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Título: Comprometimento organizacional e teletrabalho : estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Arcanjo, João Lucas de Moraes
Orientador(es): Pantoja, Maria Júlia
Assunto: Teletrabalho
Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
Administração pública
Data de publicação: 12-Abr-2022
Referência: ARCANJO, João Lucas de Moraes. Comprometimento organizacional e teletrabalho: estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. 2021. 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar as relações entre a variável antecedente comportamentos diante do teletrabalho compulsório e a variável critério comprometimento organizacional, englobando três dimensões: normativa, de continuação e afetiva. A amostra foi composta por 390 servidores TAE, de uma instituição pública de ensino superior, que exerciam suas atividades laborais na modalidade remota. Para tanto, a estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, com corte transversal, em uma abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário eletrônico, com uso da plataforma Google Forms. Os resultados evidenciaram que o comprometimento afetivo foi a dimensão percebida com mais intensidade entre os servidores da amostra estudada, porém quando segmentada, considerando variáveis individuais (escolaridade do cargo e faixa etária); características da tarefa (rotineiras ou diversificadas); e variáveis de contexto (campi e unidade de lotação) foram verificadas diferenças significativas tanto nos comportamentos diante do teletrabalho compulsório, quanto nos níveis de comprometimento. Para investigar as relações entre a variável antecedente e a variável critério Comprometimento Organizacional foram realizadas análises de regressão múltipla do tipo stepwise. Os resultados apontaram que os comportamentos diante do teletrabalho da amostra de servidores da carreira TAE contribuíram com mais de 8% da variância explicada da variável critério comprometimento organizacional afetivo. Estudos futuros que visem associar o teletrabalho aos níveis de comprometimento organizacional, devem considerar as peculiaridades das carreiras e dos órgãos que compõem a Administração Pública, além do macroambiente em que está sendo conduzido o estudo.
Abstract: His work had as general objective to analyze the relations between the variable antecedent behaviors before the compulsory telework and the variable criterion organizational commitment, encompassing three dimensions: normative, continuation and affective. The sample consisted of 390 TAE servers, from a public institution of higher education, who exercised their work activities in the remote mode. To this end, the research strategy adopted was the case study, with a cross-section, in a quantitative approach. Data collection was performed using an electronic questionnaire, using the Google Forms platform. The results showed that the affective commitment was the dimension most perceived among the employees of the studied sample, but when segmented, considering individual variables (education level and age group); task characteristics (routine or diversified); and context variables (campuses and stocking units), significant differences were found both in behaviors regarding compulsory teleworking and in levels of commitment. To investigate the relationship between the antecedent variable and the Organizational Commitment criterion variable, multiple regression analyzes were performed. The results showed that the behaviors regarding teleworking in the sample of TAE career employees contributed with more than 8% of the explained variance of the affective organizational commitment criterion variable. Future studies that aim to associate teleworking with the levels of organizational commitment, should consider the peculiarities of the careers and bodies that make up Public Administration, in addition to the macroenvironment in which the study is being conducted.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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