Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sidney | - |
dc.contributor.author | Andrade, Maria Aline de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T22:34:50Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T22:34:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-01 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Maria Aline de. Correia artefatos literários tornados imagens: a imagética romanesca como poética das imagens narrativas em romances gráficos. 2022. 327 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43736 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do final do século XX e início do XXI, o mundo ocidental, de forma geral,
tem sofrido constantes e grandes influências no seu modo de fazer literatura, impulsionadas
tanto pelo modo de ver o mundo (que se modifica a todo instante) quanto pela revolução
tecnológica e digital que presenciamos até os dias atuais. Essas evoluções têm impelido não
somente uma literatura calcada no verbal, mas principalmente outros fazeres narrativos que
prezam pelas imagens narrativas em seus elementos composicionais mais essenciais, como
acontece com os romances gráficos de nossos dias. A partir dessas reflexões, nossa pesquisa
demonstra como os elementos desses objetos de pesquisa estão inter-relacionando-se, tanto
em seu escopo verbal (quando estiver presente) quanto imagético, para a criação de
literariedades iconotextuais e de afigurações pictóricas (que são próprias de textos com
características dialógicas). Para esses certames, utilizamos a metodologia da crítica dialógica,
a partir de autores como Bakhtin e Luciano Ponzio, conjuntamente aos estudiosos de
quadrinhos que concorreram para os nossos desenvolvimentos, como Groensteen, Alary,
Cirne, Chinen, Vergueiro, Ramos entre outros. Com o estabelecimento do fato de que as
relações entre os elementos de constituição de um romance gráfico para a construção de seus
sentidos são singulares e complexas, propomos como neologia o termo Imagética
Romanesca para a denominação dessas inter-relações de sentidos quando providas de
características dialógicas. Para que a imagética romanesca fosse demonstrada, nosso corpus
foi constituído pelo romance gráfico espanhol Berço de corvos (2010), da autoria de Zaragoza
e Plà, instituído aqui como nosso estudo de caso. Como leituras complementares às
possibilidades da imagética romanesca, trazemos as obras Cais (2016), da autoria de Janaína
de Luna e Pedro Cobíaco, A guerra do reino divino (2001), de Jô Oliveira, e as três obras
mudas de Suzy Lee, Onda (2008), Espelho (2009) e Sombra (2010). Assim esperamos
demonstrar que a imagética romanesca possa ser entendida como a poética das imagens
narrativas em romances gráficos atuais, a qual demonstre os seus possíveis fatores de
literariedade em obras de arte como o são os romances gráficos de nossos dias. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Correia artefatos literários tornados imagens : a imagética romanesca como poética das imagens narrativas em romances gráficos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance gráfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literariedade iconotextual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagética romanesca | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | From the end of the 20th century and beginning of the 21st century, the western world,
in general, has suffered constant and great influences in its way of writing literature, driven
both by the way of seeing the world (which is changing all the time) and for the technological
and digital revolution that we are witnessing to the present day. These evolutions have driven
not only a literature based on the verbal, but mainly other narrative actions that value
narrative images in their most essential compositional elements, as happens with the graphic
novels of our days. Based on these reflections, our research demonstrates how the elements of
these research objects are interrelated, both in their verbal (when it is present) and in their
imagery scope, for the creation of iconotextual literacies and pictorial figurations (which are
typical of texts with dialogic characteristics). For these events, we used the methodology of
dialogical criticism, from authors such as Bakhtin and Luciano Ponzio, with the comic book
scholars who contributed to our developments, such as Groensteen, Alary, Cirne, Chinen,
Vergueiro, Ramos, among others. With the establishment of the fact that the relations between
the constituent elements of a graphic novel for the construction of its meanings are singular
and complex, we propose as a neology the term Romanesque Imagery for the denomination
of these interrelationships of meanings when provided with dialogical characteristics. In order
for the romanesque imagery to be demonstrated, our corpus was constituted by the Spanish
graphic novel Crows cradle (2010), by Zaragoza and Plà, instituted here as our case study. As
complementary readings to the possibilities of the romanesque imagery, we bring the works
Cais (2016), by Janaína de Luna and Pedro Cobíaco, A Guerra do Reino Divino (2001), by Jô
Oliveira, and the three silent works by Suzy Lee, Onda (2008), Espelho (2009) and Sombra
(2010). Thus, we hope to demonstrate that the romanesque imagery can be understood as the
poetics of narrative images in current graphic novels, which demonstrates its possible factors
of literariness in works of art such as the graphic novels of our days. | pt_BR |
dc.contributor.email | alinebr.1979@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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