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Título: A influência da urbanização na paisagem acústica e o conhecimento de estudantes da educação básica sobre a ecologia das aves
Autor(es): Araujo, Angela Dutra
Orientador(es): Machado, Ricardo Bomfim
Assunto: Índices acústicos
Bioacústica
Cerrados
Áreas urbanas
Ecologia - estudo e ensino
Aves - ecologia
Data de publicação: 18-Abr-2022
Referência: ARAUJO, Angela Dutra. A influência da urbanização na paisagem acústica e o conhecimento de estudantes da educação básica sobre a ecologia das aves. 2021. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As áreas antropicamente modificadas tem aumentado cada vez mais. Nessas áreas, os seres humanos e a fauna silvestre, principalmente as aves, dividem os mesmos ambientes. Assim, o objetivo geral desse trabalho foi entender melhor como as aves respondem aos ambientes urbanos e como os seres humanos entendem os aspectos ecológicos existentes entre esses ambientes e as aves. No primeiro capítulo fiz um estudo sobre as paisagens acústicas que compõem os ambientes naturais, rurais e urbanos de um gradiente presente no Distrito Federal (DF). O objetivo desse capítulo foi avaliar as paisagens acústicas dos ambientes que compõem o gradiente e sua influência sobre a diversidade de aves. Para a coleta de dados amostrais, realizei gravações nos meses de fevereiro, outubro e dezembro de 2020 (período chuvoso) utilizei gravadores digitais programáveis, distribuídos em 24 pontos estabelecidos nas áreas que compõem o gradiente. As gravações (formato wave, monofônico, de 16 bits com 48 kHz) iniciavam 30 minutos antes do alvorecer até 2 horas depois. Calculei cinco índices acústicos cujos valores refletem as características da paisagem acústica dos ambientes (o Índice de Diversidade acústica – ADI – o Índice de Complexidade Acústica – ACI – o Índice Bioacústico – BI – o Índice de Entropia total – H – e o Índice Normalizado da Diferença da Paisagem Acústica – NDSI). Eu esperava que esses índices apresentassem valores decrescentes no sentido áreas naturais – rurais – urbanas de baixa densidade – urbana de alta densidade. Gerei métricas da paisagem a partir de buffersde 300 m e 600 m para a avaliação das características do entorno dos pontos de amostragem – distância de cada ponto até uma área de cerrado sentido restrito (d_cerr), distância até matas (d_mata), distância até áreas de baixa urbanização (d_urb1), distância até áreas de alta urbanização (d_urb2). Calculei também os valores do Índice de Vegetação com Diferença Normalizada (NDVI), heterogeneidade ambiental (div), a proporção de áreas nativas (nat) e a diversidade de manchas (np) no entorno de cada ponto amostrado. O ADI, o índice H e o NDSI apresentaram valores decrescentes com a distância das áreas naturais, o BI apresentou valores crescentes, enquanto o ACI não apresentou correlação com as variáveis da estrutura da paisagem utilizadas neste estudo. Encontrei correlação positiva entre a heterogeneidade ambiental e os índices ADI e NDSI. A diversidade de manchas apresentou correlação positiva somente com o ADI. Com esses resultados, confirmei que as coberturas vegetais, principalmente as de áreas nativas, têm grande relevância para a diversidade de espécies. Assim, este trabalho valida a importância que as coberturas vegetais, principalmente as áreas naturais, têm na composição do mosaico urbano. No segundo capítulo, com a aplicação de um questionário, realizarei um levantamento sobre os conhecimentos que estudantes da rede pública de ensino do DF têm sobre ecologia das aves e sobre aves presentes na região do DF. Estudei as propostas pedagógicas das escolas participantes da pesquisa e fiz um levantamento das atividades pedagógicas realizadas por elas. Verifiquei se havia projetos pedagógicos voltados para o ensino de ecologia, principalmente ecologia da avifauna. Assim, pude verificar se as atividades realizadas nas escolas influenciam no aumento do aprendizado dos estudantes sobre a ecologia das aves. O objetivo deste capítulo foi comparar diferenças no nível de conhecimento de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (último ano do ensino fundamental, o que garante que os estudantes já estudaram conceitos ecológicos ensinados durante o ensino fundamental). As análises do questionário foram realizadas observando três aspectos: morar em área urbana ou rural, tempo que frequenta a mesma escola maior ou menor que dois anos (considerando tempo em que as escolas estão realizando trabalhos remotos durante o período de cuidados com a pandemia do coronavírus) e escolaridade da família (verificar se há interferência no conhecimento de acordo com a escolaridade da mãe/pai ou responsável legal). Meus resultados mostraram que existe diferença significativa nas respostas dadas para as questões sobre espécies conhecidas pelos estudantes e sobre reconhecer ou não a imagem de um ninho de joão-de-barro (Furnarius rufus, Furnariidae) entre estudantes que frequentam a escola pesquisada a mais ou menos de dois anos. Encontrei diferença significativa entre as respostas de estudantes que vivem em áreas urbanas e rurais para questões sobre as funções dos cantos das aves. Não houve diferença significativa para as respostas das outras questões presentes no questionário. Nenhuma das escolas realiza atividades com a finalidade de entender as funções ecológicas das aves, mas todas realizam atividades voltadas para o meio ambiente, o que pode auxiliar de alguma forma o aprendizado sobre ecologia.
