Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Melo, Mayara Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T16:53:47Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T16:53:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Mayara Soares de. Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado: sentidos contraditórios e fragmentação. 2022. 232 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43383 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na educação brasileira, ao longo da história, foi instituída uma dualidade estrutural entre a
formação básica, especialmente entendida como meio de preparação para o ensino superior, e
a formação profissional, que historicamente se restringiu ao mero adestramento dos jovens em
técnicas produtivas. O Ensino Médio Integrado surge em contraposição a essa realidade, tendo
como foco a formação integral dos sujeitos a partir das dimensões trabalho, ciência, tecnologia
e cultura. Porém, apesar de os documentos orientadores da proposta enfatizarem a necessidade
de superação da dicotomia, ela ainda se faz bastante frequente nos cursos de Ensino Médio
Integrado. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os motivos que
contribuem para a não efetiva integração entre educação científica e educação profissional em
cursos de Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram utilizados como procedimento de coleta de
dados: entrevistas semiestruturadas com professores das chamadas Ciências da Natureza e
com aqueles que atuam especificamente nas disciplinas da formação técnica em Institutos
Federais situados em diferentes regiões do país, e os planos de ensino dos respectivos
componentes curriculares por eles ministrados. Os dados obtidos nas entrevistas de dez
professores foram analisados à luz da Teoria Fundamentada de Dados, e a análise dos
planejamentos de ensino foi feita a partir da Teoria da Atividade. Como resultados, identificou-se
um desconhecimento por parte dos docentes quanto ao significado do Ensino Médio Integrado e
às dimensões trabalho, ciência e tecnologia. Em relação à palavra integrado, são assumidos
sentidos contraditórios que vão desde a ideia de somatório à inter-relação entre conhecimentos,
além de manterem o mito do dualismo entre formação para o mundo do trabalho e para
continuidade nos estudos. O trabalho é entendido em uma perspectiva reducionista, assumido
como emprego. Em relação à ciência e à tecnologia, foram identificados olhares que promovem
o distanciamento entre os saberes técnicos e os saberes relativos às ciências da natureza,
atribuído às disciplinas de formação básica a responsabilidade de ensinar conhecimentos
científicos, e às de formação técnica, o propósito de aplicá-los. Considerando a análise dos
planos de ensino, observou-se que não há definição de objetivos claros, sendo eles ora bastante
amplos, impossibilitando o reconhecimento das ações e dos conhecimentos necessários a serem
apropriados para alcançá-los, ora não muito claros, se referindo à atividade do docente e não ao
que se espera dos estudantes. Considerando a análise realizada, no âmbito dos cursos de
formação inicial e continuada de professores, defendemos a necessidade de reconhecimento do
Ensino Médio Integrado e de serem viabilizados espaços de formação permanente para o corpo
docente, de modo a fomentar estudos sobre a proposta, a compreensão do seu significado, a
promover diálogos sobre possibilidades de integração e a repensá-lo considerando a realidade
da comunidade. Sugerimos ainda uma proposta alternativa de planejamento a ser realizada de
maneira dialógica entre os docentes, de modo a possibilitar uma construção coletiva de objetivos
de ensino e favorecer a integração. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Politecnia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica - nível médio | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Brazilian education, throughout history, a structural duality has been established between basic
education, understood as a means of preparation for higher education, and professional training,
which has historically been restricted to the mere training of young people in productive
techniques. Ensino Médio Integrado appears in opposition to this reality, focusing on the integral
education of students based on the dimensions of work, science, technology, and culture.
However, despite the proposal's guiding documents emphasize the need to overcome the
dichotomy, it is still quite frequent in courses. This research aimed to analyze the reasons that
contribute to the non-effective integration between scientific education and professional education
in Ensino Médio Integrado. For this purpose, the following data collection procedure was used:
semi-structured interviews with professors from the Sciences of Nature and with those who work
specifically in the subjects of technical training in Institutos Federais located in different regions
of the country, and the teaching plans of the respective curricular components ministered by them.
The data obtained from interviews with ten professors were analyzed in the light of the Grounded
Theory, and the analysis of teaching plans was conducted using the Activity Theory. The results
identified a lack of knowledge on the part of teachers regarding the meaning of Ensino Médio
Integrado and the dimensions of work, science, and technology. Teachers took on contradictory
meanings for the word integrated, ranging from the idea of summation to the interrelationship
between knowledge, in addition to maintaining the myth of dualism between training for the world
of work and the continuation of studies. Work is understood from a reductionist perspective,
assumed as employment. Understandings were identified in relation to science and technology
that promote the distance between technical knowledge and knowledge related to natural
sciences, with basic education subjects being responsible for teaching scientific knowledge, and
those of technical training, the purpose of applying them. It was observed from the analysis of the
teaching plans that there is no definition of clear objectives, which are sometimes quite broad,
making it impossible to recognize the actions and knowledge necessary to be appropriate to
achieve them, sometimes not noticeably clear, referring to the activity. of the teacher and not what
is expected of students. Considering the analysis conducted, we defend the need for recognition
of Ensino Médio Integrado and to provide permanent training spaces for the faculty, to promote
studies on the proposal, the understanding of its meaning, to promote dialogues about
possibilities of integration and to rethink it considering the reality of the community. We also
suggest an alternative planning proposal to be conducted in a dialogic way between teachers, to
enable a collective construction of teaching objectives, favoring integration. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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