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Título: Duas escolas durante a pandemia da Covid-19 : um diálogo entre a etnografia e o behaviorismo radical
Autor(es): Queiroz, Lara Rodrigues
E-mail do autor: q.rodrigues.lara@gmail.com
Orientador(es): Flores, Eileen Pfeiffer
Assunto: Pandemia
Educação inovadora
Escolas públicas
Etnografia
Contingências culturais
Ensino remoto
Educação libertadora
Covid-19
Data de publicação: 14-Abr-2022
Referência: QUEIROZ, Lara Rodrigues. Duas escolas durante a pandemia da Covid-19: um diálogo entre a etnografia e o behaviorismo radical. 2021. 278 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho versa sobre a pandemia da Covid-19 como um desnudar de contingências atuantes em duas escolas: uma privada, considerada oferecedora de uma educação inovadora e, como contraponto, uma escola pública. Construiu-se uma escrita etnográfica com inspirações em uma postura contextualista e funcional embasada no behaviorismo radical em que a educação virou foco devido ao contexto de pandemia e, consequentemente, o distanciamento físico imposto, pois foi preciso implementar o ensino remoto. A construção dos dados ocorreu a partir de contatos diversificados com as duas escolas, entre eles: entrevistas, observação de aulas virtuais e participação em reuniões pedagógicas. A partir das adaptações e desafios enfrentados por cada uma das escolas, foi possível observar o descortinar de contingências que denunciam as estruturas de poder atuantes para a manutenção do controle social – controle em seu sentido ordinário do conceito. Além disso, a construção de uma perspectiva sobre a educação enquanto um instrumento potente que pode estar à serviço tanto da manutenção como da transformação do status quo. Os resultados mostraram que, dentre as contingências que se desnudaram, está a dissolução de pré concepções acerca das relações complexas entre o status de práticas inovadoras e convencionais ao observar as estratégias de enfrentamento adotas por cada escola. Ficou evidenciado que, em um contexto regido pela lógica neoliberal, na escola particular, por um lado, desnudaram-se as contingências mercadológicas que regiam seu funcionamento, mas agora ainda mais dominantes. Enquanto que, na escola pública, desnudouse como o neoliberalismo se infiltrou na esfera pública. Então, essa complexidade e também as discrepâncias entre o que as escolas queriam ser e o que elas conseguiam ser sob o domínio das contingências que a regeram se tornaram mais evidente. Ao mesmo tempo, o contexto da Covid-19 revelou o poder de resistência e de criatividade perante as dificuldades vividas nas duas escolas. Ocorreram movimentos de contracontrole, buscando manter a autonomia das docentes e das estudantes e fortalecer uma pedagogia emancipadora. Ademais, observa-se também que o reconhecimento enquanto uma educação inovadora não é uma questão de decisão meramente pedagógica, mas, sobretudo, política. Neste sentido, para se construir uma educação emancipatória necessariamente esta deve estar ao alcance dos grupos marginalizados.
Abstract: This study looked at how changes brought about by the Covid-19 pandemic both affected and revealed contingencies acting in two elementary-to-middle schools in Brazil: a private school offering alternative (child-led and ecology-centered) education in a rural area and, as a counterpoint, a public, inclusive mainstream school in an urban area. Our method was ethnographic, including interviews with school staff, observation of online classes and participation in school meetings. Data was interpreted using a functional and contextual lens based on the principles of radical behaviorism. In the context of the pandemic, the educational aims and priorities of each school came sharply into focus, due to the need for rapid changes and adaptations imposed by the need for physical distancing, and therefore for remote learning. By looking at the adaptations and challenges faced by each of the schools, it was possible to unveil contingencies that had been hitherto less evident, but had been present all along, many of which favored maintenance of social control (control in the ordinary sense of the concept) and the status quo, independently of the school´s innovative discourse and upfront pedagogy, but others as well evidenced movements of countercontrol and change. Specifically, the results of this study suggested complex relationships between each school´s stated innovative or conventional practices and their concrete practices, as expressed through the coping strategies adopted by each school when forced to face constant changes in policy and in the overall scenario, including the hundreds of thousands of deaths in the country, the constant uncertainty of when or whether to reopen educational institutions and the lack of access of less privileged families to even the most basic means of access to remote learning. In the private school, the governance of market-led contingencies suffused by the logic of neoliberalism were shown to be much more determinant than it seemed in pre-pandemic times. Meanwhile, conflicts amongst staff in the public school revealed how neoliberalist and meritocratic thinking tends to infiltrate the public sphere, even whilst encountering resistance. As the communities in each school struggled to find solutions, large discrepancies were revealed between what each school wished to be, and what they actually managed to be, under the domain of the complex contingencies brought about by the pandemic. At the same time, the context of Covid-19 revealed the power of resistance and creativity in the face of difficulties experienced at the two schools. Counter-control movements took place, seeking to maintain the autonomy of teachers and students and strengthen an emancipatory pedagogy. In conclusion, our results suggest that the obtainment of a legitimately innovative and transformative educational process is never the result of merely pedagogical decisions nor of pedagogical methods, but rather depends deeply and is inseparable from the broader social, cultural and economic contingencies that govern the establishment´s functioning. For a truly transformative school to be possible, emancipatory education must necessarily be within reach of marginalized groups.
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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