Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/43332
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EmerMerariRodrigues.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Danglei de Castro-
dc.contributor.authorRodrigues, Emer Merari-
dc.date.accessioned2022-04-04T22:09:40Z-
dc.date.available2022-04-04T22:09:40Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.date.submitted2021-12-10-
dc.identifier.citationRodrigues, Emer Merari. Interartes em Ariano Suassuna: veredas da leitura literária. 2021. 226 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43332-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo traz a reflexão sobre como a Literatura e o Cinema podem inserir proficiência na leitura literária por meio das características interartísticas dos mesmos. Para isso, a pesquisa utiliza-se da comparabilidade em O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, em suas versões para o Cinema. Visando investigar de que forma é feita a construção de diálogos mais icônicos com a pressuposição teórica que os respaldam e os conduz automaticamente para a intermodalidade midiática. Dessa forma, busca-se aprofundar, por meio de Pedro Dinis Quaderna, alter ego mito-poético de Ariano Suassuna, o efeito da reversibilidade entre temas universais e regionais, provocado pela essência metaliterária de transposição entre obras literárias e outras expressões artísticas, como o Cinema. A temática interartística, proposta entre Cinema e Literatura, investiga de que forma esse personagem de Ariano Suassuna pode inserir proficiência literária na reconstrução do ensino - aprendizagem por meio das imagens. Os recursos para essa (re)leitura buscaram averiguar se a linguagem possui outras vias midiáticas que possam aperfeiçoar as técnicas de leitura para dirimir a falta de perspectivas e de estímulo na utilização do texto como objeto dele mesmo. Esta pesquisa trata da Literatura na contemporaneidade e se respalda teoricamente nos estudos de, entre outros, Vassallo (1993), Bakhtin (1988, 1997, 2003), Candido (et al., 1976, 1980, 1989, 1997) e as contribuições do fazer literário de Genette (1986, 2009).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInterartes em Ariano Suassuna : veredas da leitura literáriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCinema e literaturapt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordSuassuna, Ariano, 1927 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study discusses how Literature and Cinema can insert proficiency in literary reading by using their interartistic characteristics. To this subject, the investigation is about searching for comparability in O Auto da Compadecida and A Pedra do Reino, by Ariano Suassuna, and their cinematographic versions, with the purpose of investigating in which manner the construction of more iconic dialogues is made with the theoretical premise that supports them and automatically leads them to media intermodality. In this context, we seek to deepen through Pedro Dinis Quaderna, Ariano Suassuna's mytho -poetic alter ego, the effect of reversibility between universal and regional themes produced by the metaliterary essence of transposition between literary works and other artistic expressions, such as Cinema. The subject of the interactions between Cinema and Literature investigates how Ariano Suassuna’s character can insert literary proficiency in the reconstruction of teaching-learning through images. The resources for this (re)reading sought to identify whether the language has other media pathways that can improve the reading techniques by mitigating the absence of perspectives and encouragement in the use of the text as its own object. This research concerns Literature in contemporaneity and it is supported by the theoretical referential studies of, among others, Vassallo (1993), Bakhtin (1988, 1997, 2003), Candido (et al., 1976, 1980, 1989, 1997) and the declarations of Genette (1986, 2009) on literary making.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.