Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marlene Teixeira | - |
dc.contributor.author | Costa, Zora Yonara Torres | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T21:10:29Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T21:10:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Zora Yonara Torres. Educação profissional, permanência estudantil e desigualdades raciais e de gênero: o IFB-Gama. 2022. 178 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43614 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta Tese de doutorado tem como objetivo investigar de que modo as dimensões racial e de
gênero, identificadas como situação de vulnerabilidade social, se colocam no Auxílio
Permanência Presencial, da Política de Assistência Estudantil, do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - campus Gama. Neste sentido, primeiramente
resgatamos as memórias que compunham este debate, verificando que na educação profissional
pública em 1909, ano em que foi criada, houve ingresso mínimo de estudantes negros/as. Outro
ponto importante refere-se à rememoração antecessora à origem em 1909, pois, como podemos
verificar, a formação da “colonialidade-modernidade” reverberou na dinâmica societária que se
seguiu. Conforme podemos observar no decorrer da história, a desigualdade racial de cunho
estrutural e suas contradições potencializaram e firmaram o viés racista-sexista-classista. A
partir da expansão da rede de educação profissional houve mais oportunidades de acesso por
parte da população negra e, assim, a presença de novos elementos para a materialização do
debate. Partimos de dados relacionados à educação profissional e à questão racial, e
compreendemos que raça, gênero e classe são categorias que se apresentam interseccionadas
na formação social brasileira. Dessa maneira, o acesso (ingresso-permanência estudantil) da
população negra à educação profissional acontece em meio a antagonismos societários que
estão presentes nesta dinâmica, daí a importância das políticas de ações afirmativas e de
assistência estudantil. De forma a atingir o objetivo da presente Tese, organizamos nossa
pesquisa em 4 capítulos e considerações finais, a saber: 1) contextualização das mudanças
recentes na educação profissional pública brasileira; 2) aproximação ao debate sobre racismo,
sexismo, classismo e branquitude, a partir das categorias educação profissional pública, raça,
gênero e interseccionalidade; 3) discussão sobre acesso, ingresso e permanência, tendo em
perspectiva o auxílio permanência presencial; e 4) análise do programa Auxílio Permanência
Presencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, do campus
Gama, com vistas a observar como a dimensões racial e de gênero se materializam nesse espaço.
Sendo assim a presente pesquisa, a partir de uma postura crítica, volta-se ao passado de modo
a compreender o que está posto no presente. Para tanto, nos valemos do método materialista
histórico-dialético, de modo a evidenciar o que está nas entrelinhas do que foi pesquisado.
Assim, pretendemos responder como as desigualdades racial e de gênero, identificadas como
situações de vulnerabilidade social, emergem na Política de Assistência Estudantil.
Elucidamos ainda que, para isso, nos aproximamos do objeto de pesquisa a partir de uma
abordagem qualitativa, recorrendo, ainda, à análise documental. Importante dizer que nosso
locus de pesquisa foi o espaço do IFB, campus Gama, em que fizemos o levantamento dos
dados e documentos, reunindo informações de modo a trazer memórias para compreender o que
está posto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação profissional, permanência estudantil e desigualdades raciais e de gênero : o IFB-Gama | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questão racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The doctoral thesis aims to investigate how the racial and gender dimensions, identified as a
situation of social vulnerability, are placed in the In-person Permanence Assistance, of the
Student Assistance Policy, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of
Brasília - Gama campus. In this sense, we first rescued the memories that made up this debate,
verifying that in public professional education in 1909, the year it was created, the entrance was
minimal for black students in this period. Another important point refers to the predecessor
remembrance of the origin in 1909, because as we can verify the formation of “colonialitymodernity” reverberated on the societal dynamics that followed. As we can see in the course of
history, structural racial inequality and its contradictions have strengthened and established the
racist-sexist-classist bias. From the expansion of the professional education network, there were
more opportunities for access by the black population and thus the presence of new elements
for the materialization of the debate. We start from data related to professional education and
racial issues, and we understand that race, gender and class are categories that are intersected
in Brazilian social formation. Thus, the access (student admission-stay) of the black population
to professional education takes place during societal antagonisms that are present in this
dynamic, hence the importance of affirmative action and student assistance policies. In order to
achieve the objective of this thesis, we organized our research in 4 chapters and the final
considerations, thus, 1) contextualization of recent changes in Brazilian public professional
education; 2) approach to the debate on racism, sexism, classism and whiteness, based on the
categories of public professional education, race, gender, and intersectionality; 3) discussion
about access, admission and permanence, having in perspective the assistance permanence in
person and; 4) analysis of the in-person permanence presence assistance program of the Federal
Institute of Education, Science and Technology of Brasília, on the Gama campus, in order to
observe how the racial and gender dimensions materialize in this space. Thus, the present
research, from a critical stance, turns to the past in order to understand what is placed in the
present, for that we make use of the methodology, starting from the historical-dialectical
materialism, in order to highlight what is in the between the lines of what was researched. Thus,
we intend to answer the question that guided this journey with regarding to how racial and
gender inequalities, identified as a situation of social vulnerability, emerge in the Student
Assistance Policy. We also clarify that for this we approach the research object with
investigative techniques that supported us as documentary research, we use a qualitative
approach, we also resort to document analysis. It is important to say that our research locus took
place in the IFB space, Gama campus, where we collected data and documents, gathering
information in order to bring back memories to understand what is being posted. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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