http://repositorio.unb.br/handle/10482/43730
File | Description | Size | Format | |
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2022_TerezaEmiliaBritoDantas.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba | - |
dc.contributor.author | Dantas, Tereza Emilia Brito | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T17:49:25Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T17:49:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Tereza Emilia Brito. A vivência da família de uma criança autista diante do isolamento pela pandemia: uma visão da clínica familiar sistêmica. 2022. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clinica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43730 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O atual discurso social que prioriza a classificação nosológica através dos manuais de diagnóstico, em detrimento dos aspectos singulares do desenvolvimento humano, é discutível. Pacientes com TEA enfrentam, nesse processo, um diagnóstico que orienta o método e intervenções rígidas que podem negligenciar aspectos relacionais e particulares de cada caso. A terapia familiar sistêmica (TFS) oferece uma proposta em que as inter-relações ocupam espaço central, em um processo terapêutico que considera padrões familiares e busca fortalecer os atuais recursos para mudanças. Diante da pandemia por COVID-19 as famílias passaram a enfrentar um panorama ainda mais complexo. Essa dissertação buscou descrever e compreender aspectos familiares nesta situação, como também identificar contribuições da TFS neste contexto. O primeiro manuscrito apresenta uma revisão integrativa da literatura, identificando as atuais contribuições da TFS na clínica de pacientes com TEA. Foram selecionados 9 artigos, aos quais foram organizados em quatro categorias sendo essas: Demandas terapêuticas; Orientações para intervenções terapêuticas; Especificidades das linhas teóricas; Técnicas e intervenções sistêmicas. O segundo manuscrito tratou-se de um estudo de caso da família Fernandes. Após uma entrevista familiar o material foi analisado e apresentado através da Análise Temática Reflexiva de Braun e Clarke. Foram elencados os temas: História Familiar e Experiência da pandemia, sendo esse último divido em três subtemas: Pandemia e seus impactos, O espaço dos subsistemas familiares e Relações e papéis familiares. Este estudo contribui com a compreensão do cenário e retrata propostas de intervenções TFS. Estudos futuros são indicados para ampliar e consolidar as propostas de intervenções nesse campo, tanto no que diz respeito a pandemia, como também nas intervenções em TFS com TEA. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A vivência da família de uma criança autista diante do isolamento pela pandemia : uma visão da clínica familiar sistêmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terapia familiar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current social discourse which prioritizes nosological classification through diagnostic manuals, instead of singular aspects of human development, is debatable. Patients with ASD face, in this process, a diagnosis that guides the method and rigid interventions that can neglect relational aspects and particularites of each case. Systemic Family Therapy (SFT) offers a proposal in which interrelationships occupy a central space, in a therapeutic process that considers family patterns and seeks to strengthen the current resources for change. In the COVID-19 pandemic the families started to face an even more complex scenario. to The burden in these family contexts has been identified in several studies. They describe that families who have an ASD member face difficulties in communication and relationships, as well as emotional and physical exhaustion. This scenario becomes more complex in the face of the COVID-19 pandemic. This dissertation sought to describe and understand family aspects in this situation, as well as to identify contributions of SFT in this context. The first manuscript is a systematic literature review aimed at identifying the current contributions of SFT with patients with ASD. Nine articles were selected, which were organized into four categories, namely: Therapeutic demands; Guidelines for therapeutic interventions; Specifics of the theoretical lines; Systemic techniques and interventions. The second manuscript was a case study of the Fernandes family. After a family interview, the material was analyzed and presented through Braun and Clarke's Reflective Thematic Analysis. The themes were listed: Family History and Experience of the pandemic, the latter being divided into three subthemes: Pandemic and its impacts, The space of family subsystems and Family relationships and roles. This study contributes to the understanding of the scenario and portrays proposals for TFS interventions. Future studies are indicated to expand and consolidate the proposals for interventions in this field, both with regard to the pandemic, as well as in interventions in SFT with ASD. | pt_BR |
dc.contributor.email | tereza.dantas31@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
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