Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43691
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BetuelVirgílioMvumbi.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Política criminal e Estado Democrático de Direito : o caso de Angola
Autor(es): Mvumbi, Betuel Virgílio
Orientador(es): Castilho, Ela Wiecko Volkmer de
Assunto: Estado de direito
Intervenção penal
Populismo
Autoritarismo
Data de publicação: 12-Mai-2022
Referência: MVUMBI, Betuel Virgílio. Política criminal e Estado Democrático de Direito: o caso de Angola. 2021. 189 f., il. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Estado Democrático de Direito é um Estado interventivo, voltado a resolver problemas sociais, que normalmente o faz por meio de políticas públicas, que se traduzem em planos de ação voltados à concretização dos objetivos estatais. Nesta senda, destaca-se a ascenção da criminalidade e os fatores que dela derivam como um dos mais graves problemas contemporâneos, o que tem levado à opção por diversos tipos de medidas para mitigar o fenômeno, destacando-se a Política Criminal como o conjunto de ações voltadas para fazer face ao fenômeno. O trabalho é justificável pela necessidade de averiguar as consequências dos traços punitivistas na democracia angolana, destacando-se a atuação dos atores da Política Criminal angolana. O objetivo do presente do trabalho é, por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental, estudar construção da Política Criminal, em seu carril populista punitivsta, como esta se insere no contexto angolano, de forma a determinar o seu caráter, a forma de materialização e suas consequências. Conclui-se pela necessidade de utilização de um modelo racional, que integra e inclui contributos de especialistas e da própria sociedade, de formas a se evitar o punitivismo engedrado em razão dos interesses políticos e de manutenção do poder que permeiam a realidade angolana.
Resumen: El Estado de Derecho Democrático es un Estado interviniente, orientado a la solución de los problemas sociales, que normalmente lo hace a través de políticas públicas, que se traducen en planes de acción orientados a la consecución de los objetivos estatales. En este camino, el auge de la criminalidad y los factores que se derivan de ella se destacan como uno de los problemas contemporáneos más graves, lo que ha llevado a la opción de diferentes tipos de medidas para mitigar el fenómeno, destacando la Política Penal como un conjunto de acciones encaminadas a hacer frente al fenómeno. El trabajo se justifica por la necesidad de investigar las consecuencias de los rasgos punitivos en la democracia angoleña, destacando el papel de los actores de la política criminal angoleña. El objetivo del presente trabajo es, a través de la investigación bibliográfica y documental, estudiar la construcción de la política criminal, en su vía punitiva populista, pues se inserta en el contexto angoleño, para determinar su carácter, la forma de materialización y sus consecuencias. Se concluye que existe la necesidad de utilizar un modelo racional, que integre e incluya aportes de especialistas y de la propia sociedad, para evitar el punitivismo engendrado por intereses políticos y mantenimiento del poder que permean la realidad angoleña.
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.