Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Veiga, Ilma Passos Alencastro | - |
dc.contributor.author | Sousa, José Vieira de | - |
dc.contributor.author | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Resende, Lúcia Maria Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:38:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T15:38:42Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-03 | - |
dc.identifier.citation | VEIGA, Ilma Passos Alencastro et al. A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 5-22, 2012. DOI: 10.26512/lc.v7i12.2883. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43295 | - |
dc.description.abstract | O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica | pt_BR |
dc.title.alternative | Formation of education professionals in the context of pedagogic innovations | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação pedagógica | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|