Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4374
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_RosildaMariaAlves.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI
Outros títulos: Processes of implantation and implementation of the Mathematics and Physics Licenciature Courses at CEFET-PI
Autor(es): Alves, Rosilda Maria
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Ensino superior
Matemática - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Data de publicação: Mar-2009
Referência: ALVES, Rosilda Maria. Processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar de maneira contextualizada os processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática no Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI), no período de 2002 a 2007; ou seja, analisar os fatores facilitadores e inibidores desses dois processos. Utilizando-se a perspectiva do estudo de caso, discutiu-se o processo evolutivo da educação superior brasileira, tomando como base as universidades, até focalizar a instituição Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí; além disso, fez-se um recorte dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física. O tema referente aos citados cursos e ao debate em seu âmbito apresentou a forma como ocorreram e ocorrem as licenciaturas em destaque, bem como os marcos legais que as embasaram. Os dados coletados, por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários, permitiram uma análise qualitativa que norteou o esclarecimento da questão inicial do estudo. Os resultados demonstraram que os citados cursos estão de acordo com a legislação dessa modalidade de ensino, com uma carga horária equilibrada entre teoria e prática, ressaltando tanto os conhecimentos teóricos específicos, quanto os conhecimentos didático-pedagógicos. Os cursos investigados prezam as especificidades de um curso preparatório de atuação em sala de aula, com oferta priorizando as áreas de Ciências Exatas e Ciências Sociais e Humanas. As dificuldades na oferta dos cursos dividem-se em níveis acadêmicos e administrativos, destacando-se as questões de falta de profissionais efetivos, no que diz respeito aos que atuam nas disciplinas de caráter mais pedagógico. As outras dificuldades encontradas foram: fragmentação curricular, com oferta de disciplinas com carga horária reduzida; falta de uma pesquisa de cunho científico para a implantação dos cursos; falta de conhecimento do conteúdo constante na proposta pedagógica; esclarecimento com relação às mudanças realizadas nos cursos, no decorrer dos períodos, e infraestrutura para os cursos que necessitam de laboratório. Mesmo destacando os fatores considerados inibidores, os sujeitos avaliaram os cursos de Matemática e Física como bons, pois pontuaram com um valor médio entre sete e oito. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study was to analyse in way contextualizada the processes of implantation and implementation of the Mathematics and Physics Licenciature courses at the Federal Center of Technological Education of Piauí (CEFET-PI), from 2002 to 2007, analyzing the factors that are facilitators and obstructers of these two processes. It was used the perspective of the case study, discussing the evolutive process of the higher education in Brazil, having as basis the universities until to focus the institution Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. Besides, a cut was done in the mathematics and physics courses. The theme related to the mentioned courses and to the debate in your scope showed the way how those courses came about and still does and also their legal marks which outlined them. The collected data, by documental analysis, semi-structered interviews and questionnaires, allowed a qualitative analysis that guided the clearness of the initial question of this study. The results showed that the Mathematics and Physics licenciature courses are according to the legislation of this teaching level modality, presenting, a balanced timetable between theory and practice, standing out both the specific theoretical knowledge and the didactic pedagogical ones. The investigated courses esteem the specifications of a preparatory course of acting in a classroom, giving preference to the Exact Sciences and the Social and Human Sciences fields. The difficulties to offer the courses come from academic and administrative levels, pointing out the lack of steady professionals, especially the ones who teach subjects much more pedagogical. Other difficulties found were: curricular fragmentation, subjects with timetables diminished; lack of a scientific research to establish the courses; lack of: constant content knowledge in the pedagogical purpose; clearness related to the changes that were accomplished in the courses during the terms and infra-structure to the courses that labs are required. Even emphasizing the factors that are considered obstructers, the subjects evaluated the Mathematics and Physics Courses as good because they rated it between seven and eight.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.