Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43383
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MayaraSoaresdeMelo.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Roberto Ribeiro da-
dc.contributor.authorMelo, Mayara Soares de-
dc.date.accessioned2022-04-12T16:53:47Z-
dc.date.available2022-04-12T16:53:47Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.date.submitted2022-01-21-
dc.identifier.citationMELO, Mayara Soares de. Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado: sentidos contraditórios e fragmentação. 2022. 232 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43383-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNa educação brasileira, ao longo da história, foi instituída uma dualidade estrutural entre a formação básica, especialmente entendida como meio de preparação para o ensino superior, e a formação profissional, que historicamente se restringiu ao mero adestramento dos jovens em técnicas produtivas. O Ensino Médio Integrado surge em contraposição a essa realidade, tendo como foco a formação integral dos sujeitos a partir das dimensões trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Porém, apesar de os documentos orientadores da proposta enfatizarem a necessidade de superação da dicotomia, ela ainda se faz bastante frequente nos cursos de Ensino Médio Integrado. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os motivos que contribuem para a não efetiva integração entre educação científica e educação profissional em cursos de Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram utilizados como procedimento de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com professores das chamadas Ciências da Natureza e com aqueles que atuam especificamente nas disciplinas da formação técnica em Institutos Federais situados em diferentes regiões do país, e os planos de ensino dos respectivos componentes curriculares por eles ministrados. Os dados obtidos nas entrevistas de dez professores foram analisados à luz da Teoria Fundamentada de Dados, e a análise dos planejamentos de ensino foi feita a partir da Teoria da Atividade. Como resultados, identificou-se um desconhecimento por parte dos docentes quanto ao significado do Ensino Médio Integrado e às dimensões trabalho, ciência e tecnologia. Em relação à palavra integrado, são assumidos sentidos contraditórios que vão desde a ideia de somatório à inter-relação entre conhecimentos, além de manterem o mito do dualismo entre formação para o mundo do trabalho e para continuidade nos estudos. O trabalho é entendido em uma perspectiva reducionista, assumido como emprego. Em relação à ciência e à tecnologia, foram identificados olhares que promovem o distanciamento entre os saberes técnicos e os saberes relativos às ciências da natureza, atribuído às disciplinas de formação básica a responsabilidade de ensinar conhecimentos científicos, e às de formação técnica, o propósito de aplicá-los. Considerando a análise dos planos de ensino, observou-se que não há definição de objetivos claros, sendo eles ora bastante amplos, impossibilitando o reconhecimento das ações e dos conhecimentos necessários a serem apropriados para alcançá-los, ora não muito claros, se referindo à atividade do docente e não ao que se espera dos estudantes. Considerando a análise realizada, no âmbito dos cursos de formação inicial e continuada de professores, defendemos a necessidade de reconhecimento do Ensino Médio Integrado e de serem viabilizados espaços de formação permanente para o corpo docente, de modo a fomentar estudos sobre a proposta, a compreensão do seu significado, a promover diálogos sobre possibilidades de integração e a repensá-lo considerando a realidade da comunidade. Sugerimos ainda uma proposta alternativa de planejamento a ser realizada de maneira dialógica entre os docentes, de modo a possibilitar uma construção coletiva de objetivos de ensino e favorecer a integração.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConcepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnsino médio integradopt_BR
dc.subject.keywordPolitecniapt_BR
dc.subject.keywordInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológica - nível médiopt_BR
dc.description.abstract1In Brazilian education, throughout history, a structural duality has been established between basic education, understood as a means of preparation for higher education, and professional training, which has historically been restricted to the mere training of young people in productive techniques. Ensino Médio Integrado appears in opposition to this reality, focusing on the integral education of students based on the dimensions of work, science, technology, and culture. However, despite the proposal's guiding documents emphasize the need to overcome the dichotomy, it is still quite frequent in courses. This research aimed to analyze the reasons that contribute to the non-effective integration between scientific education and professional education in Ensino Médio Integrado. For this purpose, the following data collection procedure was used: semi-structured interviews with professors from the Sciences of Nature and with those who work specifically in the subjects of technical training in Institutos Federais located in different regions of the country, and the teaching plans of the respective curricular components ministered by them. The data obtained from interviews with ten professors were analyzed in the light of the Grounded Theory, and the analysis of teaching plans was conducted using the Activity Theory. The results identified a lack of knowledge on the part of teachers regarding the meaning of Ensino Médio Integrado and the dimensions of work, science, and technology. Teachers took on contradictory meanings for the word integrated, ranging from the idea of summation to the interrelationship between knowledge, in addition to maintaining the myth of dualism between training for the world of work and the continuation of studies. Work is understood from a reductionist perspective, assumed as employment. Understandings were identified in relation to science and technology that promote the distance between technical knowledge and knowledge related to natural sciences, with basic education subjects being responsible for teaching scientific knowledge, and those of technical training, the purpose of applying them. It was observed from the analysis of the teaching plans that there is no definition of clear objectives, which are sometimes quite broad, making it impossible to recognize the actions and knowledge necessary to be appropriate to achieve them, sometimes not noticeably clear, referring to the activity. of the teacher and not what is expected of students. Considering the analysis conducted, we defend the need for recognition of Ensino Médio Integrado and to provide permanent training spaces for the faculty, to promote studies on the proposal, the understanding of its meaning, to promote dialogues about possibilities of integration and to rethink it considering the reality of the community. We also suggest an alternative planning proposal to be conducted in a dialogic way between teachers, to enable a collective construction of teaching objectives, favoring integration.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.