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Título: Quando o governo é o mercado : compras governamentais e inovação em serviços de software
Autor(es): Moreira, Marina Figueiredo
Orientador(es): Vargas, Eduardo Raupp de
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Compras (Serviço público)
Serviços de informação
Software
Data de publicação: 27-Abr-2010
Referência: MOREIRA, Marina Figueiredo. Quando o governo é o mercado: compras governamentais e inovação em serviços de software. 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo considera a utilização das compras governamentais como instrumentos para a indução de inovações em prestadoras de serviços de software e tem por objetivo investigar a relação entre a prestação de serviços de software ao governo federal e o surgimento de inovações. Trata-se de um estudo de casos múltipos, com dez unidades de análise, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com profissionais de perfis estratégico e técnico nas empresas relatando inovações em três momentos: pré-venda, prestação de serviço e pós-venda. Utiliza-se codificação temática para a construção de categorias de análise para os dados. As inovações identificadas são analisadas à luz dos modelos da teoria de inovação em serviços. Os resultados apontam surgimento de inovações no atendimento a clientes governamentais mesmo quando não se identifica intencionalidade em sua indução por parte dos clientes. As soluções inovadoras desenvolvidas, no entanto, se mostram mais voltadas ao atendimento às necessidades de cumprimento de etapas e processos burocráticos que à obtenção de benefício econômico, o que restringe sua difusão no mercado e limita sua aplicação à esfera governamental. Para uma política de estímulo à inovação, é premente que os requisitos para fornecimento governamental sejam efetivos na indução de inovações capazes de serem difundidas na economia. Para obter a máxima utilização do potencial de desenvolvimento econômico de uma inovação, as empresas devem buscar processos que gerem inovações extensíveis ao atendimento ao mercado de forma ampla, não limitando seu fornecimento a clientes governamentais. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study considers the use of public procurement as an instrument of innovation induction in software companies and intends to investigate the relation between software service rendering to the federal government and the appearance of innovations. It is, in fact, a multiple case study, containing ten analysis units, with the execution of semi-structured interviews with professionals that have technical and strategic profiles within their companies, narrating innovations in three stages: presale, service rendering and post sale. It makes use of thematic codification to build data analysis categories. The identified innovations are analysed through the models of the innovations in services theory. The results lead to the outbreak of innovations in governmental client attending even when there is no identified willfulness in their induction by the client. Developed innovative sollutions, however, show themselves more orientated to fulfil the stage accomplishment needs and bureacratic procedures than to obtain economical benefit, which restricts their market diffusion and limits their governmental sphere application. For a innovation instigation policy it is urgent that the requirements for governmental supplying are effective on the induction of innovations that are capable of being diffused in the economy. In order to obtain maximum usage of a innovation’s economical development potential, the companies must search for processes that generate innovations extensible to attend the market extensively, no restraining their suplying to governmental clients.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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