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dc.contributor.advisorCastro, Vera Marisa Pugliese de-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Camila Maria de-
dc.date.accessioned2022-04-12T21:33:27Z-
dc.date.available2022-04-12T21:33:27Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.date.submitted2021-10-15-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Camila Maria de. A cerâmica ameríndia na historiografia da arte brasileira: entre o acervo Pe. João Alfredo Rohr e o Modernismo. 2021. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43413-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs peças de cerâmica ameríndia, comumente compreendidas como tapajônicas e marajoaras, são objetos de estudo para acadêmicos e artistas, sendo inseridas de diferentes modos no âmbito da história da arte. No entanto, tais objetos se encontram domiciliados em alguns campos de conhecimento, sobretudo a arqueologia e a antropologia, cada um com seus interesses, métodos e abordagens. Esta dissertação parte do estranhamento sobre seis possíveis apliques cerâmicos tapajônicos que integram a coleção arqueológica do Padre João Alfredo Rohr, em Brasília. Em um primeiro momento, a pesquisa se dedicou a identificar, dentro do possível, o percurso dessas peças até sua chegada a Brasília, o que revelou algumas dissonâncias acerca de sua pertinência nessa coleção e mesmo em alguns estudos basilares relacionados ao seu tombamento como patrimônio nacional. Em um segundo momento, pesquisamos métodos de leitura de imagens consagrados pela história da arte, que também têm sido utilizados por arqueólogos e antropólogos, objetivando a legibilidade desses objetos. Destacamos dentre esses métodos de leitura o formal e o iconográfico, por possibilitarem, em termos, a legibilidade de objetos dotados de interesse artístico. Mesmo que esses objetos não-ocidentais, ora arqueológicos ora etnológicos sejam eventualmente considerados artísticos, o terceiro momento da pesquisa dedicou-se a identificar como eles têm sido inseridos na história da arte, inclusive por artistas que mediaram sua recepção desde o modernismo, como é o caso de Vicente do Rego Monteiro, Theodoro Braga, Carlos Hadler e Manoel Pastana.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA cerâmica ameríndia na historiografia da arte brasileira : entre o acervo Pe. João Alfredo Rohr e o Modernismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte ameríndiapt_BR
dc.subject.keywordCerâmica tapajônicapt_BR
dc.subject.keywordModernismopt_BR
dc.subject.keywordDesign modernistapt_BR
dc.description.abstract1Amerindian ceramic pieces, commonly known as “tapajônicas” and “marajoaras” in Brazil, are objects of study for academics and artists, being inserted in different ways in the field of art history. However, these objects are domiciled in some fields of knowledge, especially archaeology and anthropology, each with their own interests, methods and approaches. This thesis is based on the strangeness involving six possible ceramic appliques that are part of the archaeological collection of Father João Alfredo Rohr, in Brasilia. At first, the research was dedicated to identifying, as far as possible, the route of these pieces until their arrival in Brasilia, which revealed some dissonances about their pertinence in this collection and even in some basic studies related to the fact that they were listed as a national heritage. In a second moment, we researched methods of reading images consecrated by art history, which have also been used by archaeologists and anthropologists, aiming the readability of these objects. We highlighted among these methods of reading the formal and the iconographic, because they allow, in terms, the legibility of objects endowed with artistic interest. Even though these non-Western objects, sometimes archaeological or ethnological, are eventually considered artistic, the third moment of the research was dedicated to identifying how they have been inserted in the history of art, including by artists who mediated their reception since modernism, as is the case of Vicente do Rego Monteiro, Theodoro Braga, Carlos Hadler and Manoel Pastana.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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