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Título: Transtorno do Especto do Autismo : funções executivas e cuidado parental
Autor(es): Taglialegna, Marina Cauhi de Oliveira
E-mail do autor: marinataglialegna@gmail.com
Orientador(es): Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Funções executivas
Transtorno do Espectro Autista
Pragmática do objeto
Data de publicação: 18-Mai-2022
Referência: TAGLIALEGNA, Marina Cauhi de Oliveira. Transtorno do Especto do Autismo: funções executivas e cuidado parental. 2022. xiv, 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento das funções executivas (FE) de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) na perspectiva da pragmática do objeto, que amplia o desenvolvimento infantil para além da apropriação da linguagem e compreende o objeto como mediador semiótico na interação triádica, cujos usos e gestos privados permitem observar a construção do pensamento da criança pré-verbal. Crianças neurotípicas são inseridas em dinâmicas sociais orientadas para um determinado objetivo desde o nascimento. A verbalização apresentada no final do primeiro ano de vida evidencia a emergência do pensamento orientado para a resolução de um problema. Já o percurso do pensamento de crianças diagnosticadas com TEA emerge em meio a sistemas semióticos singulares, considerando as alterações na comunicação, oralidade e interação com pessoas e objetos relacionadas ao diagnóstico. Para melhor compreender esse processo, foi realizada a análise microgenética da interação triádica entre duas crianças dianosticadas com TEA e suas respectivas mães. Foram videogravados três momentos do desenvolvimento de cada criança, com intervalos de dois meses entre eles. Na sessão videogravada inicial a primeira participante tinha 2 anos e 3 meses, e o segundo, 1 ano e 10 meses. Trata-se de pesquisa empírica qualitativa de corte longitudinal. As videogravações foram analisadas e categorizadas com o apoio do software ELAN 5.8, e alguns trechos foram transformados em gráficos com o apoio do programa R. Realizadas na casa das famílias durante a pandemia da covid-19, as videogravações e captações de áudio foram feitas pelos próprios moradores. As categorias de análise e o referencial teórico se basearam em estudos anteriores, mas com o acréscimo de subcategorias complementares. Gestos e usos dos objetos (dois por sessão) foram analisados desde o planejamento da ação até a avaliação do objetivo alcançado pelas crianças e pelas cuidadoras implicadas na relação triádica, sendo considerados elementos verbais e não verbais enquanto mediadores semióticos relacionados à tarefa. Os resultados indicaram que crianças diagnosticadas com TEA apresentam usos protocanônicos, canônicos e rítmico-sonoros a partir dos 14 meses e que a mediação do adulto está diretamente relacionada à emergência de constructos referentes às FE no curso da ação desempenhada pela criança. As cuidadoras agiram de maneira intencional e comunicaram o objetivo da tarefa de diversas formas, contribuindo para o engajamento da criança diagnosticada. Os gestos ostensivos exploratórios e privados apresentados pelas crianças e pelas cuidadoras foram importantes preditores para o uso canônico dos objetos. As ações direcionadas ao planejamento da ação, bem como os gestos e usos dos objetos, têm função autorreguladora e correguladora nas interações triádicas analisadas.
Abstract: This research aimed to analyze the process of development of executive functions (EF) of children with autism spectrum disorder (ASD) from the perspective of object pragmatics, which extends child development beyond the appropriation of language and understands the object as a semiotic mediator in triadic interaction, whose private uses and gestures allow observing the construction of the child's pre-verbal thinking. Neurotypical children are inserted into goaloriented social dynamics from birth. The verbalization presented at the end of the first year of life evidences the emergence of problem-oriented thinking. The way of thinking of children diagnosed with ASD emerges in the midst of unique semiotic systems, considering the changes in communication, orality and interaction with people and objects related to the diagnosis. To better understand this process, a microgenetic analysis of the triadic interaction between two children diagnosed with ASD and their respective mothers was performed. Three moments of each child's development were videotaped, with intervals of two months between them. In the initial videotaped session, the first participant was 2 years and 3 months old, and the second, 1 year and 10 months. This is an empirical, qualitative longitudinal study. The video recordings were analyzed and categorized with the support of the ELAN 5.8 software, and some excerpts were transformed into graphics with the support of the R program. Held in the families' homes during the covid-19 pandemic, the video recordings and audio captures were made by the residents themselves. The categories of analysis and the theoretical framework were based on previous studies, but with the addition of complementary subcategories. Gestures and uses of objects (two per session) were analyzed from the planning of the action to the evaluation of the objective achieved by the children and caregivers involved in the triadic relationship, considering verbal and non-verbal elements as semiotic mediators related to the task. The results indicated that children diagnosed with ASD present protocanonical, canonical and rhythmic-sound uses from 14 months onwards and that adult mediation is directly related to the emergence of constructs referring to EF in the course of action performed by the child. The caregivers acted intentionally and communicated the purpose of the task in different ways, contributing to the engagement of the diagnosed child. The overt exploratory and private gestures presented by the children and caregivers were important predictors for the canonical use of objects. Actions aimed at action planning, as well as gestures and uses of objects, have a self-regulating and co-regulating role in the analyzed triadic interactions.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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