Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.author | Silva, Francisca Bonfim de Matos Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T21:24:03Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T21:24:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisca Bonfim de Matos Rodrigues. A configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA. 2022. 222 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43412 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de doutorado analisou a configuração subjetiva da relação profissional dos
integrantes da EEAA-Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem. Trata-se de um
serviço multiprofissional, integrado por psicólogos e pedagogos da Secretaria de Estado de
Educação do DF, que desenvolvem ações interventivas numa perspectiva de atuação
preventiva, visando colaborar com a redução das queixas de escolarização e das dificuldades
de aprendizagem. Embora se considere importante o enfoque de algumas pesquisas sobre as
condições objetivas do trabalho da EEAA, tal como a necessidade de melhoria na
operacionalização e no aprofundamento teórico-metodológico, este tese segue investigando
em outra perspectiva para dar visibilidade à subjetividade do pedagogo e à do psicólogo na
condição de pessoas que têm sua atuação atravessada por sentimentos, emocionalidades,
desejos e histórias de vida, reverberando, de alguma forma, na maneira como se expressam
na relações estabelecidas e como desempenham suas ações no contexto escolar. A proposta
teórica desta pesquisa está ancorada na Teoria da Subjetividade, na perspectiva culturalhistórica, desenvolvida por González Rey e colaboradores, e na metodologia construtivointerpretativa, cujos pressupostos se sustentam na Epistemologia Qualitativa. O valor
heurístico da Teoria da Subjetividade como um referencial teórico orientador desse trabalho
justifica-se por compreender: (a) a complexidade do contexto em que se realiza a atuação da
equipe; (b) a escola como um espaço favorecedor do desenvolvimento humano; e (c) que é a
partir dos sentidos subjetivos produzidos nas relações que os sujeitos se constituem e são
constituídos. A partir dessa proposta teórico-epistemológica, entende-se que a subjetividade
produzida na relação entre os integrantes da equipe pode constituir-se em fontes
mobilizadoras de sua atuação, provocando mudanças, ou não, no cotidiano da escola. A
expressão da subjetividade é um processo dialógico, tensionado pelo outro, na interlocução
com outras pessoas, contextos e tempos, repercutindo nas possibilidades relacionais que serão sempre fluidas e dinâmicas por envolverem subjetividades. Foi evidenciado o modo como o
social participa da relação e, ao mesmo tempo, como o individual pode encontrar na
subjetividade social um espaço de manutenção ou resistência. Dentro desta perspectiva
dinâmica, as expressões subjetivas individuais podem se „diluir‟ ou „ressoar‟ na subjetividade
social da escola, bem como o contrário também é verdadeiro, quando se percebe a presença
de expressões subjetivas sociais nas produções subjetivas individuais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equipes de apoio à aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This doctoral research analyzed how the professional relationship between the psychologist
and the pedagogue of the EEAA- Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem was
configured subjectively. The EEAA is a multi-professional service of the Department of
Education of the DF develops actions from a perspective of interventional and preventive
action, aiming to reduce the emergence and reduction of complaints about schooling and
learning problems. Although the focus of some researches on the objective conditions of
work is considered important, such as the need for improvement in the operationalization and
theoretical-methodological deepening of the EEAA, this work continues investigating from
another perspective to give visibility to the subjectivity of the pedagogue and the
psychologist in condition of people who have their performance crossed by feelings,
emotionalities, desires and life stories that, somehow, reverberate in the way they express
themselves in the relationship they establish with each other and how they perform their
actions in the school context. The theoretical proposal of this research is anchored in the
Theory of Subjectivity, in the cultural-historical perspective, developed by González Rey and
collaborators, and in the constructive-interpretative methodology, whose assumptions are
supported by Qualitative Epistemology. Based on this theoretical-epistemological proposal, it
is understood that the subjectivity produced in the relationship between the team members
can constitute mobilizing sources of their performance and provoke changes, or not, in the
daily life of the school. The heuristic value of TS as a guiding theoretical framework is
justified by considering: (a) the complexity of the context in which the team works; (b)
consider the school as a favorable space for human development; and (c) that it is from the
subjective meanings produced in the relationships that the subjects are constituted and are
constituted human development; and (c) that it is from the subjective meanings produced in
the relationships that the subjects are constituted and are constituted. Based on this theoretical-epistemological proposal, it is understood that the subjectivity produced in the
relationship between team members can constitute mobilizing sources for their performance,
causing changes, or not, in the daily life of the school. The expression of subjectivity is a
dialogic process, tensioned by the other, in the dialogue with other people, contexts and
times, reverberating in relational possibilities that will always be fluid and dynamic because
they involve subjectivities. The way in which the social participates in the relationship and, at
the same time, how the individual can find a space for maintenance or resistance in social
subjectivity was highlighted. Within this dynamic perspective, individual subjective
expressions can 'dilute' or 'resonate' in the school's social subjectivity, and the opposite is also
true, when the presence of social subjective expressions is perceived in individual subjective
productions. | pt_BR |
dc.contributor.email | franciscapsicologadf@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|