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Título: A contextualização e a formação de professores : uma proposta de atividades experimentais contextualizadas para o curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina
Autor(es): Lima, Márcia Conceição Rocha
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Professores - formação
Professores de Ciências
Ensino de ciências
Experimentação
Data de publicação: 18-Mai-2022
Referência: LIMA, Márcia Conceição Rocha. A contextualização e a formação de professores: uma proposta de atividades experimentais contextualizadas para o curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina. 2022. [122] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A formação de professores para o Ensino de Ciências tem sido objeto de estudo de vários trabalhos de pesquisa, mostrando a necessidade de uma re(estruturação) no modelo de currículo vigente, bem como nas metodologias adotadas pelos professores formadores, atuantes nas instituições de ensino superior. Diante dessa realidade, a contextualização dos conteúdos ensinados, com foco na experimentação, pode ser aliada para promover a aprendizagem dos licenciandos. Dessa forma, o objetivo desta dissertação foi desenvolver um conjunto de experimentos contextualizados para uma disciplina introdutória de laboratório de Química, como também investigar junto aos egressos do curso as contribuições dessa proposta na formação dos futuros licenciados em Ciências Naturais. Para tanto, a proposição com os experimentos contextualizados foi apresentada a nove professores de Ciências egressos do Curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina. Essa pesquisa foi de cunho qualitativa, como metodologia de obtenção de dados foi utilizada a entrevista e para a análise dos dados, escolheu-se utilizar a Análise de Conteúdo. Com base nas análises dos dados foi possível elencar três categorias: 1 – “O ensino de Ciências e o laboratório de química”; 2 – “Ausência de uma abordagem contextualizada dos experimentos” e 3- “O laboratório de Química na perspectiva da experimentação contextualizada”. Os resultados encontrados demonstraram que os professores que participaram dessa pesquisa têm diferentes percepções do que seria contextualizar, sendo essas frequentemente consideradas como sinônimo de relacionar os conteúdos com o cotidiano. Apesar disso, todos os professores egressos do curso de Ciências Naturais da FUP acreditam que a proposta de experimentos contextualizados irá promover uma formação inicial mais integrada, não apenas com as diferentes áreas que compõe a Ciências, mas também com uma visão mais ampla das Ciências como uma construção social, presente em contexto político e econômico. Auxiliando os estudantes a pensarem de maneira mais holística e crítica frente a realidade. Portanto, espero que essa pesquisa possa trazer contribuições para a reflexão sobre a experimentação contextualizada no ensino de Ciências e que novos estudos sejam realizados buscando ampliar essa percepção.
Abstract: The formation of teachers for Science Teaching has been the object of study in several research studies, showing the need for a re(structuring) in the current curriculum model, as well as in the methodologies adopted by teacher trainers working in higher education institutions. In view of this reality, the contextualization of the contents taught, with a focus on experimentation, can be allied to promote the learning of the undergraduates. Thus, the objective of this dissertation was to develop a set of contextualized experiments as a proposal for an introductory subject in a Chemistry laboratory, as well as to investigate the contributions that this proposal makes to the formation of future graduates in Natural Sciences with the graduates of the course. To this end, a proposal for contextualized experiments was elaborated and presented to nine Science professors from the Natural Sciences Course at Faculdade UnB Planaltina. This research was of a qualitative nature, the interview was used as a methodology for data collection, and for data analysis, Content Analysis was chosen. Based on the data analysis, it was possible to list three categories: 1 – “Science teaching and the chemistry laboratory”; 2 – “Absence of a contextualized approach to experiments” and 3 – “The Chemistry laboratory from the perspective of contextualized experimentation”. The results found showed that the teachers who participated in this research have different perceptions of what it would be to contextualize, which are often considered synonymous with relating the contents to everyday life. Despite this, all the professors who graduated from the Natural Sciences course at FUP believe that the proposal of contextualized experiments will promote, as contributions, a more integrated initial education, not only with the different areas that make up Science, but also with a broader vision of Sciences as a social construction, present in a political and economic context. Helping students to think more holistically in face of reality and think more critically. Therefore, I hope that this research can bring contributions to the reflection on contextualized experimentation in the teaching of Science and that further studies are carried out seeking to broaden this perception.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.
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