Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
dc.contributor.author | Caneca, Gabriel Lira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T20:34:51Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T20:34:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.citation | CANECA, Gabriel Lira. Ensino de guitarra e desenvolvimento da audiação: reflexões com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. 2021. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43438 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de um relato de pesquisa acerca de como o estímulo ao desenvolvimento da
audiação, algo equivalente ao pensar musical, é contemplado no ensino de guitarra no Brasil, tendo
como referencial teórico a Teoria de Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon, ainda pouco difundido
no País. Sendo a guitarra um instrumento quase centenário e presente em inúmeras manifestações
musicais ao redor do mundo, este trabalho justifica-se na medida em que se faz necessária a avaliação
constante de como o ensino do instrumento tem contemplado as necessidades de aprendizagem dos
aspirantes a guitarristas na sua formação musical. Para a etapa de coleta de dados, foi utilizada
metodologia mista, combinando um estudo de caso, em que um professor de guitarra foi entrevistado e
teve suas aulas observadas, e uma pesquisa bibliográfica, em que foram consultadas teses e dissertações
oriundas de programas de pós-graduação brasileiros que tratam sobre o ensino de guitarra. A análise de
dados surge como fruto da triangulação entre os dados coletados por meio do estudo de caso, da pesquisa
bibliográfica e da Teoria de Aprendizagem Musical, sobretudo as contribuições apresentadas nas obras
escritas pelo autor fundador de tal teoria. Constatou-se que, dentre as práticas de ensino analisadas, o
desenvolvimento da audiação é constantemente posto em segundo plano. Em seu lugar, é priorizado o
ensino de teoria musical como forma de compensar a dificuldade do aluno em orientar audiacionalmente
a sua performance no instrumento. Por mais que os professores do instrumento reconheçam a relevância
da audiação para a prática musical, o pouco foco dado ao desenvolvimento do pensar musical dos
aprendizes de guitarra surge como resultado de um desconhecimento sobre como organizar
pedagogicamente o ensino dos diversos conteúdos trazidos para a sala de aula de forma a assegurar uma
maior possibilidade de desenvolvimento musical dos seus alunos. Neste sentido, a Teoria de
Aprendizagem Musical se manifesta como uma possível aliada para superar as contradições presentes
no atual estado do ensino de guitarra no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de guitarra e desenvolvimento da audiação : reflexões com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Audiação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento da audiação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria de Aprendizagem Musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gordon, Edwin, 1927-2015 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This is a research report about how development of audiation, based on Edwin Gordon’s Music Learning
Theory, is contemplated in the teaching of guitar in music schools in Brazil. Given the fact that the guitar
is an instrument that is almost a century old, and it is present in countless musical manifestations around
the world, it is important to evaluate whether current guitar teaching methods reach the learning goals
of guitar students in developing their musical skills. In addition, this work contributes with the
application of Gordon's Music Learning Theory in Brazil, once such theory is still not widespread in
Brazilian music schools. The methodology used for the data collection is a combination of a case study
in which a guitar teacher was interviewed and had his lessons observed, and bibliographic research based
on theses and dissertations from Brazilian programs of mastering and doctorate degrees in music. It was
found that the development of audiation is rarely prioritized, and constantly put in the background.
Nevertheless, the teaching of music theory is prioritized as a way of compensating the difficulty of
students in audiationally guiding their performance on the instrument. As much as guitar teachers
recognize the relevance of audiation to musical practice, the little focus they give to the development of
audiation of their guitars students results from a lack of knowledge about how to pedagogically organize
the teaching subjects they bring to the classroom to ensure a greater development of musical skills of
their students. In this sense, the Music Learning Theory of Gordon appears as a possible ally to overcome
the contradictions present in the current state of guitar teaching in Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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