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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Marcello-
dc.contributor.authorCouto, Roberto Vinícios Lessa do-
dc.contributor.authorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorPaulucci, Laura-
dc.contributor.authorMonteiro, Fábio Ferreira-
dc.date.accessioned2022-04-18T15:12:53Z-
dc.date.available2022-04-18T15:12:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43483-
dc.description.abstractA partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geralpt_BR
dc.title.alternativeTeaching astronomy : a didactic approach based on the Theory of General Relativitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAstronomiapt_BR
dc.subject.keywordTeoria da relatividade geralpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157pt_BR
dc.description.abstract1From the analysis of an articulation between the cognitive perspectives of David Ausubel’s meaningful learning and the educational ones of the research communities present in Matthew Lipman’s philosophy program, this article discusses the development of an educational product on astronomy topics. The application was made in a third-year class of public high school in the Federal District. The classes were divided into four major themes: universal gravitation and the solar system; general relativity; black holes; and gravitational lenses. Diversified content, activities and approaches were mediated by digital educational technologies and the evaluations considered proficiency as levels of expression of the respective psychological and educational theories. The results revealed the students’ enthusiasm and interest in the proposed themes. It was also possible to verify indicators of the development of reasoning skills, concept formation, investigation, translation, and evidence of significant learning. Finally, it was possible to conclude that the insertion of themes related to astronomy and modern and contemporary physics are viable in high school, even in the precarious context of the public school, in contrast to the current physics curriculum, worn out and based mainly on classical and methodological approaches that are often diffuse.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4945-3169pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8078-3065pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1041-6064pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6597-5859pt_BR
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