Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Vera Marisa Pugliese de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Camila Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T21:33:27Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T21:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ana Camila Maria de. A cerâmica ameríndia na historiografia da arte brasileira: entre o acervo Pe. João Alfredo Rohr e o Modernismo. 2021. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43413 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As peças de cerâmica ameríndia, comumente compreendidas como
tapajônicas e marajoaras, são objetos de estudo para acadêmicos e artistas, sendo
inseridas de diferentes modos no âmbito da história da arte. No entanto, tais objetos
se encontram domiciliados em alguns campos de conhecimento, sobretudo a
arqueologia e a antropologia, cada um com seus interesses, métodos e abordagens.
Esta dissertação parte do estranhamento sobre seis possíveis apliques cerâmicos
tapajônicos que integram a coleção arqueológica do Padre João Alfredo Rohr, em
Brasília. Em um primeiro momento, a pesquisa se dedicou a identificar, dentro do
possível, o percurso dessas peças até sua chegada a Brasília, o que revelou algumas
dissonâncias acerca de sua pertinência nessa coleção e mesmo em alguns estudos
basilares relacionados ao seu tombamento como patrimônio nacional. Em um
segundo momento, pesquisamos métodos de leitura de imagens consagrados pela
história da arte, que também têm sido utilizados por arqueólogos e antropólogos,
objetivando a legibilidade desses objetos. Destacamos dentre esses métodos de
leitura o formal e o iconográfico, por possibilitarem, em termos, a legibilidade de
objetos dotados de interesse artístico. Mesmo que esses objetos não-ocidentais, ora
arqueológicos ora etnológicos sejam eventualmente considerados artísticos, o terceiro
momento da pesquisa dedicou-se a identificar como eles têm sido inseridos na história
da arte, inclusive por artistas que mediaram sua recepção desde o modernismo, como
é o caso de Vicente do Rego Monteiro, Theodoro Braga, Carlos Hadler e Manoel
Pastana. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A cerâmica ameríndia na historiografia da arte brasileira : entre o acervo Pe. João Alfredo Rohr e o Modernismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte ameríndia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerâmica tapajônica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modernismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design modernista | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Amerindian ceramic pieces, commonly known as “tapajônicas” and
“marajoaras” in Brazil, are objects of study for academics and artists, being inserted in
different ways in the field of art history. However, these objects are domiciled in some
fields of knowledge, especially archaeology and anthropology, each with their own
interests, methods and approaches. This thesis is based on the strangeness involving
six possible ceramic appliques that are part of the archaeological collection of Father
João Alfredo Rohr, in Brasilia. At first, the research was dedicated to identifying, as far
as possible, the route of these pieces until their arrival in Brasilia, which revealed some
dissonances about their pertinence in this collection and even in some basic studies
related to the fact that they were listed as a national heritage. In a second moment, we
researched methods of reading images consecrated by art history, which have also
been used by archaeologists and anthropologists, aiming the readability of these
objects. We highlighted among these methods of reading the formal and the
iconographic, because they allow, in terms, the legibility of objects endowed with
artistic interest. Even though these non-Western objects, sometimes archaeological or
ethnological, are eventually considered artistic, the third moment of the research was
dedicated to identifying how they have been inserted in the history of art, including by
artists who mediated their reception since modernism, as is the case of Vicente do
Rego Monteiro, Theodoro Braga, Carlos Hadler and Manoel Pastana. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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