Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43407
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LaydianeJalesdaSilva.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillar, José Luiz-
dc.contributor.authorSilva, Laydiane Jales da-
dc.date.accessioned2022-04-12T20:46:52Z-
dc.date.available2022-04-12T20:46:52Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.date.submitted2021-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, Laydiane Jales da. Impacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasília. 2021. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43407-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa versa acerca da Iniciação Científica (IC) na Universidade de Brasília (UnB), apresentam-se: os conceitos; o histórico da IC no Brasil e na UnB; a sua importância para os alunos de graduação; discorrendo sobre as normas e diretrizes e sobre as modificações e estatísticas ocorridas ao longo dos anos e como desenvolveu-se a IC na UnB durante a pandemia da Covid-19. Por meio da experiência da Iniciação Científica o(a) discente pode dar os primeiros passos na pesquisa acadêmica. Tal trajetória pode ocorrer desde a Educação Básica, mas o incentivo maior é dado na Graduação, passo anterior à Pós-graduação onde os alunos já vislumbram entrar no Mestrado e Doutorado. Com a Iniciação Científica o aluno tem contato direto com a pesquisa de acordo com o seu plano de trabalho e o projeto do orientador. A pesquisa pode se dar com atividades em laboratório, em escolas, hospitais, ou por meio de pesquisas presenciais. Em 2020, a Pandemia da Covid-19 veio à tona e no Distrito Federal as atividades de educação presencial foram suspensas a partir de março. Os estudos e práticas em laboratórios foram suspensos em vários momentos, nos hospitais foram reduzidos e as pesquisas in loco nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto particulares como públicas, foram suspensas juntamente com as aulas presenciais, mas em época de pandemia da Covid-19 como ficam as pesquisas de Iniciação Científica? Este fato motiva a questão de pesquisa deste trabalho: “Qual o impacto da Covid-19 sobre os projetos de Iniciação Científica na Universidade de Brasília durante o período de distanciamento social?” Durante a pesquisa foram analisados os bancos de dados com informações sobre as dificuldades relatadas pelos alunos durante a pandemia da Covid-19 e os pedidos de alteração dos planos de trabalho que estavam sendo executados no âmbito dos editais 2019/2020 e 2020/2021, no Programa de Iniciação científica da UnB (ProIC). Essas pesquisas foram impactadas desde o fechamento dos laboratórios, das escolas e das empresas, impossibilitando a continuidade de muitos projetos e gerando a necessidade de alteração de muitas investigações para o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas. Levantou-se as quantidades de cancelamento solicitados entre os anos 2017 e 2021, separados por edital, onde verificamos um aumento de 4,3 vezes nas solicitações de cancelamento no período abordado. Por fim, apresentamos a sugestão de um chat para atendimento dos usuários do ProIC, para ser usado remotamente, como produto técnico necessário para finalizar a pesquisa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImpacto da pandemia da Covid-19 nos processos de iniciação científica na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIniciação científicapt_BR
dc.subject.keywordPesquisa científicapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19-
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research is about Scientific Initiation (CI) at the University of Brasília (UnB), it presents the concepts, the history of CI in Brazil and at UnB, its importance for undergraduate students, discussing the norms and guidelines and on the changes and statistics that have occurred over the years, and how HF developed at UnB during the Covid-19 Pandemic. Through the experience of Scientific Initiation, the student can take the first steps in academic research. Such a trajectory can take place from Basic Education, but the greatest incentive is given to Graduation, which is the step prior to Graduate Studies, and students already envision entering Master's and Doctor's degrees soon after. With Scientific Initiation, the student has direct contact with research according to their work plan and the advisor's project. Research can take place in the laboratory, in schools, hospitals or through face-to-face research. In 2020, the Covid-19 Pandemic came to the fore and in the Federal District, face-to-face education activities were suspended as of March. Studies and practices in laboratories were suspended at various times, in hospitals were reduced and on-site research in elementary and secondary schools, both private and public, was suspended along with the in-person classes. But, at a time of the Covid-19 pandemic, Impact of the Covid-19 pandemic on the Scientific Initiation processes at the University of Brasília? During the research, the databases with information on the difficulties reported by students during the COVID -19 pandemic and the requests to change the work plans that were being carried out under the 2019/2020 and e 2020/2021 public notices, in the Scientific Initiation Program were analyzed during the research. of UnB (ProIC). These researches have been impacted since the closing of laboratories, schools and companies, making it impossible to continue many projects and generating the need to change many investigations for the development of bibliographic research. The amounts of cancellation requested between 2017 and 2021 were raised, separated by public notice, we verified a 4,3-fold increase in cancellation requests in the period covered. Finally, we present the suggestion of a chat to assist ProIC users, to be used remotely, as a technical product needed to complete the survey.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.