Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43545
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_CátiaReginaBragaMartins.pdf
Restrito
4,46 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Análise das concepções de leitura no discurso de professores participantes de projeto de formação continuada
Autor(es): Martins, Cátia Regina Braga
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Leitura - educação
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Leitura
Professores
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: MARTINS, Cátia Regina Braga. Análise das concepções de leitura no discurso de professores participantes de projeto de formação continuada. 2003. ix, 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Este trabalho analisa as concepções de leitura de um grupo de professores, envolvido em um Projeto de Formação Continuada em Leitura - Arte de Contar Histórias - realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), na regional de Ensino do Plano Piloto, Brasília, durante o período de junho a dezembro de 2002. Em uma relação dialógica e participativa entre pesquisadora e participantes da pesquisa, os alunos da Oficina, e coordenadores do projeto, fez-se uma análise das concepções de leitura construídas pelos sujeitos da pesquisa em sua trajetória de vida. A oficina proporcionou a coleta e análise dos dados referentes às concepções de leitura a partir dos relatos de vida (oral e escrito) dos participantes e das dinâmicas de sensibilização e de fundamentação teórica para o trabalho docente com a leitura. No diálogo estabelecido entre os participantes e a pesquisadora, obteve-se uma narrativa significativa sobre a questão da leitura na escola e as concepções dos professores a respeito do ato de ler. A análise dos relatos de vida revela indícios: da formação do professor enquanto leitor; de suas concepções de leitura; da sua atuação com a leitura no âmbito escolar; do desenvolvimento de uma vontade de fazer diferente e de saber mais; da consciência da importância do trabalho com a leitura na escola; do desejo de transformação da própria prática; da necessidade de participação na criação e realização de projetos de leitura nas escolas. O estudo evidencia também que há diferentes discursos sobre leitura, presentes nas concepções dos professores, assim como em seus próprios discursos. Quando identificados e compreendidos esses discursos possibilitaram a revelação das concepções individuais e consensuais de leitura dos sujeitos da pesquisa. Ademais, a perspectiva dos relatos de vida para a compreensão das concepções de leitura dos professores, também indica a ocorrência de uma experiência de diálogos, com diferentes tipos de sujeitos ouvintes/pensantes/falantes/atuantes. Essa experiência não apenas tornou singular a contribuição dos sujeitos da pesquisa para a compreensão das questões levantadas pelo estudo, como apontou para diferentes possibilidades de compreensão e conhecimento da questão da leitura e da formação de leitores.
Abstract: This study focuses on concepts and beliefs of a group of teachers engaged in a further education project, and concerns their views towards reading education . The group of teachers was attending a workshop:" The art of telling stories", sponsored by the Secretary of Education of Brasília, Federal District, Brazil, which took place from |June to December 2002. It is a qualitative study and data was collected through the interaction between the Researcher and the Teachers. The latter produced extensive written narratives about their life histories. The data thus obtained was complemented through interviews. The analysis of both the oral and written data reveals the teachers' concepts about their own reading history as well as their pedagogic action to further reading habits in school. A range of variation of patterns in the ways they view reading in their former roles as students and their present roles as teachers was found. It also showed that the teachers are eager to get more information about the importance that reading has in their own education as readers and in their efforts to form good readers. The research draws very much on Bakhtin's concepts of the dialogic functions between the speaker and hearers. This study can contribute to a better understanding of the reading education in schools.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.