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Título: Avaliação funcional de pavimentos urbanos : estudo de caso em Valparaíso de Goiás
Outros títulos: Functional evaluation of urban sidewalks : a case study in Valparaíso de Goiás
Autor(es): Macena, Lorena Nunes de
Zanchetta, Fábio
Assunto: Pavimentos
Avaliação
Data de publicação: 23-Mai-2021
Editora: Revistas Brasileiras Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
Referência: MACENA, Lorena Nunes de; ZANCHETTA, Fábio. Avaliação funcional de pavimentos urbanos: estudo de caso em Valparaíso de Goiás. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 5, p. 44015-440, 23 maio 2021. DOI:10.34117/bjdv7n5-021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/29186/23016. Acesso em: 25 abr. 2022.
Resumo: A malha viária de um município representa uma parcela significativa do seu patrimônio, portanto, deve ser adequadamente mantida. Uma ferramenta que auxilia a tomada de decisão com base em critérios racionais é um Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos –SGPU. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em Valparaíso de Goiás/GO. Foram avaliados 150 segmentos de pista e realizadas avaliações subjetivas e objetivas, ambas com notas variando de 0 a 100, sendo 100 para o pavimento em condição muito boa. Na avaliação objetiva foram avaliados 10defeitosda superfície dos pavimentos, com suas respectivas severidade e extensão, conforme o Manual de Identificação de Defeitos do Strategic Highway Research Program –SHRP/FWHA, 2014.A análise se baseou na estatística descritiva e no teste de hipótese t de Student, com 95% de confiança. Os resultados apresentaram um valor médio do ICP para a avaliação subjetiva de 76e de 83para a objetiva. Pode-se concluir, com base nos resultados encontrados, que as avaliações subjetiva e objetiva não são equivalentes, mas sim complementares.
Abstract: The road network of a municipality represents a significant portion of its assets, therefore, it must be properly maintained. A tool that helps decisionmaking based on rational criteria is an Urban Pavement Management System -SGPU. This work presents a case study carried out in Valparaíso de Goiás/GO. A total of 150 roadway segments were evaluated and subjective and objective evaluations were performed,both with grades ranging from 0 to 100, 100 being for sidewalk in a very good condition. In the objective evaluation, 10 sidewalk surface defects were evaluated, with their respective severity and extent, according to the Defect Identification Manual of the Strategic Highway Research Program -SHRP/FWHA, 2014. The analysis was based on descriptive statistics and Student's t hypothesis test with 95% confidence level. The results showed a mean PCI value for the subjective evaluation of 76 and 83 for the objective one. It can be concluded, based on the results found, that the subjective and objective evaluations are not equivalent, but complementary.
Licença: Brazilian Journal of Development - PRIVACY STATEMENT ... The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ Fonte: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/about/submissions#onlineSubmissions. Acesso em: 25 abr. 2022.
DOI: 10.34117/bjdv7n5-021
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