Abstract: The antropically modified areas have increased in recent decades. In these areas, humans and wildlife, especially birds, share the same environments. Thus, the general objective of this work was to better understand how birds respond to urban environments and how humans understand the ecological aspects existing between these environments and birds. In the first chapter I made a study about the acoustic landscapes that make up the natural, rural and urban environments of a gradient present in the Federal District (DF). The objective of this chapter was to evaluate the acoustic landscapes of the environments that make up the gradient and its influence on the diversity of birds. For the collection of sample data, I made recordings in the months of February, October and December 2020 (rainy season) I used programmable digital recorders, distributed in 24 points established in the areas that make up the gradient. The recordings (wave format, monophonic, 16-bit with 48 kHz) started 30 minutes before dawning up to 2 hours later. I calculated five acoustic indices whose values reflect the characteristics of the soundscape of the environments (Acoustic Diversity Index - ADI - Acoustic Complexity Index - ACI - Bioacoustic Index - BI - Total Entropy - H - and Normalized Difference Soundscape Index - NDSI). I predicted these indices to present decreasing values according to the gradient (native areas – rural areas – low density urban areas – high density urban areas). I generated landscape metrics from buffers of 300 m and 600 m to evaluate the characteristics of the surroundings of the sampling points – distance from each point to an area of cerrado stricto (d_cerr), distance to forests (d_mata), distance to areas of low urbanization (d_urb1), distance to areas of high urbanization (d_urb2). I also calculated the values of the Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), environmental heterogeneity (div), the proportion of native areas (nat) and the diversity of patches (np) around each sampled point. The indices ADI, H and NDSI presented decreasing values with the distance from the natural areas, BI presented increasing values with the distance from the natural areas, while the ACI did not present correlation with the variables of the landscape structure used in this study. I found a positive correlation between environmental heterogeneity and the ADI and NDSI. The diversity of patches showed a positive correlation only with the ADI. These results show that vegetation cover, especially native areas, have great relevance for species diversity. Thus, this work validates the importance that vegetation cover, especially native areas, have in the composition of the urban mosaic. In the second chapter, with the application of a questionnaire, I conducted a survey about the knowledge of the students from public school system of the Federal District have about the ecology of birds and birds that are common in the region of DF. I studied the pedagogical proposals of the schools participating in the research and surveyed the pedagogical activities carried out by them. I checked if there were pedagogical projects aimed at teaching ecology, especially ecology of the avifauna. Thus, I was able to verify whether the activities performed in the schools influence the increase of students' learning about the ecology of birds. The objective of this chapter was to compare differences in the level of knowledge of 9th grade students (last year of elementary school, which ensures that students have already studied ecological concepts taught during elementary school). The analyses of the results of the questionnaire were performed observing three aspects: living in urban or rural areas; time attending the same school greater than or less than two years (considering time when schools are performing remote work during the period of care for the coronavirus pandemic) and family schooling (check for interference in knowledge according to the education of the parents). My results showed that there is a significant difference in the answers given to the questions about species known by the students and about recognizing or not the image of a nest of Furnarius rufus among students who attend the school surveyed for more or less than two years. I found a significant difference between the answers of students living in urban and rural areas for questions about the functions of bird songs. There was no significant difference for the answers of the other questions in the questionnaire. None of the schools carries out activities about the ecological functions of birds, but all of them perform activities focused on the environment, which can help in some way the learning about ecology.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ecologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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