas formas: por meio dos Estados-nações e via mercado. Essa tese de doutorado partiu deste contexto e teve como objeto de estudo o mercado de consumo LGBTI+, mais especificamente o mercado de consumo de lazer voltado para a comunidade LGBTI+ em Fortaleza, Ceará. Como objetivo geral: analisou-se a manifestação do homonacionalismo de Estado-nação e de mercado na sociabilidade de consumo do lazer na referida cidade. Do ponto de vista do método, a pesquisa fundamentou-se na teoria social crítica e na epistemologia crítica feminista como suporte nas análises, adotou-se procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, e como técnicas e instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, a observação participante, o diário de campo, entrevista semiestruturadas por intermédio da técnica “Bola de Neve”, em um primeiro momento participaram do estudo 145 pessoas LGBTI+ que responderam ao questionário no Google Forms, desse total participaram das entrevistas abertas 11 pessoas, também via questionário eletrônico. Como resultados da pesquisa observou-se algumas tendências da manifestação do fenômeno estudado: Fortaleza possui uma ampla oferta de espaços de consumo LGBTI+ segmentado, hierarquizado e paradoxal, há no contexto das políticas públicas voltadas para essa população uma espécie de manifestação do “pinkwashing à brasileira”, criou-se nos últimos anos algumas legislações sociais importantes voltadas para o combate a LGBTIfobia, porém com uma forte ausência na execução do orçamento público destinado a essas políticas. Portanto, considera-se essas dimensões são parte do homonacionalismo de Estado-nação e mercado manifestada na capital.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO homonacionalismo na sociabilidade do consumo de lazer LGBTI+ : Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHomonacionalismo de Estadopt_BR
dc.subject.keywordHomonacionalismo de mercadopt_BR
dc.subject.keywordMercado LGBTI+pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Homonationalism is ideologically supported by the defense of the rights of LGBTI+ people through progress, often masking the contradictions of gender, race/ethnicity, and class that are reflected in this community. In its mode of existence, homonationalism manifests itself in two ways: through nation-states and via the market. This doctoral thesis started from this context and had as its object of study the LGBTI+ consumer market, more specifically the leisure consumption market aimed at the LGBTI+ community in Fortaleza, Ceará. As a general objective: the manifestation of nation-state and market homonationalism in the leisure consumption sociability in the referred city was analyzed. From the point of view of the method, the research was based on critical social theory and critical feminist epistemology as a support in the analysis, we adopted methodological procedures of qualitative nature, and as techniques and research tools the bibliographic review, document analysis, participant observation, field diary, semi-structured interviews through the technique "Snowball", in a first moment participated in the study 145 LGBTI+ people who answered the questionnaire on Google Forms, from this total participated in open interviews 11 people, also via electronic questionnaire. As research results we observed some trends of the phenomenon studied: Fortaleza has a wide offer of segmented, hierarchical and paradoxical LGBTI+ consumption spaces, there is in the context of public policies aimed at this population a kind of manifestation of "pinkwashing à brasileira", it was created in recent years some important social legislation aimed at fighting LGBTIphobia, but with a strong absence in the execution of the public budget for these policies. Therefore, it is considered that these dimensions are part of the nation-state and market homonationalism manifested in this capital city.pt_BR
dc.description.abstract2El homonacionalismo se sustenta ideológicamente en la defensa de los derechos de las personas LGBTI+ a través del progreso, muchas veces enmascarando las contradicciones de género, raza/etnia, clase que se reflejan en la comunidad. En su forma de existir, el homonacionalismo se manifiesta de dos formas: a través de los estados-nación y del mercado. Esta tesis doctoral partió de este contexto y tuvo como objeto de estudio el mercado de consumo LGBTI+, más específicamente el mercado de consumo de ocio dirigido a la comunidad LGBTI+ en Fortaleza, Ceará. Como objetivo general: se analizó la manifestación del homonacionalismo del Estadonación y del mercado en la sociabilidad del consumo de ocio en esa ciudad. Desde el punto de vista del método, la investigación se basó en la teoría social crítica y la epistemología crítica feminista como apoyo en los análisis, se adoptaron procedimientos metodológicos de carácter cualitativo, y como técnicas e instrumentos de investigación la revisión bibliográfica, el análisis de documentos, la observación participante, diario de campo, entrevistas semiestructuradas utilizando la técnica “Bola de Nieve”, en un primer momento participaron en el estudio 145 personas LGBTI+ que respondieron el cuestionario en Google Forms, de las cuales 11 personas participaron en entrevistas abiertas, también vía cuestionario electrónico. Como resultado de la investigación, se observaron algunas tendencias en la manifestación del fenómeno estudiado: Fortaleza cuenta con una amplia gama de espacios segmentados, jerarquizados y paradójicos para el consumo LGBTI+, existe, en el contexto de las políticas públicas dirigidas a esta población, una especie de manifestación del “pinkwashing brasileño”, se ha creado en los últimos años una importante legislación social destinada a combatir la LGBTIfobia, pero con una fuerte ausencia en la ejecución del presupuesto público destinado a estas políticas. Por lo tanto, estas dimensiones se consideran parte del homonacionalismo del estado-nación y del mercado manifestado en la capital.pt_BR
dc.contributor.emailberio_berin@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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