Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, José Alexander | - |
dc.contributor.author | Miranda, Thiago Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T17:43:05Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T17:43:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Thiago Barbosa de. Avaliação do efeito da montagem cabo/ grampo de suspensão sobre a vida em fadiga de cabos condutores de alumínio 6201 e 1120. 2021. xx, 117 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43430 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cabos condutores de energia em linhas de transmissão estão submetidos a carregamentos cíclicos
devido a ação do vento - o que pode levar a falhas por fadiga dos fios do cabo condutor. A fadiga
ocasionada pela vibração eólica tem como característica principal o fretting que ocorre nos pontos de
contato entre os fios do condutor. Em geral, o local mais crítico para ocorrência de falhas é próximo ao
grampo de suspensão, pois é nessa região que o cabo é exposto às maiores tensões de flexão e também
cargas compressivas devido ao aperto do grampo. Dessa forma o grampo de suspensão está diretamente
ligado ao fenômeno de fadiga em cabos condutores. Por conta da relevância do grampo de suspensão
na fadiga do condutor, esse trabalho se propõe a avaliar experimentalmente o efeito de grampos de
suspensão tipo metálico, metálico com armadura, elastomérico e HAES (helically attached elastomeric
suspension) na vida em fadiga de cabos condutores fabricados a partir do alumínio 1120 e da liga de
alumínio 6201. O estudo divide-se em três partes que avaliam: o impacto do tipo de grampo na tensão
de flexão nos fios do condutor na região de acoplamento, as consequências da utilização de material
elastomérico no grampo de suspensão sobre a vida em fadiga de condutores e o efeito do tipo de grampo
sobre o comportamento das zonas de contato entre os fios do condutor. As três etapas basearam-se em
ensaios de vibração dos condutores realizados nas bancadas do Laboratório de Cabos e Integridade
Estrutural da Universidade de Brasília, as quais foram adaptadas para ensaios com diferentes tipos de
grampos de suspensão. Com relação ao estudo da tensão de flexão, foi constatado que o elastômero,
quando comparado com o grampo metálico, reduz a deformação dos fios na região de acoplamento
enquanto a armadura pré-formada teve pouco impacto nessa análise. Nessa etapa também foi averiguado
que a formulação de Poffenberger-Swart se adequa apenas aos grampos metálicos e também foram
propostas adequações para o emprego dessa formulação em grampos elastoméricos. Na segunda etapa
constatou-se uma significativa melhora da performance em fadiga dos condutores montados em
grampos elastoméricos quando comparados com o desempenho dos mesmos condutores montados em
grampos metálicos. Por fim, foi constatado que cada tipo de grampo impacta de forma diferente na
pressão de contato e no nível de deslocamento entre os fios do condutor na região de acoplamento do
condutor com o grampo de suspensão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação do efeito da montagem cabo/ grampo de suspensão sobre a vida em fadiga de cabos condutores de alumínio 6201 e 1120 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linhas de transmissão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grampos de suspensão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cabos condutores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Overhead conductors are subject to cyclic loading due to wind action. This can lead to fatigue
failure of the conductor wires. In general, the most critical place for failure to occur is close to the
suspension clamp, as it is in this region that the cable is exposed to the greatest bending stresses and
also compressive loads due to the clamp's tightening. In general, the most critical location for failures is
close to the suspension clamp, as it is in this region that the cable is exposed to the greatest bending
stresses and also compressive loads due to the clamp's tightening. Thus, the suspension clamp is directly
linked to the phenomenon of fatigue in conductors. Due to the relevance of suspension clamps in
conductor fatigue, this work proposes to experimentally evaluate the effect of metallic, armored metallic,
elastomeric and HAES (helically attached elastomeric suspension) suspension clamps on the fatigue life
of 1120 aluminum and 6201 aluminum alloy conductors. The study is divided into three parts that assess:
the impact of the type of clamp on the bending stress in the conductor wires in the coupling region, the
consequences of using elastomeric material in the suspension clamp on the fatigue life of conductors
and the effect of clamp type on the behavior of the contact zones between conductor wires. The three
stages were based on vibration tests of the conductors carried out on the benches of the Fatigue and
Structural Integrity of Overhead Conductors Laboratory at the University of Brasília, which were
adapted for tests with different types of suspension clamps. Regarding the study of bending stress, it
was found that the elastomer, when compared to the metallic clamp, reduces the deformation of the
wires in the coupling region, while the preformed reinforcement had little impact on this analysis. At
this stage, it was also verified that the Poffenberger-Swart formulation is suitable only for metallic
clamps, and adjustments were also proposed for the use of this formulation in elastomeric clamps. In
the second stage, there was a significant improvement in the fatigue performance of conductors mounted
on elastomeric clamps when compared with the performance of the same conductors mounted on metal
clamps. Finally, it was found that each type of clamp has a different impact on the contact pressure and
on the displacement level between the conductor wires in the region where the conductor is coupled
with the suspension clamp. | pt_BR |
dc.contributor.email | thiago.enm@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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