Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43582
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_DanielSousaNobleTeixeira.pdf3,33 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Fátima Aparecida dos-
dc.contributor.authorTeixeira, Daniel Sousa Noble-
dc.date.accessioned2022-04-29T22:03:38Z-
dc.date.available2022-04-29T22:03:38Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Daniel Sousa Noble. Place branding: o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar: um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”. 2021. 134 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43582-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEntende-se que linguagem contemporânea urbana busca por um espaço de atuação diante do desejo da singularidade. O Place Branding - ou a gestão da marca de lugares - ganha força como objeto no que tange a ações de marketing aplicadas para o desenvolvimento local. Não obstante, a geração de políticas associadas à prática criativa, do ponto de vista econômico, tem sido considerada no escopo do planejamento das cidades ao redor do mundo. Dessa forma, no presente estudo, buscou-se investigar a contribuição exercida pelo design, enquanto campo de contribuição para o discurso social, para o protagonismo cidadão nas políticas de promoção do seu próprio ambiente tendo como foco a marca “Brasília, Cidade Criativa do Design pela UNESCO”. O estudo compreende uma etapa de fundamentação teórica, na qual discute questões relacionadas ao comportamento da cidade pelo viés da cultura com o apoio de autores como Marshall Sahlins e Roque de Barros Laraia; a compreensão de lugar por Milton Santos, place branding por Simon Anholt e Mihalis Kavaratizs; bem como o estudo do design como ferramenta de inovação social debatido por Ezio Manzini. A metodologia da pesquisa compreende fundamentação teórica, na qual discute questões relacionadas aos principais conceitos como imagem e identidade. Além disso, realizou-se pesquisa survey com os residentes que trabalham no âmbito da economia criativa, a fim de compreender a percepção em relação a marca. Com a pesquisa inicial, foi possível aproximação com a realidade dos participantes visando envolvimento no diálogo da construção de sua marca local.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlace branding : o design na articulação do protagonismo social por meio da marca-lugar : um estudo de caso sobre a marca “Brasília, cidade criativa do design pela Unesco”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPlace brandingpt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordCidades criativaspt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Contemporary urban language seeks a space of action in view of the desire for singularity. Place Branding - or the management of the place brand - gains strength as an object in terms of marketing actions applied to local development. Nevertheless, the generation of policies associated with creative practice, from an economic point of view, considered in the scope of city planning around the world. Thus, the present study aims to investigate the contribution made by design, as a field of contribution to social debate, for citizen protagonist in policies to promote their own environment, focusing on the brand “Brasília, Creative City of Design by UNESCO”. The study comprises a stage of theoretical foundation, in which it discusses issues related to the behavior of the city from the perspective of culture with the support of authors such as Marshall Sahlins and Roque de Barros Laraia; understanding of place by Milton Santos, place branding by Simon Anholt and Mihalis Kavaratizs; as well as a study of design as a social innovation tool discussed by Ezio Manzini. The research methodology includes the theoretical foundation, in which it discusses issues related to the main concepts such as image and identity, as well as design itself in the social innovation process. In addition, a field research with residents who work in the creative economy to understand the perception of the brand. With the initial research, it was possible to identify the reality of the participants involved in the dialogue about building their own local brand.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43582/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.