Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Müller, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Dutra, Cristian Pedro Rubini | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T21:25:07Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T21:25:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Cristian Pedro Rubini. Estilos de vida de crianças da periferia do Distrito Federal: educação, infância e pobreza. 2021. 138 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43626 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a presente tese tenho como objetivo principal investigar os estilos de vida de um
grupo de crianças, de oito e doze anos de idade, da periferia do Distrito Federal.
Considerando estilos de vida a partir de Pierre Bourdieu (1983, 2008) como atividades,
ações e propriedades advindas do "habitus" que resultam em uma certa unidade de
práticas sociais com princípios geradores que são eminentemente coletivos, busco
através de métodos qualitativos realizados com crianças participantes de uma OnG
localizada em área periférica, investigar dimensões e episódios significativos de sua
vida, de forma a compor perfis e episódios de relevância sociológica (SOUZA, 2012;
2018; BOURDIEU, 2012) acerca delas. Para tanto, inicio tratando como o conceito de
estilos de vida está em grande medida relacionado com o conceito de classe social
da sociologia relacional, para, posteriormente, abordar a ideia de classes populares e
seu princípio da “necessidade” como gosto e virtude enquanto gerador de práticas
sociais, para, posteriormente procurar contextualizar o conceito de classes populares
no Brasil a partir de dois autores relevantes no debate acadêmico acerca dessas
discussões: Claudia Fonseca (2002, 2004) a partir da abordagem cultural das vidas
das classes populares no Brasil; e Jessé Souza (2018) a partir do contexto de “ralé
estrutural”. Tais discussões são procedidas por análises a respeito da escolarização
de crianças de classes populares e por investigações acerca de diferentes dimensões
da vida social das mesmas inspiradas por metodologias de trajetórias de vida da
sociologia relacional, porém realizadas no tempo presente. No capítulo a respeito de
metodologia, início abordando características da localidade de Terra Molhada e
prossigo descrevendo as cinco crianças participantes da pesquisa. Como proposta de
análise está a construção de perfis das crianças baseados em observação
participativa a partir de dados coletados em visitação às residências, caminhadas pelo
território, participação nas atividades da OnG e de informações obtidas através de
diálogos com familiares das crianças e voluntários da OnG. Os perfis, além de uma
apresentação pormenorizada das crianças, tratam de três âmbitos: relações
escolares; familiares e de sociabilidade; e da instituição pesquisada. Além disso,
contém a descrição de episódios significativos para a compreensão do estilo de vida
e das disposições das crianças participantes. Por fim, o trabalho contém um capítulo
comparativo com a finalidade de compreender as diferenças entre as cinco crianças
nos três âmbitos já mencionados. Como conclusão, ressalto as potencialidades que
pesquisas participativas com crianças e que fazem uso de diferentes fontes e
metodologias podem possuir na possibilidade de contar suas histórias da melhor
maneira possível. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estilos de vida de crianças da periferia do Distrito Federal : educação, infância e pobreza | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferias urbanas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estilos de vida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classes populares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With this thesis I aim to investigate the lifestyles of a group of children, aged between
eight and twelve, from inner city of Distrito Federal, Brazil. Considering lifestyles based
on Pierre Bourdieu (1983, 2008) as activities, actions and properties arising from the
"habitus" that result in a certain unity of social practices with generative principles that
are eminently collective, I aim through qualitative methods carried out with children’s
participants of an NGO located in a slum area, investigate significant dimensions and
episodes of their lives, in order to compose profiles and episodes of sociological
revelance (SOUZA, 2012; 2018; BOURDIEU, 2012) about them. Therefore, I begin by
dealing with how the concept of lifestyles is to a large extent related to the concept of
social class in relational sociology, to later address the idea of popular classes and
their principle of "necessity" as taste and virtue as a generator of social practices, an
after that seek to contextualize the concept of popular classes in Brazil from two
relevant authors in the academic debate about these discussions: Claudia Fonseca
(2002, 2004) by the cultural approach regarding the lives of popular classes in Brazil;
and Jessé Souza's (2018) “structural scum”. Such discussions are proceeded by
analyzes about the schooling of children from popular classes and by investigations
about different dimensions of their social life, inspired by life trajectory methodologies
of relational sociology, but carried out in the present time. In the methodologic chapter,
I address the characteristics of Terra Molhada (Wet Land) location and continue by
describing the five children participating in the research. The analysis proposal is the
construction of children’s profiles based on participatory observation from data
collected from visits to homes, walks through the territory, participation in NGO
activities and information obtained through dialogues with family members and NGO
volunteers. The portraits, in addition to a detailed presentation of the children, deal with
three dimensions: school relationships; family and sociability relations; and relation on
the NGO. In addition, contains the description of significant episodes for the
understanding of the children's lifestyle and dispositions. Finally, the work adds a
comparative chapter in order to understand the differences between the five children
in the three mentioned above dimension. In conclusion, I emphasize the potential that
participatory research with children and use of different sources and methodologies
brings the possibility of telling their stories in the best possible way. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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