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Título: Narrativas de orientadoras educacionais de escolas públicas : contribuições a partir da atualidade da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal
Autor(es): Gomes, Karina Mondianne de Sousa Oliveira
E-mail do autor: mailto:kkmondianne@gmail.com
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Orientadores educacionais
Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)
Orientação educacional
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 14-Abr-2022
Referência: GOMES, Karina Mondianne de Sousa Oliveira. Narrativas de orientadoras educacionais de escolas públicas: contribuições a partir da atualidade da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal. 2021. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A proposta do trabalho da Orientação Educacional no Distrito Federal é desenvolver ações em prol da formação integral dos sujeitos para que atuem com maior participação, autonomia, criticidade, protagonismo e cidadania em suas práticas sociais. A escolha do tema se justifica pela importância da orientação educacional nas escolas e pela ausência de trabalhos específicos no campo da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a atuação das orientadoras educacionais em escolas públicas do Distrito Federal da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho- DF, privilegiando a Educação de Jovens e Adultos-EJA do período noturno. Nesse sentido, a questão central que permeia a pesquisa é: como é/está a atuação das orientadoras educacionais na Educação de Jovens e Adultos do período noturno em escolas públicas da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho-DF? A pesquisa teve abordagem qualitativa, fundamentada nos princípios das pesquisas narrativas e buscou compreender o objeto em um processo contextualizado que envolve aspectos sociais, pessoais e políticos. Assim sendo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e para produção do corpus, as entrevistas narrativas e o diário de campo. As entrevistas foram realizadas com cinco orientadoras da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, que aceitaram o convite voluntariamente. A fundamentação teórica teve como principais bases sobre a orientação educacional: Grinspun (2011, 2018), documentos e relatórios técnicos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEE/DF. Acerca da ação integrada e coletiva: Fusari (1993). No campo da EJA: Arroyo (2005, 2017). Sobre narrativas, Souza (2006a, 2014); Jovchelovitch e Bauer (2000, 2002). Sobre tempos de pandemia, Silva (2020). Como resultado, chegou-se às considerações quanto ao trabalho dessas orientadoras a partir de suas falas: compreendem a orientação educacional numa perspectiva coletiva; reconhecem a EJA e suas especificidades; reconhecem a importância do trabalho integrado com a equipe gestora e pedagógica, as famílias e as redes de apoio; ressaltam a importância da formação inicial e da formação continuada e referem carência desses espaços. Em especial sobre a EJA, revelam que buscam promover espaços coletivos de reflexão com estudantes e professores; apontam as dificuldades das escolas noturnas que afetam o trabalho, tais como: falta de servidores; impossibilidade do uso de todos os espaços físicos da escola; reduzida frequência da direção; inexistência de parceria com as famílias; falta de parcerias com redes de apoio no horário noturno; dificuldade de acesso dos estudantes às ferramentas tecnológicas e ampliação de demandas na pandemia e na volta às aulas. Diante disso, foi proposto como produto final da pesquisa um curso de aperfeiçoamento para orientadoras(es) educacionais do noturno, com formato de rodas de conversa e carga horária de sessenta horas (60h/a).
Abstract: The proposal of the Educational Guidance work in the Federal District is to develop actions in favor of the integral formation of the subjects so that they act with greater participation, autonomy, criticality, protagonism and citizenship in their social practices. The choice of theme is justified by the importance of educational guidance in schools and by the absence of specific works in the field of YAE- Youth and Adult Education. This research had as a general objective to analyze the performance of educational advisors in public schools in the Federal District that work in the Regional Coordination of Education of Sobradinho-DF, privileging the YAEYouth and Adult Education at night. Thus, the main question that permeates the research is: how is the role of educational advisors in Youth and Adult Education at night in public schools of the Regional Coordination of Education of Sobradinho-DF? The research had a qualitative approach, based on the principles of narrative research and aimed to understand the object in a contextualized process that involves social, personal and political aspects. In this way, bibliographical and documental research was used, and for the production of the corpus, narrative interviews and the field diary were used.Five supervisors from the Regional Coordination of Teaching of Sobradinho, who voluntarily accepted the invitation, were interviewed. The theoretical proof had as main bases on the educational orientation: Grinspun (2011, 2018), as well as documents and technical reports from the Secretary of State for Education of the Federal District-SEE/DF. About integrated and collective action: Fusari (1993). In the field of YAE: Arroyo (2005, 2017). On narratives, Souza (2006a, 2014); Jovchelovitch and Bauer (2000, 2002). On pandemic times, Silva (2020). As a result, reflections on the work of these advisors were reached based on their speeches: they understand educational guidance from a collective perspective; recognize YAE (Youth and Adult Education) and its specificities; recognize the importance of integrated work with the management and pedagogical team, families and support networks; emphasize the importance of initial training and continuing education and note the lack of these spaces. Especially on YAE (Youth and Adult Education), they reveal that they seek to promote collective spaces for reflection with students and teachers; they point out the difficulties of night schools that affect work, such as: lack of servers; impossibility of using all physical spaces in the school; marked absence of school managers; lack of partnership with families; lack of partnerships with support networks at nighttime; difficulty of student access to technological tools and lack of resources in the pandemic and back to school. Therefore, as the final product of the research, a refresher course for educational advisor(s) of the night shift was proposed, with the format of conversation circles and a workload of sixty class hours (60h/a).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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