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Título: “Que puxa!” : o solilóquio shakespeareano em Peanuts e Valente
Autor(es): Romualdo, Gabriel Franklin
E-mail do autor: gfranklin87@gmail.com
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Literatura comparada
Histórias em quadrinhos
Teatro
Shakespeare, William, 1564-1616 - crítica e interpretação
Data de publicação: 5-Mai-2022
Referência: ROMUALDO, Gabriel Franklin. “Que puxa!”: o solilóquio shakespeareano em Peanuts e Valente. 2021. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Essa dissertação propõe estabelecer uma comparação entre duas obras quadriníticas: Peanuts, do norte-americano Charles M. Schulz, e Valente, do brasileiro Vitor Cafaggi. Para tanto, empreende-se, numa perspectiva (poli/eco)sistêmica, à análise de uma zona fronteiriça entre elas e outras linguagens artísticas, qual seja, a representação ficcional de subjetividade através da utilização do solilóquio. Como ponto de início para um posterior aprofundamento na questão, propõe-se o estudo do solilóquio na obra de William Shakespeare, renomado escritor e dramaturgo, notoriamente conhecido pela utilização deste recurso dramático e narrativo. Após, define-se, identifica-se e quantifica-se, dentro das obras quadrinísticas citadas, a ocorrência do solilóquio, para, por fim, analisar-se a forma como essa ocorrência as aproxima e conecta, dentro de uma proposta de geração de cumplicidade e empatia no público.
Abstract: This dissertation proposes to establish a comparison between two comic strips: Peanuts, by the North American Charles M. Schulz, and Vincent, by the Brazilian Vitor Cafaggi. In order to achieve that, from a (poly/eco)systemic perspective, the analysis of a border area between them and other artistic languages is undertaken, that is, the fictional representation of subjectivity through the use of soliloquy. As a starting point for further deepening the issue, it is proposed a study of the soliloquy in the work of William Shakespeare, renowned writer and playwright, famously known for the use of this dramatic and narrative resource. Afterwards, the occurrence of the soliloquy is defined, identified and quantified, within the aforementioned comic strips, in order to, at the end, analyze how this occurrence brings them together and connects them within a proposal for the generation of complicity and empathy in the audience.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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