Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aranha, Márcio Iorio | - |
dc.contributor.author | Rossi, Rodrigo de Oliveira Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T18:01:13Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T18:01:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | ROSSI, Rodrigo de Oliveira Santos. Consórcios públicos educacionais: o cooperativismo intermunicipal e a sua relevância para implementação das políticas públicas educacionais. 2021. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43486 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata dos consórcios públicos como arranjo jurídico interfederativo para a
implementação de políticas públicas educacionais de forma descentralizada. Em particular,
busca-se examinar de que modo a Administração Pública brasileira, à luz da teoria cooperativa
do pacto federativo, pode aprimorar a execução das políticas públicas e, dessa maneira,
compreender se – e em que medida – o contorno jurídico atual, os mecanismos de governança
federativa existentes e os influxos da teoria da regulação responsiva podem conduzir ao
direcionamento estratégico dos consórcios públicos. Os métodos de estudo envolvem uma
pesquisa bibliográfica, a análise descritiva das fontes normativas e a aplicação de entrevista em
profundidade com os secretários municipais de Educação de uma experiência de consórcio
público intermunicipal vocacionado à execução das políticas educacionais do norte do Paraná
chamada Codinrop. Como linha mestra, assume-se a premissa de que o consórcio público, como
modo de ação instrumental para a gestão associada de serviços públicos, é o instrumento mais
adequado a acomodar o caráter dinâmico e a natureza dialógica das relações federativas
brasileiras, bem como a transversalidade das políticas públicas educacionais. O trabalho tem
como objetivo aquilatar o desenvolvimento desse arranjo interfederativo na legislação
brasileira, no seio do paradigma da teoria da regulação responsiva e da governança da educação,
em que se observa o reposicionamento e a materialização da cooperação intergovernamental
para a centralidade da preocupação estatal. O trabalho demonstra, ao final, que a modulação
jurídica de interdependências por meio de estratégias regulatórias indutora de cooperação entre
os entes municipais pode garantir maior efetividade e responsividade às políticas públicas
educacionais. Ainda, o trabalho aponta que, embora não se constitua em uma panaceia para
todos os desafios da gestão pública municipal, tampouco resposta única para a concretização
do regime de colaboração, que demanda regulamentação do Sistema Nacional de Educação, a
utilização do arranjo jurídico-institucional do consórcio público tem a potencialidade de
garantir aos governos locais instrumentos aptos a enfrentar os desafios comuns e, assim,
sobrepujar a assimetria entre os entes federativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Consórcios públicos educacionais : o cooperativismo intermunicipal e a sua relevância para implementação das políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consórcios públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pacto federativo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research deals with intergovernmental agreements as an inter-federative legal framework
for the implementation of decentralized educational public policies. It aims to examine how the
Brazilian Public Administration, in the light of the cooperative theory of the federative pact,
can improve the execution of public policies. Thus, understanding if – and how – under the
current legal framework, the federative governance mechanisms, and the influence of the theory
of responsive regulation can lead to the strategic direction of public consortia. The methods of
study involve a bibliographical research, descriptive analysis of normative sources and the
application of an in-depth interview with the municipal secretaries of education of an
experience of an inter-municipal public consortium dedicated to the execution of educational
policies in northern Paraná, called Codinorp. As a guideline, it is assumed that the public
consortium, as an instrumental mode of action for the associated management of public
services, is the most appropriate instrument to accommodate the dynamic character and
dialogical nature of Brazilian federative relations, as well as the transversality of educational
public policies. The work aims to assess the development of this inter-federative arrangement
in Brazilian legislation, within the paradigm of responsive regulation and education governance
theory, in which the repositioning and materialization of intergovernmental cooperation for the
centrality of state concern is observed. The work demonstrates, in the end, that the legal
modulation of interdependencies through regulatory strategies inducing cooperation between
municipal entities can guarantee greater effectiveness and responsiveness to public educational
policies. Still, the work points out that, although it is not a panacea for all the challenges of
municipal public management, nor is it a single response to implement the collaboration regime,
which demands the need for regulation of the National Education System, the use of the legalinstitutional arrangement of the public consortium has the potential to guarantee local
governments instruments capable of facing common challenges and, thus, overcoming the
asymmetry between federative entities. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo trata de los consorcios públicos como un acuerdo legal interfederativo para la
implementación de políticas públicas educativas de manera descentralizada. En particular,
busca examinar cómo la Administración Pública brasileña, a la luz de la teoría cooperativa del
pacto federativo, puede mejorar la implementación de las políticas públicas, y así entender si -
y hasta qué punto- en el esquema legal actual, los mecanismos existentes de gobernanza
federativa y las influencias de la teoría de la regulación responsiva pueden conducir a la
dirección estratégica de los consorcios públicos. Los métodos de estudio involucran una
investigación bibliográfica, análisis descriptivo de fuentes normativas y la aplicación de una
entrevista en profundidad con los secretarios municipales de educación de una experiencia de
un consorcio público intermunicipal dedicado a la ejecución de políticas educativas en el norte
de Paraná, denominado Codinorp. Se asume que el consorcio público, como modo de acción
instrumental para la gestión asociada de los servicios públicos, es el instrumento más adecuado
para acomodar el carácter dinámico y dialógico de las relaciones federativas brasileñas, así
como la transversalidad de políticas públicas educativas. El trabajo tiene como objetivo evaluar
el desarrollo de este arreglo inter-federativo en la legislación brasileña, dentro del paradigma
de la regulación receptiva y la teoría de la gobernanza educativa, en la que se observa el
reposicionamiento y materialización de la cooperación intergubernamental para la centralidad
de la preocupación estatal. El trabajo demuestra, en definitiva, que la modulación legal de las
interdependencias a través de estrategias regulatorias que induzcan a la cooperación entre las
entidades municipales puede garantizar una mayor efectividad y capacidad de respuesta a las
políticas públicas educativas. Aún así, el trabajo señala que, si bien no es una panacea para
todos los desafíos de la gestión pública municipal, ni es una respuesta única para implementar
el régimen de colaboración, que demanda la necesidad de regulación del Sistema Educativo
Nacional, el uso de El ordenamiento jurídico-institucional del consorcio público tiene el
potencial de garantizar a los gobiernos locales instrumentos capaces de enfrentar desafíos
comunes y, así, superar la asimetría entre entidades federativas. | pt_BR |
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