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2021_FláviaTalaveradeAzeredo.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorAzeredo, Flávia Talavera de-
dc.date.accessioned2022-04-04T18:45:23Z-
dc.date.available2022-04-04T18:45:23Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.date.submitted2021-11-30-
dc.identifier.citationAZEREDO, Flávia Talavera de. Unificação da escolha dos livros didáticos no Programa Nacional do Livro e do Material Didático: percepção docente. 2021.110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43306-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Nacional do Livro e do Material Didático -PNLD é uma importante política pública que distribui livros e materiais didáticos para os estudantes e professores das escolas públicas brasileiras. O processo de seleção dos livros ocorre de forma democrática e é realizado pelo corpo docente de cada escola participante do Programa para que os professores possam trabalhar com material pertinente ao projeto pedagógico da escola. A edição do Decreto nº 9.099, de 18/07/17, possibilitou que as secretarias de educação, responsáveis pelas redes de ensino municipais, estaduais e distrital decidam sobre a unificação ou não dos materiais do Programa que são distribuídos nas escolas de sua rede. Nesse sentido, caracterizamos a investigação como estudo de caso que teve como objetivo conhecer a avaliação dos prof essores de escolas públicas brasileiras sobre a unif icação dos materiais do PNLD no âmbito de suas redes de ensino. Para isso se recorreu a uma investigação com enf oque qualiquantitativo, com pesquisa em ref erências bibliográf icas, utilização de questionário como instrumento de geração de dados aplicados a uma larga amostra de professores brasileiros. Entre seus achados pode-se mencionar, com base na percepção dos participantes, alguns ganhos proporcionados pela unificação, embora se evidenciem alguns problemas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUnificação da escolha dos livros didáticos no Programa Nacional do Livro e do Material Didático : percepção docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticos - avaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordGestão democráticapt_BR
dc.subject.keywordAutonomia docentept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The National Book and Teaching Material Program -(PNLD) is an important public policy that distributes textbooks and teaching materials to Brazilian public school students and teachers. The book selection process takes place in a democratic manner and is carried out by the f aculty of each school participating in the Program so that teachers can work with material relevant to the school's pedagogical project. The enactment of Decree No. 9,099, of 07/18/17, made it possible f or the education secretariats responsible f or municipal, state and district education networks to decide on the unif ication or not of the Program materials that are distributed in their network's schools. In this sense, we characterize the investigation as a case study that aimed to understand the assessment of Brazilian public school teachers on the unif ication of PNLD materials within their educational networks. For this, an investigation with a qualitative and quantitative approach was used, with research in bibliographic ref erences, using a questionnaire as an instrument for generating data applied to a large sample of Brazilian teachers. Among its f indings, based on the participants' perception, some gains provided by the unif ication can be mentioned, although some problems are evident.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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