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Título: Vivendo o currículo : saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília
Autor(es): Freire, Juliana de Oliveira
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Professores de educação física
Educação física escolar
Práticas pedagógicas
Currículo em Movimento
Data de publicação: 18-Mai-2022
Referência: FREIRE, Juliana de Oliveira. Vivendo o currículo: saberes e práticas pedagógicas de professores de Educação Física de crianças em Brasília. 2022. 212 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa de doutorado teve como objetivo geral analisar como os professores de Educação Física que atuam no Programa Educação com Movimento exercem sua prática pedagógica, considerando o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Assim, buscamos responder o problema da pesquisa: como os professores de Educação Física de crianças exercem sua prática pedagógica, considerando o Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal? Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: examinar, a partir da perspectiva dos próprios professores de Educação Física que atuam no Programa Educação com Movimento, as articulações entre suas práticas pedagógicas e o currículo; compreender os sentidos e significados de ser professor de Educação Física de crianças. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos consistiram em entrevistas semiestruturadas com 29 professores de Educação Física que atuavam com crianças em todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino de Brasília-DF. Para interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com o auxílio do software ATLAS.ti. O estudo justifica-se pela necessidade de se compreender, fundamentando-se no currículo, as especificidades da prática pedagógica da Educação Física escolar com crianças, na perspectiva do professor. Além disso, pretende-se contribuir com o debate acerca da legitimidade da Educação Física sobretudo na infância. É possível depreender que há diferentes modos de se compreender o currículo. Em um extremo há perspectivas que o consideram com pouca relevância. Todavia, de forma geral, os professores entrevistados consideram o documento em sua prática profissional, adaptando-o em seu cotidiano de acordo com suas realidades e necessidades. Conclui-se que o trabalho com crianças apresenta especificidades que devem ser consideradas como o planejamento, a rotina e a metodologia estruturados de modo lúdico.
Abstract: The aim of this doctoral research was to analyze how Physical Education teachers who work in the Education with Movement Program exercise their pedagogical practice, considering the Curriculum in Movement of the State Department of Education in Federal District, Brazil. Thus, we sought to answer the research problem: how do physical education teachers of children exercise their pedagogical practice, considering the Curriculum in Movement of the Secretariat of Education of the Federal District? For this purpose, specific objectives were defined: to examine, from the perspective of the Physical Education teachers themselves who work in the Education with Movement Program, the intertwining between their pedagogical practices and the curriculum; and to understand the senses and meanings of being a Physical Education teacher of children. The research is based on the qualitative approach, whose technical procedures consisted of semi-structured interviews with 29 Physical Education teachers who worked with children in all 14 Educational Regions in Brasília, Federal District. For data interpretation, content analysis was used, with the aid of the ATLAS.ti software. The study is justified by the need to understand, based on the curriculum, the specificities of the pedagogical practice of school Physical Education with children, from the teacher's perspective. In addition, it intends to contribute to the debate about the legitimacy of Physical Education especially in childhood. It is possible to understand that there are different ways to understand the curriculum. At one extreme there are perspectives that consider little relevant. However, in general, the interviewed teachers consider the document in their professional practice, adapting it to their daily lives according to their realities and needs. We conclude that working with children has specificities that must be considered such as planning, routine and methodology structured in a playful way.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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